Antes da inauguração da rodovia Alça Viária em 2002, as empresas barcarenenses possuíam portos e garagens na ilha do Arapari (Barcarena), onde os passageiros faziam o transbordo para os ônibus após chegar de Belém via aquática através de lanchas e barcos que saiam dos portos das empresas no bairro da Cidade Velha.
Mesmo com o funcionamento da Alça Viária, que eliminaria o gigante fluxo de veículos nas balsas de Belém para Barcarena, ambas as empresas mantiveram linhas e a maioria dos seus horários ainda em funcionamento via 'atracadouro' no Arapari, especialmente as linhas para Abaetetuba, Barcarena, Moju, Igarapé Miri, Núcleo/Conde e Cametá.
Com a crise atual, a demanda mais que dobrou para essas empresas e já se percebe um crescimento considerável no número de linhas, novos veículos e novos funcionários, além da reativação de embarcações que outrora se encontravam desativadas. Há também muitos veículos desativados por conta da idade avançada e que estão passando por reparos e que em breve devem ser comercializados. Todos esses fatores nos levam a crer que teremos mais novidades em breve nas empresas.
Estariam chegando Viaggios para as linhas mais longas? O tempo dirá.
NOVIDADES NA FROTA
A Arapari Navegação e a Jarumã Rodofluvial, apresentaram recentemente novidades na frota. Os veículos de carroceria Marcopolo Ideale ano 2019 são encarroçados sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec 5 e possuem 49 poltronas. A novidade mais importante é que os veículos são os primeiros carros com elevador para cadeirantes de uma empresa paraense no transporte rodoviário convencional intermunicipal.
TOILETE URGENTE.
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