Linhas com apenas um ônibus

 Por Equipe Parabuss

No sistema de transporte da Região Metropolitana de Belém existem linhas que contam com apenas um veículo para cumprir o itinerário de determinada rota, boa parte dessas linhas, senão todas, sofrearam uma redução drástica durante e após a pandemia de Covid-19 em 2020, linhas menos lucrativas das empresas sofrem com esse mal, com muitas estando a um passo da extinção, na matéria de hoje você vai conferir quais são as linhas em que se um passageiro perder o ônibus pode esperar uma "eternidade" na parada.

227 - Sacramenta/Humaitá

Outrora foi uma das linhas carro-chefe da Auto Viação Monte Cristo (AL) e atualmente se resume apenas ao AL-22704, um Marcopolo Torino VI com chassi Mercedes-Benz OF-1519 Bluetec V, no meio deste ano quando o AL-22704 saiu de um longo período encostado o filho único da 227 era o AL-22707, um Caio Apache Vip III - Volvo B270F, atualmente esse ônibus foi remanejado para a linha 940-Pedreira/Lomas.

312 - Guamá/Montepio
Assim como no caso da 227, a 312 também já foi uma das linhas mais importantes da Rio Guamá (AP), todavia com a concorrência de outras linhas a linha começou a perder a sua importância, no pico da pandemia de 2020 a 312 chegou a ser desativada, sendo reativada novamente após pressão popular via imprensa, a linha conta apenas com o AP-31201, um Marcopolo Torino V - OF-1519 Bluetec V, correndo o risco de ser extinta de vez com a aposentadoria deste carro.

634 - Marex/Arsenal
Longe dos seus dias de gloria, a Marex/Arsenal hoje amarga uma era ruim com apenas um micro, o AL-63407 um Comil Piá III - Volkswagen 9.150 EOD, a linha durante a gestão da extinta Viação Perpetuo Socorro (AK) chegou a ter 18 veículos, a mesma serve como uma contrarota da linha 632-Marex/Felipe Patroni, esta operada pela Transurb (AE).

666 - Canarinho/Presidente Vargas
A linha 666 surgiu por volta de 2002 a partir da cisão da extinta 654-Bengui/Presidente Vargas e com o nome Tapajós/Presidente Vargas, por volta de 2005 a Nova Marambaia (AT) extendeu o itinerário da linha até o Conjunto Canarinho, e desde dessa época a linha já contava com poucos ônibus, geralmente apenas três ou dois, pelos motivos já citados anteriormente por volta de 2020 a 666 foi resumida a apenas um ônibus, o AT-055, um Marcopolo Torino V - Mercedes-Benz OF-1722M, esse mesmo ônibus viralizou neste últimos dias por conta de seus enfeites natalinos no interior do mesmo.

771 - Canarinho/Terminal Mangueirão
Quando a 666 foi ampliada até o Canarinho em 2005 a linha ganhou uma divisão que era a Canarinho/Ver-o-Peso, linha criada pela Nova Marambaia para competir com a extinta 770-Tapajós/Ver-o-Peso, em 2007 o Canarinho/Ver-o-Peso ganha o prefixo 771 e mantém essa nomenclatura até 2021 quando a 771 passa a ir somente até o Terminal Mangueirão, a mesma acabou reduzida a apenas um ônibus, o AT-309 que é um Caio Apache Vip II - OF-1519 Bluetec V, com os vários problemas do programa Integra Belém a 771 quase foi extinta em maio de 2023 mas atualmente opera apenas pela parte da manhã e apenas em dias uteis.

878.2 - Cidade Nova/Terminal Mangueirão
Mais uma linha do Terminal Mangueirão que se resume a apenas um carro, a 878.2 foi criada a partir da antiga rota via Una da linha 878-Icoaraci/Cidade Nova que por sua vez opera via Conjunto Satélite, a Viação Forte (AF) mantém o AF-87809 como filho único da 878.2 e quando o mesmo dá algum problema mecânico é substituído pelo AF-001, o AF-87809 é um Comil Svelto V - Mercedes-Benz OF-1722M.

900 - Cidade Nova 4/Ver-o-Peso
Outra linha da Viação Forte (AF) em que apenas um ônibus opera, a quase extinção da 900 pode ser explicada em parte por sua similaridade com a linha 901-Cidade Nova 5/Ver-o-Peso, ambas as linhas contam com um trajeto bem parecido, as únicas diferenças são os finais de linhas e o fato da 900 ter retorno pela Avenida Nazaré e Avenida Magalhães Barata, enquanto a 901 retorna pela Rua dos Mundurucus, o único carro do Cidade Nova 4 é o AF-90013, um Comil Svelto V - Mercedes-Benz OF-1722M.

