Empresas do Pará #017 - Princesa Morena

 

Por Equipe Parabuss
Por volta de Agosto de 2016 surgia uma nova empresa no intermunicipal paraense, tratava-se da Princesa Morena (ML), a empresa havia sido criada com uma porcentagem da antiga Translíder (TL) e com ajuda de um deputado federal, a frota inicial da empresa era composta por onze Marcopolo Paradiso G7 1200 com chassi Mercedes-Benz O-500RS, os mesmos vieram usados da Expresso Guanabara (EG) empresa que encabeça o Grupo Guanabara e tem sede em Fortaleza-CE, além de três Marcopolo Ideale 770 e quatro Mascarello Roma 310, todos com chassi Volkswagen 17.230 EOD e repassados da Translíder.
Os primeiros destinos da Princesa Morena haviam sido herdados da extinta Expresso São Francisco (SL), um braço da extinta Expresso Modelo (MD) que havia sido criado para operar as linhas da também extinta Rápido Excelsior (RE), as linhas iam para os municípios de Curuçá, Marapanim, São João da Ponta e os distritos de Abade, Cristolândia e Marudá.
No ano de 2017 a empresa adquire mais veículos para a sua frota, dessa vez trás três Paradiso G7 1200 com chassi O-500RSD (Trucado) que foram comprados da Expresso Guanabara e cinco Ideale 770 - 17.230 EOD são repassados da Translíder, no mesmo ano a Princesa Morena começa a se aventurar em outros mercados, chegando até Rondon do Pará, Marabá e Paragominas.
Com uma pessima manutenção em relação aos Paradiso G7 1200, muitos deles começaram a desfalcar a frota da empresa, para tanto em 2019 chega seis Ideale 770, cinco com chassi 17.230 EOD da Volkswagen e um com chassi OF-1721 Bluetec V da Mercedes-Benz, todos ex-Translíder, além de um Volare DW9 Fly que possivelmente era agregado, a essa altura se a Princesa se concentrava apenas nas linhas da região do salgado paraense, sendo que as operações do sudeste do estado foram sendo desativadas ao longo daquele ano.
A derrocada da Princesa Morena começou quando o deputado federal que ajudava financeiramente na companhia perdeu seu mandato ainda no começo de 2019, a "pá de cal" veio com a Pandemia de Covid-19 em 2020, onde muitas cidades e lugares que a empresa atendia acabaram limitando a entrada de pessoas que não moravam ali, com isso as operações foram diminuindo drasticamente até que em Junho a Princesa Morena cessou completamente suas operações, sua garagem que ficava no mesmo lugar da extinta Viação Perpetuo Socorro (AK) abrigou as sucatas da firma até 2021 quando a Prefeitura de Belém comprou o espaço para utilizar como pátio de retenção, e assim os ônibus da Princesa Morena foram direcionados para o desmanche, sendo salvo apenas o antigo 10410, as linhas da empresas acabaram sendo absorvidas completamente pelo transporte alternativo, com exceção da linha de Marudá que foi transferida para a extinta Christour.
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