Conheça o Integra Belém

 Por Equipe Parabuss

No ultimo dia 13, foi lançado uma nova fase no sistema urbano de Belém, o INTEGRA BELÉM, o serviço de integração visa dar um uso ao Terminal do Mangueirão, que desde sua inauguração feita pela antiga administração de Zenaldo Coutinho, era usado de forma subtilizada.

                                                    Identidade visual do integra Belém.

O sistema Integra Belém será dividido em 3 fases, na qual a primeira entrou em operação no último sábado (13) com algumas linhas já operando, como a novata 209 - Marambaia x Castanheira. E a já tradicional 960 - Jaderlândia x Felipe Patroni, se transformando em 960 - Jaderlândia x Mangueirão, reduzindo o seu trajeto em 80% para diminuir também o tempo de espera.

Nessa primeira fase 18 linhas foram impactadas, e em entrevista a Agência Belém a Superintendente da Semob, Ana Valéria Borges explicou:

"
Nesta primeira fase, 18 linhas serão impactadas, ou seja, 18 serviços, e já temos mais quatro novas linhas. Dessa forma, algumas passam a integrar o terminal do Mangueirão. Outras vão fazer a integração pelo terminal Maracacuera e vamos ter também linhas integrada no terminal São Brás".

O principal diferencial é que agora haverá uma integração dentro do Terminal com outras linhas, não só do BRT, a integração é física ainda (apesar que já poderia ser feita com o cartão expresso, como já ocorre nos Troncais para Articulados) mas pra uma cidade que sequer tinha integração, já é um começo, porém está muito longe do que é praticado em outras capitais do país. 

Confira abaixo as linhas que foram impactadas:

Marambaia  –  Castanheira
Outeiro/Fama  –  Maracacuera
Outeiro/Brasília  –  Maracacuera
Outeiro/Itaiteua  –  São  Brás
Outeiro/Itaiteua  –  Maracacuera
Outeiro/Brasília  –  São  Brás
Águas Negras/Paricás  –  Maracacuera
UFPA – Icoaraci
Bengui  –  Felipe Patroni
Conjunto  Maguari  –  Ver o Peso (Almirante Barroso)
Tapanã  II  –  Ver o Peso
Icuí  –  Ver o  Peso
Águas Lindas  –  Icoaraci
Jaderlândia  –  Mangueirão
Icoaraci  –  Outeiro  (implantação a partir de dia  20/11/2021)
Satélite  –  UFPA
Tenoné  –  Ver o Peso (5ª  linha  –  via  Centenário)
Maracacuera  –  São Brás  (BRT).

Comentários