912 - Castanheira/Pátio Belém
O Castanheira/Pátio Belém surgiu em 1998 com a implantação das linhas seletivas na cidade de Belém, a 912 liga os dois primeiros shoppings paraenses, mas nem o diferencial da linha contar com ar-condicionado salvou a mesma de ser drasticamente reduzida, antes operada por um consorcio de empresas, hoje em dia a linha é conduzida apenas pela Transportes São José (BG) com seu BG-91207, um Marcopolo New Senior - Mercedes-Benz LO-916 Bluetec V, anteriormente a Transportes Canadá (BU) tinha participação na linha com dois ou três Caio Foz - LO-915, todavia os mesmos começaram a ser encostados e um chegou a ser repassado para a Auto Viação Monte Cristo.

941 - Marituba/Ver-o-Peso (Alça Viária)
A 941 surgiu em 2008 como uma cisão da linha 918-Marituba/Ver-o-Peso (Beija Flor), no começo contava com quatro ônibus e foi criada para suprir a necessidade de transporte da população que habita as margens da PA-483, em 2020 foi reduzida para apenas 2 veículos, todavia desde de 2021 conta apenas com o AV-94104, um Marcopolo Senior V - Mercedes-Benz LO-915, na garagem da empresa se encontra estocado o AV-94102, um Caio Foz - LO-915.

960 - Jaderlândia/Terminal Mangueirão
Para fechar o trio de linhas com carro único do Terminal Mangueirão, vamos ler agora sobre a linha Jaderlândia/Mangueirão, a rota surgiu por volta da década de 80 com a Nova Marambaia que operava com a bandeira Una, depois de acordos a Viação Forte acabou ficando com a linha e no inicio da década de 90 com a padronização saia & blusa a rota ganhou o nome de Jaderlândia/Praça Felipe Patroni, e assim permaneceu até 2021 quando a 960 foi reduzida até o Terminal Mangueirão e assim como a 771 desde de o começo a linha sempre contou com apenas um ônibus, o AF-96005, um Comil Svelto V - Mercedes-Benz OF-1722M.

987 - Rio 40 Horas/São Brás
A linha 987 foi criada com fim das operações da Estação Coqueiro em 2007, serve como linha auxiliar para a 985-Rio 40 Horas/Ver-o-Peso, ao contrario das demais linhas deste post a 987 não foi reduzida tão somente por conta da pandemia, a crise pela qual passa a Viação Forte também contribui para a redução da 987, como todos os veículos da linha foram vendidos para amenizar a divida da empresa, a 987 é operada por qualquer veículo da reserva apto a operar no itinerário.

004 - Julia Seffer/Cidade Nova via Águas Brancas
A linha Julia Seffer/Cidade Nova foi criada em 1999 com a implantação das linhas internas de Ananindeua, no começo era operado pela Transportes Águas Lindas (BL), em meados de 2004 a concessão da linha acabou sendo repassado para a extinta Viação Perpetuo Socorro (AK), mais tarde por volta de 2011 a linha foi assumido pela extinta Condor Transportes (CR), em 2013 mais uma mudança saí a Condor e entra a extinta Vip Premium (VP), por fim em 2015 a Barata Transportes (BN) assume de vez a linha, em 2022 a linha chegou a ser unificada com a extinta 014-Águas Brancas/Cidade Nova, mas nem isso impediu a 004 de ser reduzida a apenas um ônibus, o 00410 um Neobus Spectrum City - OF-1418, que opera apenas duas viagens pela manhã e uma pela tarde, de Segunda a Sábado.

010 - Águas Lindas/Cidade Nova
A 010 também surgiu em 1999 e foi operado pela Transportes Águas Lindas até meados de 2010, quando foi assumido pela Coopertcal (CA), com a pandemia muitos cooperados sentiram dificuldade de manter a linha e aos poucos foram abandonando a linha, ao ponto de em 2022 a mesma contar com apenas um horário pela manhã, o CA-01010 que se trata de um Volare DW9 Fly opera no restante do dia a linha 009-Águas Lindas/Castanheira.

011 - Olga Benário/Castanheira
Na metade dos anos 2000 houve uma grande explosão do transporte alternativo, principalmente nos mais bairros mais periféricos, e o Conjunto Olga Benário não foi exceção, localizado no bairro de Águas Lindas, a linha até o Castanheira começou sendo operada pela extinta Cootranstur-Olb (OB) e em 2014 foi repassada para a Voyage Transportes (VT), nos dias de hoje a 011 conta apenas com o VT-001101, um Volare W9 que anteriormente era o VT-001105.
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