Sistema de Transporte de Belém - Parte 3

 

Por Equipe Parabuss
ATENÇÃO: Leia antes a Parte 1 e a Parte 2

Para finalizar a nossa "minissérie" sobre a organização do transporte coletivo de Belém vamos falar sobre a atual padronização da Região Metropolitana de Belém, a pintura começou a ser vista a partir de meados de 2007 nos ônibus, mas já em 2006 a Prefeitura de Belém começou a ensaiar uma mudança de layout, o pontapé inicial do viria a ser a pintura "Belém Turística" começou pelos ônibus da linha 970-Mosqueiro/São Brás, onde um arco que partiria e terminaria a altura das esquadria das janelas interceptaria uma figura regional em seu meio, com o prefixo ainda na direção da caixa de roda frontal e o logotipo da empresa na direção da caixa de roda traseira, como já era na pintura marajoara, com o acréscimo do nome do bairro/região de operação que ficaria ao lado da plotagem do zona, ainda naquele ano uma outra empresa participou da fase "beta" da pintura, era a extinta Pirâmide Transportes (BK) que operava a também extinta 796-Cabanagem/São Brás, a pintura trazia um par de vasos marajoaras com uma pintura marrom que tinha uma leva curva na parte do meio, essa pintura também contava com o nome do bairro/região em sua lateral.
A partir do ano de 2007 a padronização Belém Turística começou a ser utilizada pra valer no sistema, ela fazia parte de um projeto de embelezamento da cidade, onde figuras do cotidiano seria levada de um canto a outro, o arco que seguia as primícias da pintura de Mosqueiro agora alcançava a área das caixas de rodas e servia como uma espécie de canoa, as cores da pintura marajoara foram totalmente trocadas com exceção da área da BR-316 que permaneceu azul, a seguir você confere a relação das cores e plotagem por cada zona.
- Zona Central: Cor Vinho / Plotagem: Carregadores de Açaí;
- Zona Transição: Cor Verde / Plotagem: Arara Vermelha;
- Zona Augusto Montenegro: Cor Amarela / Plotagem: Vasos Marajoaras;
- Zona Transcoqueiro: Cor Amarela / Plotagem: Arvore de Ananin;
- Zona Arthur Bernardes: Cor Laranja / Plotagem: Cuia de Tacacá;
- Zona BR-316 (Belém): Cor Azul / Plotagem: Frutas de Tucumã;
- Zona BR-316 (Ananindeua): Cor Azul / Plotagem: Arvore de Ananin;
- Zona BR-316 (Marituba): Cor Azul / Plotagem: Monumento ao Menino Deus;
- Zona BR-316 (Benevides): Cor Azul / Plotagem: Liberdade dos escravos do Pará;
- Zona BR-316 (Benfica/Murinin): Cor Azul / Plotagem: Buquê de Flores;
- Zona BR-316 (Santa Bárbara do Pará): Cor Azul / Plotagem: Não tinha;
- Zona Mosqueiro: Cor Amarelo e Laranja / Plotagem: Pórtico de Mosqueiro.

O cenário dos transportes também estava mudando nesse período, nessa época varias empresas tradicionais estavam se dividindo em novas companhias, entre 2007 e 2022 mais de vinte empresas foram criadas, sendo o auge entre 2007 e 2012.
BP - Viação Princesa do Salgado;
BQ - Bonsucesso / Santa Isabel;
BR - Eurobus;
BS - Torre Forte;
BT - ViaLuz;
BU - Transportes Canadá;
BV - Transportes Amazonas;
BX - Alternativa Transportes;
BZ - Viaje Bem Transportes;
CA - Transporpará;
CB - Fênix Transportes;
CC - Transuni;
CE - VIP Transportes;
CF - Vianorte;
CG - Transcol;
CH - São Cristóvão;
CJ - Vip Premium;
CL - Transcapi;
CM - Via Urbana;
CN - Expresso Marajoara;
CQ - Central Trans;
CR - Transportes Montenegro;
CT - ViaBus Transportes.
Em 2010 a atual pintura sofre a primeira e única alteração em seu layout, visando reduzir o custo das empresas para replotagem em seus ônibus, a então CTBel decide abolir o uso das figuras regionais e troca pelo brasão da capital com a inscrição "Cidade de Belém" abaixo, a tendência seria seguida depois pelas empresas de Marituba, Benevides e Santa Bárbara, apenas as empresas de Ananindeua continuam a utilizar a figura regional da Arvore de Ananin.
Em 2014, há uma tentativa da gestão Zenaldo Coutinho (PSDB) em alterar o layout dos ônibus, visando retomar a ideia original da "Belém Turística" com muito mais traços regionais nas laterais dos veículos.
Apenas as empresas Belém Rio (BD) e ViaLoc (BJ) compram exemplares com o que era para ser uma nova padronização, infelizmente a ideia fracassou, a Belém Rio se desfez de todos os seus ônibus com a "nova" pintura e a ViaLoc conservou apenas as duas unidades que vieram para a zona azul, aparentemente as cores das zonas iria continuar as mesmas.
Em 2021 na atual gestão Edmilson Rodrigues (PSOL) depois de 30 anos há alteração no campo dos prefixos, a partir de Janeiro os ônibus começaram a ter prefixos soltos, sem vinculação a linha, embora a ideia tenha sido interrompida, empresas de grande porte como Viação Forte (AF), Nova Marambaia (AT) e Belém Rio continuaram a utilizar os prefixos rotativos, a expectativa para 2022 é que a licitação do transporte coletivo de Belém traga uma nova padronização as empresas de ônibus.
Essa foi a nossa serie sobre a evolução do transporte publico da nossa cidade, obrigado pela leitura e não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais.

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