Linhas de Belém Com Final 0

 Por Equipe Parabuss

Dentre as inúmeras linhas de ônibus pelo sistema gerido pela SeMOB existe vinte e sete linhas que terminam com o numeral zero, a efeito de curiosidade vamos conhecer um pouco mais delas nos próximos parágrafos.

200 - Estação Marex-Bengui

Linha que começou a ser operada pela extinta Viação Perpetuo Socorro (AK) em meados dos anos 90, servia como linha alimentadora da antiga Estação Marex, com a criação da Tropical Transportes em 2011 a 200 acabou por ser fundida com a linha 640-Marex/Centro e foi finalizada.
230-Pedreira/Felipe Patroni
Rota anteriormente operada pela extinta Transbcampos (AB) até que sua coligada Vialuz (BT) começou a substitui-la gradualmente a partir do ano de 2010, em 2020 a Nova Marambaia passa a ser a nova gerenciadora da 230, de lá para cá a linha vem passando por altos e baixos, e recentemente teve sua rota alterada.
240-Aero Club/Presidente Vargas
Diferente das demais linhas citadas nesta matéria, esta aqui nem chegou a operar, apesar de ter sido emitida uma Ordem de Serviço e em algumas paradas da cidade de Belém estar estampado o código e nome da linha, a extinta Vip Premium (CJ) preferiu alugar os ônibus para a Barata Transportes (BN), a 240 seria a reativação da antiga 526 que possuía o mesmo nome e era operada pela extinta Transportes Aero Club (AH).
310-UFPa/Presidente Vargas
Este trajeto sempre foi gerido pela Viação Guajará (AI) desde de os anos 80, no passado foi operado com ônibus de 15 Ton, atualmente apenas micro-ônibus circulam pela 310, a linha vem passando por um processo de redução de frota, diariamente circula com dois ou três carros de acordo com a demanda.
320-UFPa/Tamoios
Anteriormente conhecida apenas como TAMOIOS em referência a rua localizada no bairro do Jurunas, a 320 no começo era dividida entre a extinta Viação Icoaraciense (AR) e a atual operadora Transurb (AE), no passado já foi uma das linhas carro-chefe desta ultima, atualmente é uma rota mais secundária da empresa de Andrea Gomes, circula com três a quatro veículos, liga a Universidade Federal ao Mercado do Ver-o-Peso via Avenida João Paulo II.
440-Castanheira/Presidente Vargas
A primeira bandeira da 440 foi UTINGA/PRESIDENTE VARGAS e foi administrada pela extinta Rápido Dom Manoel (AG) entre o começo dos anos 90 até 2010 quando foi sendo substituída aos poucos pela extinta Via Urbana (CM), infelizmente em 2014 a SeMOB através da Operação Corujão cassou a licença da Via Urbana e a linha acabou sendo extinta, em seu auge chegou a operar com vinte e um ônibus, no fim apenas dois carros percorriam essa rota.
550-Telegrafo
Este itinerário esteve a cargo da Transpará (AN) desde de meados dos Anos 80 até 2008 quando a mesma acabou e repassou sua única linha para a Belém Rio Transportes (BD) que a operou até 2021 quando extinguiu a 550, a historia completa você confere nesta matéria.
600-Aeroporto/Centro via Presidente Vargas
Primeiro projeto de linha turística, esta rota ligava o Aeroporto Internacional de Belém até a Avenida Presidente Vargas passando por diversos hotéis e pontos turísticos e de interesse da cidade, era operada pela extinta VIP Transportes (CE) mas com a cassação desta em 2014 a linha acabou desativada, a 600 retornou em Outubro do mesmo ano por ocasião do Círio de Nazaré, a mesma ganhou a identificação PARQUE SHOPPING/CENTRO HISTÓRICO VIA BOULEVARD SHOPPING e assim como sua antecessora tinha o proposito de ser uma linha de cunho turístico, na ocasião foram utilizados micros que já eram empregados na linha 912-Castanheira/Pátio Belém, todavia logo após o período da quadra nazarena a 600 acabou sendo desativada de vez.
620-Cordeiro de Farias/Castanheira
No ano de 2020 as cooperativas de transporte complementar acabaram sendo legalizadas pela gestão do então prefeito Zenaldo Coutinho, a estreante CTC (CCM) acabou adquirindo seis Mascarello GranMicro S3 - Volkswagen 9.160 OD Euro V 0 Km e tão logo os regularizou escalou os seis micros para a linha 620, em 2021 quatro carros foram deslocados para a linha 877-Águas Negras/São Brás, entretanto em Junho de 2022 os GranMicro acabaram sendo devolvidos por falta de pagamento e a 620 acabou extinta, sendo que a linha 669 acabou cobrindo totalmente sua rota.
