Empresas do Pará #008 - Expresso Modelo

 

Por Equipe Parabuss
Em 1956 tem inicio a Expresso Castanhal, com um jardineira simples Francisco Sampaio começa a ligação entre Belém e Castanhal aproveitando a decadência da estrada de ferro Belém-Bragança e a abertura da BR-316, a pequena firma logo vai crescendo e tomando forma de empresa grande, pouco tempo depois a empresa é renomeada para Expresso Modelo em homenagem ao titulo de "Cidade Modelo" dado à Castanhal, no começo a Modelo utilizou o Monobloco O-355 e o Marcopolo III SE, carrocerias que eram comum nas empresas nos anos 70.
A partir dos anos 80 a Modelo adota uma pintura que consistia de três tiras de azul em tonalidades diferentes, este padrão seguiu na empresa até o inicio do anos 2000, ainda nesse período começa seu processo de expansão quando cria a linha Castanhal/Paragominas que mais tarde viria a ser Castanhal/Piriá.
Nos anos 90 a companhia concentrou suas compra com a encarroceradora gaúcha Marcopolo, adquirindo ônibus da geração 4 e 5 de rodoviários, e assumindo uma tendência que era comum nesse tempo criou uma divisão de fretamentos com o nome de Modetur.
Também seguindo outra tendência dos anos 90, em 1993 a empresa de Castanhal compra varias unidades do chassi Scania F113HL com a carroceria Marcopolo Viaggio GV1000, padrão utilizado pelas suas concorrentes Rápido Excelsior e Boa Esperança.
Em 1997 a Modelo compra seus primeiros ônibus usados, dois GV1000-F113HL que tinham como procedência o estado de São Paulo, já em 1999 a empresa compra 10 Marcopolo Senior GV com chassi 8.140 CO da Volkswagen, os mesmos foram apelidados de "Modelito", possuiam ar-condicionado, televisão a bordo e motoristas altamente capacitados.
Com os modelitos começou a despadronização da Expresso Modelo, até 2010 a empresa utilizava pinturas com temas variados ou herdados das empresas que comprava ônibus de segunda mão.
No ano de 2002 a Modelo compra 4 Marcopolo Torino IV e 3 Ciferal Turquesa, todos sob o chassi OF-1721 e comprados da empresa Vila Real do Rio de Janeiro-RJ, a partir da vinda desses ônibus começou o processo de urbanização da linha Belém/Castanhal, que é seguida até os dias atuais.
Já no ano seguinte, em 2003 chega os primeiros Marcopolo Andare Class, com chassi OF-1721 e equipados com ar-condicionado, ao todos foram quatro unidades, que receberam o titulo de "Modelo Class".
Em 2005 chega a Modelo onze unidades do Marcopolo Allegro III com chassi OF-1722M, os ônibus denominados "Modelo Adventure" traziam em sua parte externa elementos que remontam a Castanhal, como a bandeira do município e o pássaro Japim que representa o municipio, além de uma homenagem ao fundador da empresa, o lote veio com a expansão da empresa, que no ano anterior absorveu as linhas de Igarapé-Açú, Quarenta do Mocooca e Cafezal da extinta São João, também no mesmo ano chega cinco Torino IV - OF-1721 comprados da empresa Nossa Senhora da Penha do Rio de Janeiro, os Torino começaram a operar na linha Castanhal/Santa Izabel, e com o tempo foram direcionados a subsidiária Transportes Bonsucesso, houve uma rápida passagem da Modelo no distrito de Genipauba em Santa Bárbara do Pará.
Em 2006 a Expresso Modelo completa 50 anos de existência, para comemorar as 5 décadas em operação a companhia compra seis Marcopolo Ideale 770 - OF-1418 ainda com a temática "Adventure", também adquire cinco Neobus Spectrum - OF-1418 com uma pintura comemorativa dos 50 anos da empresa.
Cada veiculo possuía uma tonalidade de cor, que era dividido entre verde, amarelo, vermelho e azul, para fechar as aquisições ao longo daquele ano a Modelo compra três Caio Apache Vip I - OF-1721 que vieram do Rio de Janeiro para operar no Belém/Castanhal, todos possuíam ar-condicionado.
2008 chega com uma aquisição massiva por parte da empresa da Familia Sampaio, naquele ano a Modelo comprou vinte e quatro unidades do Neobus Spectrum City com chassi 15.190 EOD da Volkswagen, as quatros primeiro unidades chegaram com a temática "Você faz a diferença", continham ar-condicionado e vieram com itinerário eletrônico, já as demais vinte unidades não contavam com ar-condicionado e possuíam desembarque central, os vinte Spectrum City foram divididos com a extinta Bonsucesso (BQ) que a operou em suas linhas em Benfica e Santa Izabel, esses Spectrum City vieram com a pintura padrão de Belém, a Modelo adaptou com tom de azul claro e dois anos depois padronizou a empresa com essa pintura.
