Balanço Parabuss 2021



Por Equipe Parabuss

E 2021 foi o ano da recuperação, com o advento da vacina contra o Covid-19 a rotina que havia se perdido em 2020 começou a sua volta a normalidade neste ano, e novas perspectivas no transporte paraense começaram a ser vistas.
Logo no começo do ano em Janeiro, a nova gestão da SeMOB decidiu que iria implantar o sistema rotativo no sistema, tendo vista as futuras operações do BRT Belém, o sistema foi adotado inicialmente pelas empresas Viação Forte (AF), Nova Marambaia (AT) e Belém Rio (BD), na teoria nenhum ônibus seria vinculado as linhas como ocorria desde de 1991.
Ainda em Janeiro, a empresa São José (BG) que tem forte atuação no bairro de Canudos adquire três unidade do Comil Svelto, com a atualização facelift de 2017, só que até o presente momento esses veiculos estão estocados na garagem, aguardando autorização de trafego.

A Transcol (CG) empresa que opera no bairro da Pratinha em Belém, fez a recuperação de um Comil Svelto VI que estava sucateado na garagem, trocou o motor que originalmente equipava o ônibus e inicialmente o numerou como CG-63820, posteriormente renumerado para CG-63802.


Fevereiro é um mês curto, mais que foi bem agitado, a nova gestão da SeMOB volta atrás e decide cancelar temporariamente a utilização de prefixo rotativos, alegando que era necessário mais estudos sobre a questão, que envolve também uma nova padronização nos ônibus, enquanto isso a nova SeMOB sob o comando de Ana Valeria Borges começa a sanar as queixas sobre a péssima qualidade de operação da Belém Rio, o ponto de partida foi no Residencial Quintas dos Paricás no bairro de Águas Negras em Icoaraci.

A Superintendência retirou a Belém Rio da linha 881-Águas Negras/São Brás e fez o inimaginável, o entregou a uma cooperativa no caso a CTC (CCM) que anteriormente adquiriu 6 GranMicro 0 Km para a linha 620-Cordeiro de Farias/Castanheira e deslocou 4 desses micros para a 881, todavia por burocracias do Setransbel os micros da CTC não possuem o validador do Passe Fácil, prejudicando quem utiliza o Vale Digital.


No setor rodoviário a Boa Esperança no ano de seu cinquentenário, começa as comemorações trazendo um lote de quatro Marcopolo Paradiso 1800 New G7, já com o selo comemorativo dos 50 anos, as quatros unidades se direcionaram para o serviço convencional.


De volta ao setor urbano, a Nova Marambaia adquiriu mais um lote do CAIO Apache Vip IV, mesclados em ônibus para operações comuns e para o sistema Troncal, esse lote veio para renovar a frota das linhas tradicionais da NM, contudo esses ônibus passaram praticamente o ano inteiro parados na garagem.


Em Março, você viu aqui a protocolação da saída da Belém Rio (BD) do sistema da SeMOB, fato que até atualmente ainda não foi consumada, a Belém Rio opera 80% das linhas do distrito de Icoaraci, substituindo o pool de empresas derivadas da antiga Icoarciense, com o passar do tempo um serviço deficitário começou a ser apresentado, e ônibus com manutenção péssima começou a ser rotina entre seus usuários, já em Ananindeua a Fênix Transportes (CB) reativa mais um Torino ex-ViaLuz (BT) que foi extinta em 2020, o mesmo foi numerado como 000306 na linha 40 Horas/Marituba.


Abril passou sem muitas mudanças, e Maio logo chegou com a "tradicional" greve dos rodoviários que ocorre próximo ao Dia das Mães, a dita greve durou dois dias, com um acordo para que a questão salarial da classe fosse resolvida apenas em Dezembro; enquanto isso a Boa Esperança trouxe o segundo lote de ônibus dos 50 anos, desta vez foram 10 Paradisos 1600 LD New G7, já com o sistema Biosafe da Marcopolo, os veículos foram numerados do 706 ao 715.


Dando continuidade a reativação de veículos ex-ViaLuz, a Fênix coloca na ativa mais um Torino V, dessa vez escalado para a 017-Icuí/Marituba e prefixado como 001706.


Mas o fato marcante de Maio mesmo foi a entrada da Transcap (CL) em Outeiro (DAOUT), a empresa que vinha se recuperando de uma grave crise começou a se aventurar no distrito belenense pra valer apenas em Julho, vale lembrar que a área de atuação original da Transcap são os municípios de Benevides e Santa Bárbara do Pará, além do distrito de Mosqueiro (DAMOS)


Em Junho, a Boa Esperança trás seu terceiro e ultimo lote em comemoração aos 50 anos, seis Double Decker sendo dois Paradisos 1800 New G7 com configuração Leito e quatro Busscar Vista Buss, tendo os Paradisos sido numerados como 700 e 701 e os Vista Buss do 702 ao 705.


E novamente a Fênix faz a recuperação de outro ônibus que era da extinta ViaLuz, desse vez é um Apache Vip II que rodava anteriormente como BT-22913, como uma força de balancear a frota entre 003 e 017, a Rosário de Fatima o aloca na linha do 40 Horas como 000307.


