Transcap: Inicio, queda e ressurgimento

 Por Equipe Parabuss



No ano de 2008, surgia em Santa Bárbara do Pará a Transcapi, mais uma empresa que entrava no sistema de transporte coletivo da região metropolitana de Belém, começou com veiculos provenientes do estado do Rio de Janeiro, tais como o Neobus Mega 2000 e Marcopolo Viale, e operava a linha 977-Santa Barbara/São Brás, a empresa também operava a rota Benevides-Castanheira com micros ex-São Paulo, utilizando-se de Caio Foz e Neobus Thunder+, esse micros de Benevides eram apenas agregados a empresa, em um sistema que se tornou único na RMB, em 2011 90% da frota da Transcapi era composta por micros, que havia substituído os veículos grande na 977, tinha a concorrência da extinta Transporpará em Santa Barbara e da Auto Viação Maguari em Benevides, no ano seguinte começa a operar a linha Benfica-Murinin/Castanheira, já com Volare W8 e DW9 e com o Comil Piá.




Em 2014 a empresa começa sua ascensão, com o fim da Transporpará, a Transcapi precisava recuperar a frota perdida da 977, para tanto trás dois Torino 2007 sob o chassi OF-1722M que pertenceram a Viação União (RJ) e logo os aloca na Santa Barbara/São Brás, ao mesmo tempo dois 17.230 EOD ex-Transportes Pegaso (RJ) começam a operar na Benfica/Castanheira, ambos eram agregados, ainda no mesmo ano a empresa recebe quatro Apache Vip II-OF-1722M ex-Transportes Flores (RJ), o quarteto possui desembarque central, no final de 2014 a empresa repete a dobradinha Vip-OF-1722M e trás sete ex-Pendotiba, com 3 portas e letreiro lateral próximo a porta traseira, chega 2015 e em Abril volta-se a repetir a combinação Vip II-OF-1722M ex-Pendotiba, dessa vez três unidades são adquiridas, esses Vip II em especial possuíam janelas rodoviárias e apenas 2 portas, no mesmo ano a empresa muda seu nome para Transcap, e começa a circular na linha 970-Mosqueiro/São Brás, a mais longa da RMB, e para completar o quadro de horários da linha que é compartilhada entre as demais empresas do sistema, resolve trazer diversas unidades do Torino 2007 sob o chassi OF-1722M, os ônibus eram provenientes da Nsa.Sra da Penha, Viação Verdun, Transurb e Nsa.Sra das Graças, todas do Rio de Janeiro, Vip II provenientes da Graças e da Transurb também são comprados pela empresa, no mesmo ano a Transcap deixa de operar na Benfica/Castanheira e abre mão da Benevides/Castanheira para operar nas linhas 975-Benevides/São Brás e 976-Benevides/Presidente Vargas em conjunto com a Fênix Transportes para substituir a Barata Transportes e a extinta Expresso Michele.




Porém toda essa absorveção de linhas e o crescimento da frota foram impactantes para a Transcap, a empresa sente o baque do inchamento da frota e começa um processo de declínio a partir de 2016, nesse ano a empresa recebe cinco Apache Vip II no chassi OF-1519 para operar em Benevides, foram os primeiros ônibus Euro V da empresa, a mesma cessa suas aquisições próprias e começa a agregar veículos na sua frota, como já havia feito no passado, inicialmente na linha 975 com um trio de Millennium II sob o chassi 17.260 OT e um Svelto 2008-17.230 EOD, que tão logo deixam a empresa, a partir deste ano ônibus que não pertencem a empresa mas operam suas linhas começam a se tornar algo frequente na CL, a Transcap passa a comprar de veículos únicos tais como um Torino-OF-1722M ex-Vera Cruz (RJ) em 2017 e um Vip II-OF-1418 ex-Expresso Garcia (RJ) em 2018, revelando que a empresa não está bem financeiramente, os ônibus em questão operam por apenas algumas semanas e somem da Transcap.




Chega o ano de 2019 e o mesmo se revela um ano horrível para a Transcap, tendo uma frota cada vez mais sucateada e com baixas por falta de peças na garagem, o quantitativo de ônibus vai reduzindo em suas linhas, em Junho de 2019 começa uma grave crise financeira na empresa, sem pagamento os rodoviários da empresa começam a fazer greve, e as operações de suas linhas que já eram precárias, tornam-se praticamente inexistentes, a 975 que já vinha sendo operada por alguns agregados, passou de vez para as mãos deles, já a 970 e 977 cambaleavam com poucos ônibus, ainda assim ela compra um trio de Torino 2007-OF-1418 ex-Piracicabana (SP) e ex-Sião Thur (AP).




A empresa chega a beira da falência, a SeMOB convoca outras empresas do sistema para operar emergencialmente a 970, enquanto a Transcap tenta se recuperar, a antiga gestão faz sua ultima compra e trás novamente um trio de Torino 2007-OF-1418, desta vez oriundos da Via Loc, todos para a operar a linha 977, cada vez mais atolada em dividas a empresa é tomada por uma retifica de motores, para a qual a Transcap devia mais que seu patrimônio total, logo a nova gestão começa a botar ordem na casa, e adquire cinco Apache Vip II-OF-1722M, dois ex-Nova Marambaia para operar a 977 e três ex-Nova Suissa (MG) para operar na 970, a empresa começa a ganhar folego financeiro novamente e volta a operar rotas que não tem lucratividade como a 976 e 973-Santa Barbara/Presidente Vargas, e a empresa segue com a politica dos veículos agregados na 975, que contou com 15 ônibus em seu auge, 2020 bate na porta e com ele vem a maior pandemia que o planeta já viu, empresas vão a falência e o numero de passageiros reduz devido as medidas de isolamento social, mesmo assim a Transcap continua sua volta por cima, e segue a adquirir ônibus que eram da Nova Marambaia, como Apache Vip II-OF-1722M, Torino 2007-OF-1722M e Caio Foz Super-OF-1218 todos para operar as linhas 970 e 977.




Depois de 4 anos sem investimentos na 975 que estava nas mãos dos agregados, a Transcap trás um segundo lote de Caio Foz Super exclusivamente para essa linha, com um novo logotipo simbolizando o sucesso da nova gestão ante todos os problemas que a empresa passou em 2019, a empresa começa um processo de recuperação dos ônibus da antiga gestão e começa a preencher as lacunas de ordem de serviço que haviam se perdido durante a crise de 2019, principalmente na 970, no final do ano a empresa começa a comprar Apache Vip II e Svelto 2008 ambos no chassi 17.230 EOD que anteriormente haviam pertencido ao Consorcio Sorocaba (SP) para completar de vez a frota das linhas 970 e 977, e em 2021 a promessa é de que a Transcap traga mais ônibus vindos de Sorocaba e que a mesma comece a desagregar os ônibus que operam na 975.



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