Empresas do Pará #012 - Jarumã Rodofluvial

 

Por Equipe Parabuss
A Jarumã Rodofluvial nasceu em 1996 por iniciativa de Ernani Carvalho que já atuava no setor hoteleiro de Abaetetuba, no nordeste paraense, embalado pelo crescente mercado de passageiros promovido pelas industrias instaladas no município vizinho de Barcarena, a Jarumã começou suas operações com um lote de cinco Busscar El Buss 340 III, os cincos ônibus chegaram com o chassi Mercedes-Benz OF-1620, posteriormente foram adquiridos mais dois El Buss 340 III e dois Marcopolo Viaggio GV1000, o quarteto foi montado sobre o recém-lançado OF-1721 e começaram suas operações na primeira linha da empresa, a Belém/Abaetetuba via Barcarena, linha que mais tarde foi estendida até Mojú.
Em 2003 a Jarumã começa seu processo de expansão da frota, naquele ano compra dois Marcopolo Paradiso G6 1200 HD com chassi Scania K310IB, a dupla era considerada de alto padrão tanto para a linha quanto para a empresa, nesse lote em especial a empresa tentou uma pequena alteração em seu logotipo, que acabou não vingando, já no ano seguinte 2004 faz a aquisição de um Viaggio G6 1050 com chassi Volkswagen 17.260 EOT e em 2005 compra mais uma unidade do Paradiso 1200 HD com motor K310, foi a era dos ônibus de motor traseiro na Jarumã.
Nesse meio tempo o controle acionário da Jarumã é vendido para a Família Cunha, que já administrava a Transarapari e para celebrar essa nova fase da Jarumã, em 2006 a nova administração compra quatro Marcopolo Allegro III com chassi Volkswagen 17.210 EOD, essa configuração já era utilizada na Transarapari e na extinta Expresso Estrela Azul, a compra desse ano é finalizada com a aquisição de dois Volare V8, a essa altura a empresa começou a explorar outras linhas, como Abaetetuba/Tailândia, Abaetetuba/Mojú, Abaetetuba/Porto São Francisco e Belém/Igarapé-Miri.
Em 2007 a Jarumã recebeu três Marcopolo Ideale 770 com chassi 17.230 EOD, além de um Marcopolo Torino V também com a mesma motorização, a Jarumã contou com diversos ônibus urbano, como Mascarello GranVia - 17.210 EOD ex-Pirâmide (BK), Busscar Urbanuss e Caio Apache Vip I com chassi Mercedes-Benz OF-1418, todos eram empregados na Abaetetuba/Porto São Francisco, em 2008 voltou a comprar Volare e recebeu uma unidade, dessa vez do modelo W8.
Para 2009 a empresa abaetetubense comprou mais um Volare W8 e dois Ideale 770 - 17.230 EOD.
Depois de quatro anos sem renovar, a Jarumã chega a 2013 apresentando dez Ideale 770, cinco com chassi OF-1721 Bluetec V e cinco com motorização Volvo B270F, o lote foi o primeiro da empresa com a norma Euro V de redução de poluentes.
Em 2019 a empresa fez até agora a sua ultima compra, cinco Ideale com chassi OF-1721 Bluetec V, a novidade desse lote foi a inclusão do acesso a portadores de necessidades especiais, a empresa teve bastante destaque na queda da ponte sobre o Rio Mojú no mesmo ano, foi um período onde houve bastante crescimento da empresa, infelizmente a pandemia de Covid-19 atrofiou esse crescimento, ainda assim a Jarumã consegue ter uma presença no mercado, se igualando a sua irmã TransArapari e assim as duas empresas caminham juntas, a pergunta é: Será que um dia pode ter a fusão entre as duas empresas ?
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