Julho começa quente na Transcap, para reforçar a sua frota por conta do acréscimo da linha 857, a empresa compra quatro Comil Svelto VI que pertenceram a Auto Lotação Ingá (RJ) e os distribui entre as linhas 975, 977 e a reserva operacional, já visando movimento das férias, em especial para o distrito de Mosqueiro, e por falar em Mosqueiro, quem também se preparou para a alta temporada na "bucólica" foi a Transmosqueiro (SC) que comprou diversas unidades do Ibrava Apollo, todas usadas de cooperativas paulistas.


Agosto vem com tudo na Águas Lindas (BL), a empresa ananindeuense faz uma compra de ônibus 0 Km depois de mais de 10 anos, um quarteto de Torino S que vieram sob o chassi 17.260 OD, nos noticiamos aqui no Parabuss a chegada deles.


Já no final do mês, seguindo o exemplo da Transmosqueiro, a Transuni (CC) adquire um lote de 4 Ibrava Apollo oriundos de SP, todos para a linha 893-Tapanã/Castanheira, com prefixos do CC-89301 ao CC-89304.


A Alucar Locações compra em Setembro três Comil Versatile Gold, com o objetivo de ampliar a frota que tem como objetivo o transporte de funcionários da empresa extrativistas.


Em Outubro, a Cootracbel (CCA) uma cooperativa complementar compra seu primeiro micro para a linha 897-Icoaraci/Castanheira (Paracuri I), um Neobus Thunder+ vindo do Transporte Alternativo de Betim (MG).


A empresa Santarém Transportes Urbanos (antiga Eixo Forte) situada na cidade homônima no Oeste do Pará adquire três Apache Vip II que antes eram da Saens Peña de São José dos Campos (SP) e recebem as numerações 11 11 41, 11 11 42 e 11 11 43.


Novembro começa cheio de novidades em relação a operação do BRT Belém, que depois de praticamente um ano e meio parado começa a voltar a sua normalidade, além disso a Prefeitura de Belém lança o plano Integra Belém, que visa uma reestruturação e integração das linhas de Belém e Ananindeua, como foco no Terminal Mangueirão, o maior do sistema BRT Belém, atualmente contempla 18 linhas com foco em diversos bairros ao longo da Rodovia Augusto Montenegro.


A Transuni continua sua renovação de frota baseada em micros que anteriormente rodaram na capital paulistana, dessa vez foi adquirido um Volare W9 Fly e um Neostar Thunder+, a dupla ganhou os prefixos 89305 e 89306 respectivamente.


A perola do Tapajós é agraciada por uma boa novidade no final de Novembro, a empresa J&T Transporte e Turismo compra o primeiro Torino VI de Santarém, procedente da empresa Manoel Rodrigues (SP).


E enfim chegamos ao ultimo mês do ano, Dezembro foi um mês bem agitado, em especial para a Auto Viação Monte Cristo, a empresa sofre a quarta paralisação de funcionários no ano, que já havia ocorrido em Abril, Maio e Outubro, o quadro financeiro da empresa é delicado e não é incomum funcionários ficarem sem receber os salários.


Paralelo a isso, no dia 14 uma ameaça de greve geral dos rodoviários é anunciada, todavia um acordo entre patronal e sindicalistas abafa a greve, no distrito de Outeiro a Transcap opera pela ultima vez a linha 857 no dia 10, a empresa estava deixando a desejar na operação, em seu lugar entra a empresa Nova Marambaia que anuncia no mesmo dia a aquisição de novos ônibus, a primeira da nova gestão da empresa.


Para encerrar as reativações de ônibus ex-ViaLuz, a Fênix ativa mais um Apache Vip II, dessa vez como 001707, a demora em levantar os ônibus é pelo estado que se encontravam enquanto estavam na garagem da ViaLuz, que por sinal foi cedida a Transportes Canadá (BU).


Além do baque de perder a linha 857, a Transcap sofreu outra sanção da SeMOB na linha 970, perdeu varias tabelas que tinha e foi expulsa da Mosqueiro/São Brás (situação que a SeMOB revisou mais tarde), um pool de empresas que é conhecida por "consorcio" assumiu as operações da linha 970.


Sobrou para a Transcap realocar parte da antiga frota da Outeiro/São Brás na Santa Bárbara/São Brás, ainda com a cor incorreta para a zona em operação.


Já as proximidades do natal, Belém foi agraciada com a visita de um CAIO Millennium IV de testes da Mercedes-Benz, o mesmo foi visto na garagem da empresa Nova Marambaia e no pátio da Rodobens Automóveis (concessionária Mercedes-Benz em Ananindeua).


E esse foi o Balanço Parabuss 2021, uma perspectiva sobre o transporte do Pará ao longo deste ano, a família Parabuss deseja a todos os seus leitores e amigos um Feliz e Prospero 2022, onde possamos estar unidos novamente no ano que vem, e siga-nos em nossas redes sociais !!!

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