Balanço Parabuss 2024

Por Ramon Gonçalves - Equipe Parabuss
2024 foi um ano marcado do inicio ao fim por muitas novidades, movimentações e trocas no cenário do transporte, o blog Parabuss esteve ao longo deste ano acompanhando os detalhes do presente, contando historias do passado e vislumbrando ações futuras, fique conosco e leia os fatos que marcaram o setor da mobilidade paraense.
No começo de Janeiro a cidade de Santarém no oeste paraense já foi surpreendida por um aumento nas tarifas de ônibus, sendo que até então o ultimo aumento havia sido há pouco mais de 6 meses, já em Ananindeua a Prefeitura Municipal anunciou o rompimento do contrato com a empresa que havia ganhado a licitação para operar o transporte interno do município, em Parauapebas a VIX Logistica chegou com alguns veículos novos para operar nas minas da Vale na Serra dos Carajás, para finalizar o mês houve movimentações de frota na Monte Cristo (AL), ViaLoc (BJ) e Barata Transportes (BN), essas movimentações foram comuns ao longo deste ano.
O mês de Fevereiro chegou sem muitas novidades, a Transportes Nova Marambaia (AT) deixou a operação da linha 970-Mosqueiro/São Brás, todavia mais para frente essa decisão foi revista, já a Monte Cristo fez uma tentativa de reerguer a linha 634-Marex/Arsenal com o veículo AL-017, porém essa ideia foi logo abandonada, por fim a ViaLoc alterou o prefixo de um de seus Comil Svelto VI - Scania F250.
Março foi o mês das grandes maquinas, na ViaLoc foi vendido um dos F250 que vieram na Caravana Scania, já na Monte Cristo e Viação Santa Rosa (CV) foram recuperados ônibus com chassi Volvo B270F, o motor da marca sueca é um MWM 7B270 com potência de 270 cavalos, reconhecido por sua alta tecnologia, atualmente seis empresas do sistema utilizam o B270F em suas frotas.
Novo mês, nova identidade visual, em Abril a Transkalledy (TK) resolveu alterar o layout de seus veículos para uma nova pintura que carrega as cores grená e prata, já no cenário urbano a Transportes Nova Marambaia resolve alterar a rota da linha 230-Pedreira/Felipe Patroni, experimentando um novo mercado de passageiros pela Travessa Humaitá, já a Transportes São João (BG) segue o exemplo da empresa anterior e abandona a linha 970, mas volta a opera-la dias depois.
No aniversário de 05 anos do Parabuss em Maio fomos agraciados com a entrega da primeira unidade do Caio Apache Vip V para a cidade de Belém, o veículo faz parte dos 300 novos ônibus que a Região Metropolitana está recebendo para renovar a frota por conta da COP 30 que vai acontecer no próximo ano, no mesmo mês foram concluídas as unidades da Transportadora Arsenal (AA) e da Viação Forte (AF), no outro lado do estado em Santarém o processo de licitação do transporte urbano foi concluído e três empresas ganharam o certame.
Junho foi um mês cheio de novidades, além da chegada dos Apache Vip V da Transurb (AE), Autoviária Paraense (AV), São José, ViaLoc, Águas Lindas (BL) e Santa Rosa, também chegou os novos Marcopolo New Senior da empresa Alucar para operar no Transporte Interno de Ananindeua, assim como os veículos do sistema Setransbel estes micros já contam com Ar-Condicionado e Wi-fi a bordo, todavia foram impedidos de rodar por conta da eleições municipais que se aproximavam, houve movimentações no transporte intermunicipal onde a Empresa São Luís de Abaetetuba adquiriu um Marcopolo Viaggio G8 800 0 Km, já a Transportes Boa Esperança (BE) iniciou uma nova linha para Viseu via PA-462, além da inauguração do novo Terminal Rodoviário de Cametá e a criação da nova agência reguladora de transporte a ARTRAN, infelizmente sofremos um grande baque com a partida repentina do colega Claudio Melem Junior, colaborador e co-criador do blog, um membro que estará sempre em nossos corações.
