Empresas do Pará #006 - Rápido Excelsior

 

Por Equipe Parabuss
Fundada em 1966, a Rápido Excelsior começou operando linhas em direção a zona do salgado via PA-136, as primeiras localidades atendidas foram as cidades de Curuçá e Marapanim, e seus respectivos distritos a beira mar: Abade e Marudá, com o tempo foram aumentando sua área de atuação que englobou os municípios de Terra Alta e São João da Ponta e os distritos de Vista Alegre, Cristolândia e Arsênio.
Não se tem muitas informações da frota inicial da Rapido Excelsior, todavia em 1990 a empresa contava com Marcopolo Viaggio G4 850 e Nielson Diplomata 2.40, ambos sob chassi da Mercedes-Benz, entre 1993 e 1994 a empresa recebeu cinco unidades do recém-lançado Viaggio GV850 sob o chassi OF-1618, essas cincos unidades ganharam prefixos sequenciais de 1110 a 1150, em 1996 chega a primeira unidade do Viaggio GV1000 com chassi Scania F113HL, a mesma ganhou o prefixo 1160, no ano seguinte a Excelsior compra mais dois Viaggio GV1000-F113HL que são numerados como 1100 e 1190, em 1998 a empresa compra mais Scania F113HL só que nessa compra em especial a empresa optou por trazer a carroceria Busscar El Buss 340 e junto com as unidades 1170 e 1180 vieram duas novidades: a primeira foi uma nova identidade visual que a empresa estreou naquele ano e a segunda foi o ar-condicionado, uma terceira unidade de prefixo 1200 ainda veio com a identidade visual do começo dos anos 90 e sem ar-condicionado.
Por volta de 2003, a empresa compra dois veículos urbanos para operações entre seus principais destinos e o município de Castanhal, duas unidades vieram sob o chassi 16.210 CO da Volkswagen, sendo o 01 de carroceria Busscar Urbanuss e o 02 era um Busscar Urbanuss Pluss, foi a ultima compra da Excelsior de ônibus com ar-condicionado, esses veículos foram os únicos carros da frota que não tiveram prefixos de quatro dígitos, possuíam uma pintura bastante diferenciada dos ônibus rodoviários e eram emplacados em São Paulo, ainda no mesmo ano adquire três ônibus com chassi OF-1721, um Marcopolo Andare Class com prefixo 1210 e dois Marcopolo Allegro com os prefixos 1220 e 1230, em 2004 a Rápido Excelsior compra três Viaggio GV850 OF-1318 que pertenceram a alguma empresa maranhense, os mesmos ganharam os prefixos 1240, 1250 e 1260, já em Janeiro de 2005 chega na empresa um El Buss 340 no chassi F94HB com procedência do Tocantins, a diferença para seus El Buss de 98 era a presença de um vigia traseiro, esse carro teve o prefixo 1270, no fim desse mesmo ano a Excelsior compra a ultima unidade de Allegro, dessa vez sob o chassi OF-1722M, como ultimas aquisições em 2006 e 2007 a empresa compra em cada ano um Marcopolo Senior Midi no chassi OF-1418, as unidades tiveram os prefixos 1290 e 1300, assim como a São João, a Excelsior enfrentava forte concorrência do transporte alternativo para os destinos que servia, principalmente Curuçá e Marudá, destinos muito procurados no Carnaval e Férias de Julho, em 2014 com uma frota bastante envelhecida e sem perspectiva de aquisição de novos veículos tem sua operação suspensa pela Arcon, a empresa Expresso São Francisco (SL) assume as linhas de Curuçá e Marudá, posteriormente em 2016 a extinta Princesa Morena (ML) voltou a operar todos os destinos da Excelsior, e ao contrario de outras empresas que perdem bastante frota no processo de falência, boa parte dos ônibus da agora extinta Excelsior conseguiram ser vendidos, muitos se encontram próximo a área de atuação original da empresa e seus proprietários conservaram a pintura da empresa em seus veículos, podendo dar a impressão de que a Excelsior não acabou, apenas virou uma ideia.
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