640-Estação Marex/Centro
Criada em 2004, a linha 640 deriva da antiga 639-Marex/CDP, foi a primeira linha com embarque dianteiro de Belém, a extinta Viação Perpetuo Socorro investia constantemente na renovação de frota do Marex/Centro, em 2011 com a fusão da 200 passa a ter fim de linha na Estrada da Yamada (atual Avenida Bruno Sechi) no bairro do Bengui, sentindo-se ameaçada a Transportes Nova Marambaia (AT) interviu junto a então CTBel para ter o direito a vagas na 640 e assim foi feito, ainda no mesmo ano a Tropical Transportes assume o Marex/Centro com os funcionários e veículos da Perpetuo Socorro por fim em Março de 2013 a Tropical acaba e leva junto a 640, a Nova Marambaia segue operando na linha porém com o código 642.
730-Conjunto Maguari/Castanheira
Juntamente com a CTC diversas outras cooperativas de Transporte Alternativo passaram para a atividade regular através de uma espécie de permissão, a Mag-Tur (CCK) foi uma dessas cooperativas, a sua principal linha ganhou o código 730.
750-Sideral/Castanheira
Esta pequena linha se iniciou em meados de 2006 com a extinta Belém Lisboa (AC) que tentava frear o avanço do transporte clandestino que já operava essa rota, em algum ponto do ano de 2008 a divisão de Belém da Autoviária Paraense (AV) assume esse itinerário até que no ano seguinte a empresa se retira da rota e o alternativo volta a operar com exclusividade, em 2014 a extinta Vianorte (CF) começa a operar a 750 até a sua cassação em Setembro do mesmo ano.
760-Conjunto Maguari/Iguatemi (Executivo) 
No ano de 1998 diversas linhas executivas começaram a ser implementadas em Belém, eram operadas com micro-ônibus, seja o Caio Carolina ou o Marcopolo Sênior GV, o Conjunto Maguari ganhou uma rota até o Shopping Iguatemi que foi operada pela extinta Autoviária Bragantina (AZ), em algum momento de 2004 ou 2005 a empresa deixou de atuar na 760, todavia o código foi reciclado mais tarde para a linha Conjunto Maguari/Castanheira que durou pouquíssimo tempo.
770-Tapajós/Ver-o-Peso
Criada em Abril de 2000 a linha Tapajós/Ver-o-Peso era inicialmente dividida entre a Belém Lisboa e a Autoviária Bragantina, no qual cada empresa contava com quatro veículos cada, em Agosto do mesmo a Belém Lisboa abandona a linha e a Bragantina ocupa o restante das tabelas, mas essa situação só durou até o ano de 2001 quando a Nova Marambaia ocupa as vagas que antes eram da Belém Lisboa, em 2005 a Nova Marambaia se retira parcialmente da 770 em favor da 771-Canarinho/Ver-o-Peso, já em 2007 a Bragantina se retira do sistema de transporte urbano e em seu lugar entra a extinta Eurobus (BR) com três carros, para 2008 ocorre uma nova troca de operadora saí a Eurobus e entra a extinta VIP Transportes que seguiu operando até 2014 quando foi cassada, a Belém Rio assume o Tapajós/Ver-o-Peso até 2020 quando decide encerrar de vez as operações da mesma.
780-Tenoné/Castanheira
Assim como a 750-Sideral/Castanheira esta linha foi criada em 2006, no inicio foram adquiridos seis Busscar Micruss - Mercedes-Benz LO-915, três para a 750 e três para a 780, para fazer frente aos clandestinos que já dominavam na linha a passagem era R$ 0,50 mais barata, em 2007 começa a transição Belém Lisboa > Belém Rio, esta ultima deixa de operar a 780 em 2008, nenhuma empresa regular assumiu esta linha.
860-Tapanã/UFPa
A 860 foi concebida em 1999 como parte da expansão das linhas da UFPa para atender áreas mais distantes da Universidade, desde de o inicio foi dividida entre Guajará e Nova Marambaia, sendo que a primeira faz final de linha no Terminal da UFPa e a segunda no bairro do Tapanã.
870-Icoaraci/Ver-o-Peso (Paracuri 2)
Linha criada no fim dos anos 90 pela extinta Viação Icoaraciense, em 2007 a dupla Viação Princesa (BP) e Eurobus assumem a 870 no lugar da antiga operadora, já em 2014 com o fim das operações das empresas da Família Viana a Belém Rio Transportes passa a ser a nova gestora da linha, foi extinta em meados de 2021 e a historia completa você confere aqui.
880-Outeiro/Presidente Vargas
Mais uma linha que começou a ser operada pela extinta Icoaraciense e acabou nas posses da Belém Rio, nesse meio ainda chegou a ser coordenada pelas extintas Viação Princesa e VIP Transportes, mais detalhes o(a) leitor(a) confere aqui.
