Empresas do Pará #019 - Sucesso Transportes

 

Por Equipe Parabuss
A História da Sucesso Transportes (GV) e do Grupo Vida começa na cidade de Barcarena, nordeste paraense, a trajetória da companhia começa por volta de 2010 quando começa a prestar serviço de transporte de funcionários para as fabricas da cidade, em especial a Albrás e Alunorte, industrias especializadas no processamento de Alumínio, para cumprir esse serviço a empresa comprou cinco Comil Svelto V com chassi Volkswagen 17.230 EOD, a parceria com a marca alemã perdura até os dias atuais.
Em 2011 a Sucesso começou a experimentar suas primeiras expansões de frota, aproveitando o aumento da demanda de funcionários por parte das industrias, adquiriu quatro Caio Apache Vip I - Mercedes-Benz OF-1418 que vieram usados da Júlio Simões Logística de São Paulo-SP, um quarteto de Marcopolo Senior V no chassi 9.150 EOD também foi encomendado, além de sete Marcopolo Ideale 770 e um Marcopolo Torino V, todos com chassi 17.230 EOD, por fim a empresa arrematou três Comil Campione 3.25 com chassi Mercedes-Benz OF-1722M que originalmente seriam entregues a empresa Irmãos Teixeira de Belo Horizonte-MG.
Para a frota de 2012 o Grupo Vida encomendou cinco mais Torino V - 17.230 EOD, com uma sutil diferença na configuração de janelas para a unidade do ano anterior, além desses Torinos também veio mais dois Ideale 770 - 17.230 EOD, além de ter sido incorporado um Volare V8 e um Ciferal Citmax - 17.210 EOD que antes era da Rio Guamá (AP) de Belém-PA.
Em 2013 as compras da empresa se basearam na dobradinha Neobus + Agrale, as aquisições daquele ano envolveram três Spectrum Class 320 e três Spectrum City, todos no chassi Agrale MA 15.0, além de um Thunder+ II - MA 9.2.
No ano de 2014 a companhia segue aumentando sua frota de locação, para tanto compra dois Senior - 9.160 OD Euro V, a primeira compra de motores Euro V para redução de poluentes na empresa, além desses micros também chegou dez Marcopolo Viaggio G7 900 no chassi Mercedes-Benz OF-1721 Bluetec V, com diferentes configurações de janelas.
Todavia em 2015 a Sucesso literalmente chega ao adjetivo que empresta o nome a empresa, após manobras politicas aliadas as péssimas operações de algumas empresas do intermunicipal paraense, a empresa do Grupo Vida em Julho de 2015 assume as linhas da Estrela do Mar (EM) e Expresso São Francisco (SL), além de operar para a ilha de Mosqueiro, a justificativa na época foi apenas como uma operação emergencial durante o período das férias escolares, mas mesmo depois que chegou Agosto a Sucesso continuou operando para Vigia, Colares, São Caetano de Odivelas, Santo Antônio do Tauá, Espirito Santo do Tauá, Penha Longa e acabou por ficar em definitivo no lugar da agora extinta Estrela do Mar que até protocolou uma ação judicial contra o Grupo Vida, mas (com perdão do trocadilho) sem Sucesso, a empresa ficou compartilhando as linhas de São João da Ponta, Marudá, Abade, Curuçá, Arsênio, Cristolândia e Vista Alegre com a Expresso São Francisco até a chegada da Princesa Morena no ano seguinte, como a Sucesso absorveu uma grande quantidade de linhas da Noite pro Dia, foi necessário um investimento volumoso para suprir todos os destinos, para tanto chegou naquele ano cinco Volare W-L, dois Volare DW9 Fly, cinco Ideale 770 sendo um com chassi OF-1721 Bluetec V e quatro com chassi Volvo B270F, cinco Neobus New Road 340 N10 - OF-1721, um Mascarello Roma 310 - B270F, quatro Comil Campione 3.45 - B270F, mais sete Viaggio G7 900 sendo cinco com chassi B270F e dois com chassi 17.230 OD Euro V e nada mais nada menos que vinte e cinco Marcopolo Ideale II com chassi 17.230 OD Euro V, a Sucesso foi a lançadora do modelo no estado, sendo que boa parte desses Ideale foi destinado ao serviço de locação das fabricas de Barcarena, e para finalizar as aquisições de 2015 foi comprado um Senior V - 8.160 OD Euro V que foi majoritariamente utilizado para o setor de fretamento.
Em 2016 após um alto investimento no ano anterior as compras desse ano foram bem tímidas, chega mais cinco Ideale - 17.230 OD Euro V fazendo com que a Sucesso tenha trinta veículos com essa configuração e adquire dois Marcopolo Audace também com chassi 17.230 OD Euro V, essas foram as ultimas aquisições da empresa que desde de então não comprou mais nenhum ônibus, a Sucesso seguiu operando as linhas da PA-140 até por volta de Outubro de 2018 quando entregou as concessões para a Monte Hebron Transportes (VH) que conta com a antiga administração da Estrela do Mar, após o fim das suas operações no intermunicipal paraense o Grupo Vida vende boa parte da frota da empresa, atualmente a Sucesso continua no ramo de locações, porém com uma participação bem menor, em 2020 a empresa acabou por perder os contratos da Albrás, Alunorte e Hydro para a RCR Locações de Recife-PE.
Acompanhe nosso instagram.

Comentários