Empresas do Pará #021 - Transportes Marituba

 

Por Equipe Parabuss
Constituída juridicamente em 02 de Agosto de 1984, quase 40 anos atrás, a Transportes Marituba era nos seus primeiros anos apenas uma mera divisão interna da extinta Viação Perpetuo Socorro (AK), criada a partir da compra da antiga Viação Moderna, compartilhava a mesma pintura de sua matriz, sua área de atuação era na então Vila de Marituba, nos bairros do Maguari, Maguari II (atual Curuçambá), Distrito Industrial e Julia Seffer.
Suas primeiras linhas foram: Distrito Industrial/Centro, Maguari, Julia Seffer/Nazaré, Marituba/Centro, Marituba/São Brás e Marituba/40 Horas, a partir de 1991 com a padronização saia & blusa ganha o código AU e passa a ter identificação própria, se desvinculando parcialmente da Perpetuo Socorro, sua frota inicial era baseada em Condor Urbano - Mercedes-Benz OF-1313, Ciferal Padron Alvorada - OF-1313 que chegou em 1985, Caio Vitória - OF-1114 que veio em 1989 e Marcopolo Torino LN - OF-1315 que veio em dois lotes, um em 1990 e outro em 1992, ainda no mesmo ano e com o mesmo OF-1315 a Transmab recebeu dois lotes de carrocerias distintas, uma dos últimos Ciferal Padron Alvorada produzidos e outra do recém-lançado Busscar Urbanus, o empresário Américo Barata tentou vender a empresa em 1990, todavia desistiu da ideia.
No ano de 1994 são adquiridos cerca de trinta Marcopolo Torino LN, agora com o chassi Ford B-1618, foi o inicio da boa relação que o Grupo VPS teve com os motores da marca americana durante a fase da Autolatina, no ano seguinte mais B-1618 chegam a Transmab, dessa vez encaroçando o Marcopolo Torino GV, carroceria que também seria a cara da empresa maritubense até seu fim.
A Transmab experimentava um crescimento sem precedentes e seguindo o exemplo da sua empresa-mãe inaugura um sistema de integração em 1996 com duas estações de transbordo de passageiros na BR-316 em Ananindeua, com isso a empresa passa a atender novas áreas, implantando diversas linhas alimentadoras e ainda no mesmo ano chegam os primeiros Torino GV com chassi Scania, diversas unidades com o chassi F113HL e três com sob o motor traseiro L113CL.
Em 1997 vem as primeiras unidades do Torino GV - Volvo B10M, o chassi é conhecido por sua motorização central, essa aquisição foi em conjunto com a Viação Perpetuo Socorro e estima-se que cerca de 60 a 70 unidades foram compradas ao longo daquele ano para ambas as empresas, foram os primeiros ônibus a chegarem com a pintura marajoara que estreou naquele ano, para 1998 chegam as ultimas unidades do Torino GV, três sob o chassi Mercedes-Benz OF-1318 para estrear na linha Marituba/Cidade Nova e um segundo lote de F113HL, as diferenças para o primeiro lote eram a ausência de mascara negra ao longo das janelas.
A partir de 1999 a Transportes Marituba passa a dividir as suas operações com duas novas coligadas, a Via Metropolitana que ficou responsável pelas áreas do Maguari, Curuçambá e Aurá e a Águas Lindas que passou a atuar no bairro homônimo, no Conjunto Julia Seffer e no Águas Brancas, a Transmab ainda continuou com exclusividade de operação no Distrito Industrial e em Marituba, entre o ano anteriormente mencionado e 2000 a mesma recebeu 25 unidades do Marcopolo Torino 1999 sob o chassi Volkswagen 16.210 CO, o primeiro lote de 15 veículos contava com ar-condicionado, mas o aparelho nunca foi utilizado, já o segundo lote de 10 carros foi utilizado para dar inicio ao projeto das linhas internas de Ananindeua.
Nos seus 20 anos em 2004, a Transmab recebe sua ultima compra de ônibus, naquela ocasião chegou um lote de aproximadamente vinte Ciferal Citmax, com chassi OF-1418, esses veículos eram utilizados majoritariamente nas linhas 910 A e B e 990, esta ultima deu a origem a Barata Transportes, outra derivação da Transportes Marituba e que estava sendo preparada para substitui-la.
Em 2006 a Transmab começa a operar em seus últimos momentos, naquele ano repassa suas operações no conjunto Nova Marituba para a Autoviária Paraense (AV) e cede as linhas do bairro da Cerâmica e Colônia para a recém-criada Transloc, uma espécie de substituta na área de Marituba, por fim em 2007 as ordens de serviço das linhas do Distrito Industrial são entregues de vez para a Barata Transportes, pondo fim a um ciclo de 23 anos.
Só que em Janeiro de 2014, alguns Marcopolo Senior Midi - Agrale MA 15.0 que antes operavam pela linha 991 são remanejados para o Marituba/Cidade Nova, tanto para variante Pirelli quanto o União, a curiosidade a cerca desses micrões era o fato de não contarem com o validador do Passe Fácil e seus motoristas serem fardados com o uniforme da Transportes Marituba, a ironia é que dessa vez a Transmab era apenas uma divisão da Barata, tal qual havia acontecido 10 anos antes, para honrar as raízes da empresa, os Senior Midi eram guardados na garagem da Rua do Uriboca, que serviu como casa da Transmab do inicio ao seu fim, essa situação durou até 2017 quando as operações da "nova Transmab" são totalmente absorvidas pela Barata novamente e assim a lendária empresa entra mais uma vez para a historia.
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