Por Equipe Parabuss
Há exatos 200 anos, Pedro de Alcântara então príncipe regente de Portugal proclamava as margens do Rio Ipiranga a Independência do Brasil, com isso nosso país deixava de ser um estado subordinado a coroa portuguesa e passaria a ter sua própria autonomia, este fato como havia de se esperar foi tão marcante para a história do país que rendeu-lhe homenagens em vários cantos do nosso território, aqui no Pará na área da Região Metropolitana de Belém uma via muito importante leva esse nome, a Avenida Independência, ela é uma ligação bem importante entre Belém, Ananindeua e Marituba e serve como alternativa para a BR-316, a Avenida Independência tem 17,5 km de comprimento incluindo sua continuação a Avenida Centenário que apesar do nome não tem referência ao movimento de separação do Brasil e sim ao centenário da Assembleia de Deus, sendo ambas importantes conexões e vias de trafego mais rápidas algumas linhas de ônibus operam em sua extensão, a seguir vamos conhecer cada uma delas.
642 - Marex/Centro (Via Bengui)
Operada desde de 2011 pela Empresa de Transportes Nova Marambaia (AT), foi uma das primeiras linhas a operar na Avenida Centenário, a sua operação no Conjunto Catalina que fica as margens da Centenário resultou na extinção da antiga 756-Catalina/Felipe Patroni, faz ligação para a Rodovia Arthur Bernardes.
665 - Cordeiro de Farias/Presidente Vargas
Linha operada desde de os anos 80 pela Nova Marambaia a 665 teve seu trajeto desviado para a Avenida Centenário em 2015 durante as obras de requalificação da Avenida Augusto Montenegro e para evitar concorrência com sua linha-irmã 667-Cordeiro de Farias/Ver-o-Peso.
785 - Tenoné/Ver-o-Peso
É operada desde de 2014 pela Belém Rio Transportes (BD) em substituição a extinta Eurobus (BR), assim como a 665 também foi desviada pela Centenário para oferecer alternativa a linhas sobrepostas, com o Integra Belém se tornou a única linha que trafega pela Avenida Centenário a integrar no Terminal Mangueirão.
860 - Tapanã/UFPa
Linha de operação compartilhada entre Viação Guajará (AI) e Nova Marambaia, serve para o deslocamento de estudantes entre a Universidade Federal do Pará e os bairros de Val-de-Cans, Catalina, Bengui e Tapanã.
869 - Tapanã/Presidente Vargas
889 - Icoaraci/Centro (Centenário)
Como a própria linha reforça em sua bandeira é operada pela Avenida Centenário, começou em 2012 com a extinta Transportes Santa Isabel (BQ), depois passou pelas mãos das extintas Princesa (BP), VIP Transportes (CE) e Vianorte (CF), atualmente é compartilhada entre Nova Marambaia e Belém Rio, sendo que esta ultima tem participação majoritária na 889.
906 - Guajará/Ver-o-Peso (Centenário)
Criada em 2015 como um desmembramento do itinerário principal a 906B consegue ser tão eficiente e lucrativa como a 906A, operada pela Viação Forte (AF) a linha não sofreu redução operacional como a suas irmãs 907 e 911.
907 - Paar/Ver-o-Peso
A 907 tem sua origem nos anos 80 com o nome UNA, sendo uma das primeiras linhas operadas pela Viação Forte, a mesma trafega pela Independência entre a Rodovia dos Trabalhadores (Conjunto Stelio Maroja) e a Rodovia Mário Covas e como citado na linha anterior padece com uma subtração de sua frota em favor das linhas 878, 906 e 911.
984 - 40 Horas/Presidente Vargas
Foi concebida em 2012 como uma divisão da linha 795-Cabanagem/Presidente Vargas para atender aos moradores do 40 Horas em Ananindeua, atualmente passa pelo mesmo processo de redução do quadro operacional semelhante a 907.
986 - Jiboia Branca/Ver-o-Peso
Anteriormente a 2016 a 986 tinha seu final de linha na própria Independência, todavia com a requalificação da Avenida para proporcionar um transito com mais fluidez o ponto final foi deslocado para o bairro do Sideral, com isso a 986 fica junto com a linha 754-Sideral/Ver-o-Peso.
A independência é algo a ser celebrado como uma vitória do povo brasileiro e enquanto nação não podemos abrir mão de nossa liberdade, VIVA O BRASIL E SEU 200 ANOS DE INDEPENDENCIA.
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