Por Yuri Marinho, com colaboração de Thiago Moreira.
Depois de um certo tempo sem postagens hoje estreamos quadro novo, o quadro LINHAS DESATIVADAS, nela vamos falar de linhas extintas que rodaram dentro ou entre cidades do estado do Pará.
A primeira linha contemplada do novo quadro foi a rota urbana que liga o bairro Jurunas à Marambaia, localizado em Belém (PA).
A linha era uma das mais antigas da cidade, em uma época que a cidade não tinha a dimensão e união que tem hoje com Ananindeua por um exemplo, segundo relatos de pessoas mais antigas a linha era uma das mais lotadas pois era praticamente uma linha circular, rodava a cidade toda, servindo de condução para pessoas que moravam afastadas do centro (na época).
A empresa que detinha a linha era a já extinta ETEL - Empresa de Transportes Esperança LTDA, no inicio a linha tinha o numeral 004 pois até 1998 as linhas da cidade eram de 001-100, com a icônica pintura saia-blusa, tinha como cores o branco (blusa) e amarelo (saia) conforme na foto abaixo:
Com a entrada dos anos 2000 em vista, o transporte urbano em Belém sofreu a sua ultima mudança significativa, uma nova pintura e recodificação das linhas que passaram de 100-999, a linha de nossa postagem sofreu uma pequena alteração, passou a ter o numero 104, mas sem mudanças em seu itinerário, porém com mais concorrências, pois a cidade sofreu uma expansão urbana (junto com Ananindeua) e com isso outras linhas foram surgindo, aumentando a concorrência. Nessa nova fase a pintura dos ônibus passou a ser branca com o motivo marajoara* em vermelho e amarelo como podem ver na foto abaixo:
Antes mesmo da virada do século a empresa ETEL já com 30 anos de existência (surgiu em 1969) sofria com dificuldades financeiras, com isso problemas com os carros, quebras frequentes, atrasos em salários e até ônibus pegando fogo por falta de manutenção aconteceu. Ainda assim conseguiu virar o século e foi se arrastando até meados de 2005, quando a empresa não tinha condições alguma de continuar e com isso entrou no PAESE (Plano de Assistência para Empresas em Situação de Emergência) e a linha passou a ser operada pelas empresas Transporte Arsenal, Viação Forte, Auto Viação Monte Cristo, Viação Perpetuo Socorro e Viação Guajará. Infelizmente não temos registros de todos os carros das empresas, apenas algumas fotos que estão logo abaixo:
Sob o prefixo da Monte Cristo (AL) no PAESE.
Sob o prefixo da Viação Forte (AF) no PAESE, que posteriormente seria a empresa que ficaria com a concessão da linha.
Sob o prefixo da Viação Guajará (AI) no PAESE.
Sob o prefixo da Transporte Arsenal (AA) no PAESE.
A linha com o prefixo AQ não chegou a ter essa pintura, mesmo entrando no PAESE em 2005 ainda ostentava a pintura antiga, muito devido a sua delicada condição financeira, após o PAESE boa parte dos ônibus com muitas pendências financeiras ou ficaram retidos na garagem da empresa ou foram pro pátio do DETRAN.
A linha chegou a contar com duas Variações em que uma que ia pela Presidente Vargas e a outra pelo Ver-o-Peso, mas as modificações foram além de passar nesses lugares/vias.
Em 2014 com pouca rentabilidade e muitos custos a Viação Guajará (única empresa que operava a linha) deixou de operar a rota e a prefeitura extinguiu a linha, mas não repôs ou fracionou a linha, com isso a área do Jurunas foi a mais afetada pois perdeu uma linha que integrava a outra ponta da cidade.
*OFF: Em meados de 2007 a pintura dos ônibus sofreu mais uma mudança, voltando a um padrão saia-blusa mais arredondado e com gravuras da cultura paraense, mas não durou muito devido ao custo de manutenção e aquisição as empresas fizeram um lobby e o então prefeito da época modificou e colocou o brasão de armas de Belém, uma decisão no mínimo controversa que tirou todo o charme da pintura.
A empresa empresa esperança etel deixou saudades assim como a linha me lembro de ter ouvido falar na época que o antigo dono da empresa morreu e o filho acabou com tudo bem seja como for foi uma pena mesmo
ResponderExcluiramo pesquisar essas coisas hehe
ResponderExcluir