Empresas que atendem a UFPA

 Por Equipe Parabuss

Cerca de 50.000 de estudantes e 5.000 funcionários se deslocam diariamente até a Universidade Federal do Pará, localizada as margens da Avenida Perimetral e tendo o Rio Guamá banhando a orla da universidade, a mesma é provida desde de os anos 90 por um Terminal de Ônibus que atende as necessidades dos usuários que por ali trafegam, o espaço passou por uma ampliação em 2009 por conta do Fórum Social Mundial, atualmente sete empresas operam linhas até o Terminal da UFPa.

AE - Transurb

A Transurb conta com três linhas que partem do Terminal da UFPa, a mais antiga é a 320-UFPa/Tamoios que foi a primeira rota da companhia, a 321-UFPa/Cidade Nova 6 veio no inicio do anos 90 e é compartilhada com a Viação Guajará (AI), já a 305-UFPa/Icoaraci sua entrada foi no inicio dos anos 2000, já teve uma linha chamada 319-Terra Firme/Ver-o-Peso que em 2008 teve a bandeira e a numeração trocada para 446-João Paulo II/Ver-o-Peso.
AF - Viação Forte
A veterana de Ananindeua opera apenas uma linha em direção a Universidade Federal, a 999-Curuçambá/UFPa, a linha surgiu como uma variante da 321 via BR-316, posteriormente foi estendida até o bairro do Paar e em 1999 foi consolidada com o nome e rota atual.
AI - Viação Guajará
De longe é a maior operadora do Terminal da UFPa, com doze linhas a empresa chega a diversos lugares de Belém e Região Metropolitana, suas primeiras rotas foram o Núcleo Universitário I e II e o Universidade I e II, essas linhas mais tarde ganharam as nomenclaturas 307-UFPa/Padre Eutiquio, 308-UFPa/Alcindo Cacela, 309-UFPa/Ver-o-Peso e 310-UFPa/Presidente Vargas, ainda no anos 90 com a padronização saia & blusa surgiram as linhas 306-UFPa/Pedreira como uma variante da 309, 321 em parceria com a Transurb (AE), sua variante 322-UFPa/Cidade Nova 6 via Rua da Marinha e a 914-Marituba/UFPa em conjunto com a extinta Transportes Marituba (AU), em 1999 dá inicio a linha 305-UFPa/Icoaraci com a extinta Viação Icoaraciense (AR), 315-UFPa/Praça da Bandeira em operação solo e 860-Tapanã/UFPa com a Nova Marambaia (AT), já em 2008 assume as linhas da moribunda Transbel-Rio (AS) a 113-Cremação/Estrada Nova e 114-Cremação/Alcindo Cacela, em 2020 passa a ter operação solo na 914 após a desistência da Vialoc (BJ) que mantinha parceria com a Guajará desde de 2006, uma curiosidade é que apesar das Ordens da Serviço da 860 e 914 serem de partida do Tapanã e de Marituba respectivamente, a Guajará tem como ponto final de ambas as linhas o Terminal, a distância de lá até a garagem é de pouco mais de 2 Km.
AP - Rio Guamá
A segunda maior operadora do Terminal, atende com sete rotas, começou com as linhas Guamá/Montepio e Guamá/Presidente Vargas, mais tarde esses itinerários ganhariam os códigos 312 e 316 respectivamente, com o tempo foi surgindo as linhas 311-Guamá/Conselheiro, 314-Guamá/Ver-o-Peso (Tucunduba) e 317-Guamá/Pátio Belém, em 1998 assume junto com a extinta Belém Lisboa (AC) a linha 768-Satelite/UFPa em um esquema igual ao que a Guajará adota na 860 e 914, em 2014 assume a porção das extintas VIP Transportes (CE) e Expresso Marajoara (CN) na linha 305-UFPa/Icoaraci, possuí administração e garagem compartilhada com a Viação Guajará.
AT - Transportes Nova Marambaia
A chegada da Nova Marambaia na UFPa se deu em 1999 quando foi escalada junto com a Viação Guajará (AI) para assumir a linha 860-Tapanã/UFPa, em 2015 a linha ganhou uma variante operada exclusivamente pela Nova Marambaia que ganhou a bandeira 643-Pratinha/UFPa, apesar do nome o fim da linha da mesma é no bairro do Tapanã juntamente com a 866-Tapanã/Ver-o-Peso.
BD - Belém Rio Transportes
A Belém Rio assumiu a parte que pertencia a extinta Belém Lisboa (AC) na 768-Satelite/UFPa em 2008, atualmente é a única linha da empresa tanto no Terminal da Universidade quanto no bairro do Satélite, e também é a única rota da Rodovia Augusto Montenegro que integra apenas no Terminal de São Brás do BRT Belém.
BU - Transportes Canadá
Fundada em 2008 a Transportes Canadá assumiu a linha 417-Alcindo Cacela/José Malcher da extinta Transportes Alcindo Cacela (AD), apesar da linha não ter o nome UFPa em sua bandeira a operadora insere essa informação nos parabrisas dos carro que operam essa rota, atualmente por motivo operacional o itinerário conta com apenas três ônibus, a Canadá tentou por duas vezes transferir o final de linha da 422-Domingos Marreiros até o Terminal mas nunca obteu autorização para tal ato.
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