Linha 640 era criada há 20 Anos

 

Por Ramon Gonçalves - Equipe Parabuss
Com colaboração de Rodrigo Nunes

Em 2004 a extinta Viação Perpetuo Socorro (AK) criava a linha 640-Marex/Centro, a nova linha era baseada na rota da antiga 639-Marex/CDP e tinha como diferencial entrar dentro do bairro do Barreiro, considerada uma zona vermelha da capital, além de passar na frente do Mercado Ver-o-Peso e da Praça Batista Campos, boa parte do itinerário de ida se assemelhava a 634-Marex/Arsenal, sendo a 640 uma versão mais enxuta desta ultima, o Marex/Centro teve como pioneirismo ser a primeira linha da cidade com embarque pela dianteira, tendência que seria espalhada ao longo daquele ano, a 640 contou com muito Marcopolo Torino GV, encarroçados nos mais diversos chassis que a VPS teve como o Mercedes-Benz OF-1721, Ford B-1618 e Volkswagen 16.210 CO, mais tarde em 2008 a linha foi agraciada com Ciferal Citmax - OF-1418, e em outras trocas de frota chegou a contar com Marcopolo Viale - 17.210 OD advindo da empresa-filha Águas Lindas (BL) e Torino IV - 16.210 CO que antes já haviam feito parte da rota, por fim recebeu Torino V - OF-1418 em 2011.
Em 2010 o Marex/Centro absorve a antiga 200-Marex/Bengui e passa a incorporar a rota da linha extinta, esse fato gerou uma situação onde um carro da 640 ao chegar na antiga Estação Marex partia rumo ao Bengui em uma viagem separada, ao chegar no bairro retornava novamente para a Estação, onde a dupla de viagem poderia descansar, essa situação durou até o ano seguinte quando a Estação Marex e seu sistema de integração acabaram sendo desativados e a 640 passou a ter seu ponto final no Bengui, paralelo a isso a Perpetuo Socorro passou por uma cisão interna que deu origem a Tropical Transportes, essa divisão passou a ser responsável pelas 549-Djalma Dutra, 915-Unama BR/Presidente Vargas e 980-Águas Brancas/Presidente Vargas, além da 640, nessa reviravolta houve a divisão de frota entre a matriz e a filial, e assim o Marex/Centro acabou tendo sua frota substituída por Volare W9 que vinha da Barata Transportes (BN), com a ida da rota para o Bengui a 640 passou a ser compartilhada com a Transportes Nova Marambaia (AT) isso até 2012 quando a empresa de Manoel e Evaristo cria a variante 642-Bengui/Marex/Centro, não resistindo a pesada concorrência da empresa rival, a Tropical opta em Março de 2013 por encerrar de vez as operações do 640-Marex/Centro, atualmente a 642 ainda segue em atividade, pode ser considerada uma sucessora da antiga linha da Perpetuo Socorro.
Acompanhe nosso instagram.

Comentários