Por Ramon Gonçalves - Equipe Parabuss
No mês de Abril de 2011 chegava para a Auto Viação Monte Cristo (AL) um lote de oito Comil Piá III com o chassi Volkswagen 9.150 EOD, esses micros foram comprados exclusivamente para a linha 237-Sacramenta/Presidente Vargas, a linha aquela altura passava por algumas situações especificas para receber esses Piá, como a redução do numero de usuários, a divisão em duas variantes para alcançar novos públicos e a tentava da empresa em fazer com que a 237 não fosse uma concorrente da 439-Pedreira/Nazaré que é também operada pela Monte Cristo.
Esse primeiro lote foi complementado por uma segunda compra de Piá - 9.150 EOD que chegou no final de 2012, juntando os dois lotes haviam treze micros na linha 237, mas com o tempo esses Piá tiveram outros destinos, acompanhe a seguir o histórico de cada um desses carros.
O primeiro Piá que vamos ver é o AL-00008, no começo era exclusivo e fixo da 237, com o tempo começou a operar a linha 227-Sacramenta/Humaitá, em 2021 foi transferido para a área verde e passou a dar apoio na linha 634-Marex/Arsenal, em 2023 com o inicio das operações da Monte Cristo em Marituba foi escalado para compor a frota da linha 936-Marituba/Pátio Belém via Dom Aristides com o prefixo AL-93601, no começo de 2024 foi mais vez deslocado para a área verde e ganhou o prefixo AL-001.
O AL-23701 operou pela linha de sua chegada em 2011 até 2018 quando foi transferido para a linha 228-Sacramenta/São Brás via Paraiso dos Pássaros com a ordem AL-22801, posteriormente em 2019 foi para a linha 634 como AL-63402, circulou até 2022 quando foi desativado.
Assim como seu irmão o AL-23702 circulou na 237 entre 2011 e 2018, foi para a linha 228 ostentando o prefixo AL-22802 e no ano seguinte passou a ocupar o prefixo AL-63401, foi desativado em 2022 tal qual o AL-23701.
O AL-23703 seguiu o mesmo caminho do 701 e 702, mas foi integrado a frota da Sacramenta/São Brás um pouco mais tarde com o prefixo AL-22806, em 2019 encontrou alojamento na 634 com o prefixo AL-63407, atualmente circula com a ordem AL-033 e se tornou o único veículo operacional do Marex/Arsenal.
O AL-23704 seguiu um caminho um pouco diferente de seus irmãos, ao contrario deles foi transferido direto da 237 para a 634 com a ordem AL-63403 em 2019, acabou sendo encostado em 2022.
Este Piá sempre fez parte da frota da 237, circulava normalmente até 2022 quando foi vendido a um novo proprietário, recentemente o AL-23705 apareceu totalmente sucateado em cima de um guincho e foi encaminhado para a Monte Cristo, a mesma tem planos de recuperar este micro.
Outro Piá que sempre circulou pela Sacramenta/Presidente Vargas, o AL-23706 foi aposentado em 2022 junto com seus pares de lote.
O AL-23707 fez rota pela sua linha de origem até 2021 quando migrou para o 634-Marex/Arsenal, lá foi o AL-63405 até 2022 quando foi transferido para a 227-Sacramenta/Humaitá recebendo o prefixo AL-22701, migrou para Marituba junto com o AL-93601 e recebeu a ordem AL-025, atualmente é semi-fixo na linha 443-Pedreira/Lomas (Linha A).
O AL-23708 faz parte do segundo lote de Comil Piá III que chegou em 2012, era visto circulando normalmente na 237 até o fim de 2023, hoje em dia está abandonado em um posto de gasolina as margens da BR-308 em Capanema-PA.
Atualmente o AL-23709 é o filho único que opera a Sacramenta/Presidente Vargas, faz parte do segundo lote dos Piá.
Este Piá rodou por onze anos na 237 até que no começo de 2024 o AL-23710 foi visto pela ultima vez em cima de um guincho em direção a um desmanche localizado na BR-316 em Marituba.
O AL-23711 fazia parte do segundo lote de Piá, apesar de ter uma característica dos Piá do primeiro lote, foi desativado em 2022, exatamente dez anos após começar sua vida util.
O ultimo Piá adquirido para o Sacramenta/Presidente Vargas foi o AL-23712, a sua história é idêntica a de seu irmão 711, teve inicio em 2012 e fim em 2022, sempre pela 237.
Em 2015 a Auto Viação Monte Cristo adquire mais quatro Comil Piá III, dessa vez com chassi Mercedes-Benz LO-916 Bluetec V, os mesmos foram destinados para a 445-Pedreira/Lomas (Executivo), o quarteto conta com ar-condicionado, cortinas e cadeiras de encosto alto, vamos ler a historia deles a frente.
O AL-44501 é o único Piá - LO-915 que ainda continua com o mesmo prefixo de quando chegou na empresa, atualmente não utiliza mais seu equipamento de ar-condicionado, nas primeiras horas da manhã opera a rota 936 juntamente com o AL-024.
Já o AL-44502 permaneceu no Pedreira-Lomas até 2023 quando foi transferido para Marituba, lá operou na linha 936 como AL-93602 até que um dia em uma fiscalização de transito foi apreendido e posteriormente leiloado, seu ultimo paradeiro conhecido foi em Curitiba-PR, na garagem de uma empresa de turismo.
Sempre atuante pela 445, o AL-44503 encontrou seu fim em Junho de 2024 quando foi avistado em uma sucataria já sem varias peças, como rodas, porta e a ponteira do parachoque.
Para fechar vamos falar do AL-44504, o mesmo prestou serviços exclusivamente pelo Pedreira/Lomas até 2023 quando foi reprefixado como AL-024, atualmente opera na primeira viagem a linha 936 e no resto do dia a linha 443, em um esquema igual ao de seu irmão AL-44501.
Acompanhe nosso instagram.
Comentários
Postar um comentário