Julho é marcado pela chegada dos novos Higer Azure A12 Elétricos adquiridos pela Prefeitura de Belém para operar na canaleta do BRT, além desses carros chegou também o novo Marcopolo Viaggio G8 1050 da Transportes Boa Esperança, que foi a cliente lançadora do modelo e os Apache Vip V da Viação Monte Cristo e Transcol (CG), além de um Apache Vip V de testes para treinamento de motoristas.
Infelizmente Agosto trouxe uma pessima surpresa para a Transportadora Arsenal, na madrugada de 26/08 um incêndio de grandes proporções provocou a perda de cinco veículos da companhia, com esse fato mudanças tiveram que ser feitas na frota da empresa mais adiante.
Além da Arsenal, a Viação Forte, Rio Guamá e Barata Transportes promoveram uma verdadeira dança das cadeiras em Setembro nas suas frotas, renovações foram feitas na empresas do interior, a R&M recebeu dois novos Mascarellos Ello enquanto em Santarém após um processo licitatório as empresas Viação Transportes Urbanos (01) e M&P Transportes (03) adquriram alguns Marcopolo Torino - OF-1721 Euro VI, sendo os primeiros com essa configuração no estado, já as prefeituras de Belém e Ananindeua conseguiram as vésperas das eleições autorização para operar com veículos que adquiriram em meses anteriores, enquanto o Governo do Estado conseguiu recursos para comprar 265 ônibus para operar futuramente no BRT Metropolitano.
Por conta das eleições de Outubro, nos dias das votações do primeiro e segundo turno os ônibus da Região Metropolitana de Belém circularam com tarifa zero, neste meio tempo a CSM Transportes (RT) deu inicio as operações da linha Castanhal/Santa Isabel que havia sido desativada pela extinta Expresso Modelo desde de 2019, já na Perola do Tapajós a empresa CC Sousa (02) comprou o primeiro ônibus articulado da cidade, no fim do mês um grande susto para a Auto Viação Monte Cristo, o banco Luso-Brasileiro tomou todos os Apache Vip V da empresa sem os mesmos não terem circulado por nenhuma linha, posteriormente este imbróglio foi resolvido e os veículos foram devolvidos para a companhia.
O mês de Novembro reservou uma surpresa muito especial, a Viação Nova Itapemirim chegou as terras parauaras vindo de Aracajú-SE, paralelo a esse fato tivemos um repeteco da Tarifa Zero no transporte da RMB nos domingos do ENEM e fechando o mês noticiamos que o município de Canaã dos Carajás irá contar futuramente com transporte interno, melhorando a mobilidade da cidade.
Dezembro foi um mês com bastante novidade, refletindo boa parte do ano de 2024, mas as empresas ainda seguem em maus-lençóis, houve o registro de uma pequena greve na Transcol onde a mesma não vinha cumprindo com seus compromissos para com os funcionários, dias depois foi a vez da Monte Cristo experimentar as intemperes do Sindicato dos Rodoviários, enquanto isso teve empresa histórica fechando as portas de vez, trata-se da Transbrasiliana, companhia que operou por muitos anos no Sul, Sudeste e Oeste paraense, e como parte das ultimas renovações do ano, noticiamos a renovação de frota que a Transportes São Raimundo (RR) vem promovendo em sua frota, já na capital as empresas Monte Cristo, Transportes Canadá (BU) e ViaLoc receberam suas ultimas unidades do Caio Apache Vip V, enquanto o BRT Metropolitano começa a receber seus primeiros ônibus.
Como balanço interno, neste ano de 2024 o blog Parabuss experimentou um grande crescimento, valorizando a busologia e o transporte do nosso estado, nosso time de parceiros soma a cada dia para levar até você a melhor informação e os melhores cliques, agradecimentos especial aos leitores e leitoras que sempre visitam nossa page, gratidão a todo mundo que acompanhou o Parabuss ao longo deste ano, esse foi só os primeiros 5 anos, junto com você vamos longe, rumo aos 10, 50 ou quem sabe 100 anos.
Esta retrospectiva é dedicada a memoria de Claudio Roberto Jorge Melem Junior (1995 - 2024)
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