Empresas do Pará #016 - Coopetpan

 

Por Equipe Parabuss
O surgimento da Coopetpan (CN) deriva de uma época onde a extinta Beiradão já estava com uma operação decadente na linha Mosqueiro/Belém, diante desse contexto vários perueiros que já operavam essa rota decidiram se unir para explorar esse trecho de forma legalizada, a oficialização da Cooperativa de Transporte de Passageiros do Norte se deu por volta de 2009, sua frota inicial contava com dois Neobus Spectrum - Mercedes-Benz OF-1418, dois Maxibus Dolphin, um OF-1418 e um OF-1722M, dois Volare W9, um Volare W8, um Marcopolo Ideale 770 - OF-1418 e um Marcopolo Senior Midi - Agrale MA 15.0, os primeiros veículos da cooperativa eram da cor amarela e isso logo se tornou a cor padrão da Coopetpan, razão pelo qual os usuários chamam seus carros de "amarelinhos", em um primeiro momento a Coopetpan operava apenas o serviço Convencional na linha enquanto a Beiradão atendia o serviço Semi-Urbano, que aceita passageiros em pé, com a falência definitiva da Beiradão e a entrada da extinta Condor (CD), a Coopetpan acabou por herdar o serviço Semi-Urbano.
Em 2010 visando aumentar a frota para o mês de Julho, a cooperativa adquiriu um Volare W8, um Volare W9 e dois Comil Campione 3.25X - OF-1722M usados da Auto Viação Reginas de Duque de Caxias-RJ, já em 2011 chega dois Volare W9, um W9 Fly e um Comil Piá II com chassi Volkswagen 9.150 EOD que tinha o diferencial de ser trucado, o mesmo veio usado do Ceará e da Vantur.
Para 2012 a Coopetpan recebe um W9 e um W9 Fly, além desses micros a Transulisses começa a agregar seus ônibus na Coopetpan, nesse ano a empresa de turismo alocou na frota da cooperativa dois Ideale 770 - OF-1722M, um Marcopolo Senior V - Mercedes-Benz LO-915 e um Neobus Thunder Way - LO-912, os micros possuiam configuração semi-urbana, com portas de duas folhas, todos os veículos da Transulisses tem emplacamento do Paraná, no ano seguinte 2013 as aquisições incluem um Spectrum - OF-1418, dois Volare W9 Fly e dois Volare W-L.
2014 chegou com uma novidade incrível, a compra de um Marcopolo Audace - OF-1721 Bluetec V, além desse ônibus também chegou a frota da Coopetpan uma dupla de Senior V - Agrale MA 10.0, além de mais um Volare W-L, em 2015 chega um trio de W-L, um W9 Fly, um Senior V - LO-915, além de um Comil Versatile II - Volkswagen 15.190 EOD, carro que já havia pertencido a Big Benn Turismo e a Trans Adson de Salinopolis-PA.
Em 2016 chega outra super novidade na Coopetpan, um Marcopolo Ideale II - OF-1721 Bluetec V, o mesmo era bastante especial pois havia sido o modelo de demonstração da Marcopolo, também foram agregados um Marcopolo Viaggio 900 - VW 17.230 OD Euro V que pertencia a extinta Samaúma Locações e um Volare W9.
Em 2017 começa o processo de desativação dos veículos mais antigos, naquele ano chega um Piá III - Agrale MA 8.7, mais dois Volare W-L, modelo que se tornou um fenômeno na Coopetpan, e por fim chegam dois W9 Fly e um W9, o trio veio usado da Sinprovam, sindicato que reúne os motoristas de transporte alternativo.
Nos seus 10 anos de operação a Coopetpan continuou renovando e trouxe um novíssimo Fly 9, lançamento da Volare naquele ano e um W9 ex-Sinprovan, em 2020 mesmo na pandemia a cooperativa seguiu comprando micro, naquele ano chegou um W-L e um DW9 Fly que tem procedência do Amapá, em 2021 e 2022 as compras se limitaram a um Volare Fly 10 em cada ano.
Ao longo de 2023 a Coopetpan vem fazendo suas renovações pontuais, até o momento foi agregado na cooperativa um Volare W9 ex-Cootait (CH), um W-L ex-Sinprovan e um Comil Piá IV - 9.160 OD Euro V, é o primeiro carro da Coopetpan a ser equipado com elevador para pessoas com mobilidade reduzida, sem duvida uma excelente aquisição, atualmente a Coopetpan concorre com o consorcio de empresas que opera a linha 970-Mosqueiro/São Brás e com a Cootam que opera o braço alternativo do Mosqueiro/Belém, atualmente a tarifa é de R$ 15,00 para o trajeto completo e de R$ 7,00 para os destinos no meio da viagem.
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