890-Eduardo Angelim/Ver-o-Peso
Rota criada em 1998 numa associação entre as extintas Aero Club e Icoaraciense, posteriormente a Nova Marambaia assumiu as vagas da Aero Club, em 2007 a Viação Princesa assume as tabelas da Icoaraciense e em 2014 é a vez da Vialoc (BJ) entrar em operação na 890 em substituição a Princesa, nós já contamos a historia completa do Eduardo Angelin/Ver-o-Peso, basta clicar neste link.
900-Cidade Nova 4/Ver-o-Peso
Operada desde de os Anos 80 pela Viação Forte (AF), atualmente a 900 é uma onze linhas de ônibus que trafegam com apenas um carro diariamente, no passado já contou com cerca de quinze veículos, está a um passo de ser extinta.
910-Marituba/Pátio Belém (Decouville/Pirelli)
A 910 começou sua trajetória em 1991 através da extinta Transportes Marituba - Transmab (AU) sua primeira bandeira era MARITUBA/CENTRO, em 1998 com a mudança de padronização e reorganização das linhas que trafegavam pela Avenida Padre Eutiquio passou a ter a identificação MARITUBA/IGUATEMI e foi secionada em três destinos diferentes: Decouville via Pirelli, Cerâmica e Pedreirinha via Colônia, em 2006 a Transmab repassa a variante via Decouville para a Autoviária Paraense (AV) que segue com o código atual do itinerário, em 2011 por conta da mudança de nome do shopping que atua como seu destino muda mais vez sua nomenclatura.
920-Curuçambá/Ver-o-Peso
Extraoficialmente a extinta Via Metropolitana (BM) já operava o Curuçambá/Ver-o-Peso desde de o inicio dos anos 2000 com veículos sem identificação de código nas laterais, em 2006 a então Transloc embrião da atual Vialoc assume a linha e absorve o numeral 920 que anteriormente havia pertencido a Viação Forte na obscura rota PAAR/ICOARACI.
930-Icuí/Presidente Vargas
Esta é a rota carro-chefe da Viação Forte atualmente, tem um quantitativo operacional de cerca de vinte ônibus diariamente, foi criada em 2004 a partir de um desmembramento da linha 904-Cidade Nova 8/Presidente Vargas.
940-Pedreira/Lomas (Linha B/Guanabara)
Em 2007 a Auto Viação Monte Cristo (AL) desejava expandir a área de operação da linha Pedreira/Lomas, para tanto separou 18 dos 26 veículos da linha 443-Pedreira/Lomas (Euclides da Cunha) e deu origem a 940, no começo o fim da linha era no base do Viaduto do Coqueiro, com a ampliação deste ultimo passou um tempo na Rua do Fio na Guanabara, posteriormente foi deslocada para um terreno próximo a Recapagem Bitar as margens da BR-316, com o fim das operações da linha 921-Unama BR/Presidente Vargas a 940 passou a fazer ponto final próximo ao Conjunto Canindé na área da Pedreirinha.
960-Jaderlândia/Terminal Mangueirão
Anteriormente esta rota se estendia até o Shopping Pátio Belém, porém com a implantação do Programa Integra Belém em 2021 a 960 acabou por ser reduzida até o Terminal Mangueirão, com um gerenciamento pífio a linha acabou tendo seu quadro operacional sendo reduzido ao ponto de circular somente pelo período matutino e apenas de Segunda a Sábado.
970-Mosqueiro/São Brás
É a linha com maior extensão operacional dentre todas do sistema atual e a única com uma tarifa diferenciada, foi criada em 1999 pela então CTBel para democratizar o acesso a "bucólica", desde de sempre foi operada em um espécie de consorcio entre as operadoras associadas ao Setransbel, todavia apenas a ViaBus Transportes (CT) possuí um veículo com o prefixo 970.
980-Ananindeua/Presidente Vargas (Águas Brancas)
Historicamente a linha 980 deriva da 988-Ananindeua/Presidente Vargas (Aurá) tanto que no começo a Águas Lindas (BL) operava esta rota com o mesmo código da linha que era administrada pela Via Metropolitana, mais tarde em 2006 a extinta Viação Perpetuo Socorro assume a linha do Águas Brancas e é nesse ano que o itinerário ganha o código atual, em 2011 passa para o comando da divisão chamada Tropical Transportes, junto com a 549 e 640, em 2014 a Barata Transportes começa a operar neste trajeto, posição que se mantém até os dias atuais.
990-Distrito Industrial/Pátio Belém
Juntamente com a 884-Icoaraci/Marituba e a 980-Ananindeua/Presidente Vargas, a 990 é uma das linhas de maior demanda da Barata Transportes, esta rota começou ainda nos anos 80 pela extinta Viação Perpetuo Socorro que posteriormente repassou a linha para a extinta Transportes Marituba - Transmab, em 2007 começa o processo de substituição pela atual operadora, ao contrario dos demais itinerários que a Barata atua esta faz ponto final dentro da sede da empresa juntamente com a 4009-Distrito Industrial/Cidade Nova.
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