Em 2010 com a quebra da Expresso Estrela Azul (CA) a Modelo termina de absorver as linhas da extinta São João, agora a empresa chegava até Maracanã, Peixe-Boi e Marudázinho, tambem operava até o municipio de Bonito.
Em 2011 após um bom tempo sem novas aquisições, compra cinco Ideale 770 - 17.230 EOD que antes pertenceram a Vip Rent a Car, também compra um Torino V -1722M ex-Transportes Santo Antônio para a linha Castanhal/Santa Izabel e um Volare W9 ex-SP para a Belém/Castanhal, ainda no mesmo ano tenta a sorte operando no transporte interno de Castanhal na linha Rouxinol/Hospital Municipal, sem muito sucesso.
No ano de 2012 a empresa segue adquirindo ônibus usados, a empresa da vez foi a Norte Geradores, que estava se desfazendo de alguns Comil Svelto IV, Neobus Spectrum e Ideale 770, todos no chassi OF-1418, ao todo dez ônibus foram adquiridos.
A partir de 2013 a Modelo faz uma grande renovação em sua frota, começando pela aquisição de quatro Neobus Mega IV - OF-1722M que antes eram da extinta Saens Peña, também comprou cinco Svelto 2000 - 17.230 EOD que pertenceram a Prefeitura de Belém e dois Torino V - OF-1722M ex-Vera Cruz Belford Roxo, todos esses ônibus foram direcionados as linhas Belém/Santa Izabel, Castanhal/Santa Izabel, Santa Izabel/Porto da Balsa e Castanhal/São Miguel do Guamá.
No campo rodoviário a Modelo fecha parceria com a Transarsenal e passa a adotar o esquema de pintura de "barrinhas" do Grupo Guanabara, para começar adquire da mesma quatro Ideale 770 em duplas de OF-1418 e OF-1721 BlueTec 5, dois Solar Foz - 1722M, dois Caio Foz - LO-915 e dois Spectrum Road 330 - OF-1722M, e fechando as aquisições, compra um Allegro - 17.210 OD ex-Boa Esperança e cinco Andare Class - 1722M que anteriormente pertenceram a Caliman de Paragominas-PA.
Em 2014 as renovações em massa seguem em frente, no começo do ano é adquirido um Spectrum Road 330 - OF-1722M ex-Jabour do Rio de Janeiro, também chega na empresa depois de anos um micro 0 KM tratava-se de um Volare W8 Fly que foi escalado para a Belém/Santa Izabel, nas demais linhas chega a frota seis Andare Class - OF-1722M ex-Boa Esperança, junto com eles vem mais uma expansão de operação da Expresso Modelo, nesse ano absorveu as linhas da extinta Rápido Excelsior, destinos como São João da Ponta, Cristolândia, Curuçá-Abade e Marudá foram operados pela divisão da Modelo denominado Expresso São Francisco (SL), essas linhas mais tarde acabaram sendo direcionadas a extinta Princesa Morena (ML) e a São Francisco foi desativada em 2016.
Para expandir a frota a Modelo faz sua ultima aquisição de grande escala, compra dez Spectrum Class 320 - OF-1418 da empresa Real Alagoas, era comum ver esses carros no Belém/Castanhal e Belém/Igarapé-Açú, só operavam as demais linhas em épocas de grande demanda, ainda em 2014 adota seu proprio sistema de bilhetagem eletrônica denominado "Cartão Justo".
Em 2016 a Modelo faz suas ultimas compras, adquire dois micros ex-Alucar, um Volare W-L e um Senior V - LO-916 Bluetec 5, a partir deste momento começa o agregamento de micros de terceiros na Modelo, em 2017 já em situação financeira difícil, João Sampaio decide acabar com a Modelo, os funcionários recebem com pagamento indenizatório os próprios ônibus e a partir daí se forma duas cooperativas de ex-funcionários, a ModCast que respondia pelas linhas de Castanhal e região e a ModSat que respondia por Santa Izabel e adjacências, e assim após 60 anos de atividades, a Expresso Modelo como suas contemporâneas não resistiu a chegada do transporte alternativo e seguiu o ditado " Se não dá para vencer o rival, junta-se a ele", em 2019 a ModCast se retira para a chegada da Rota Expresso (SB) no Belém/Castanhal, já a ModSat é extinta em 2020 e a Coopersati fica em seu lugar no Belém/Santa Isabel, a pequena Ki-Grãos (ES) opera a Castanhal/Piriá com apenas um Volare W9, as demais linhas foram absorvidas pela ATAC e ATAÍ, ambas cooperativas de vans.
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Colaboração: Darlan Pinheiro

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