A era dos articulados em Belém

 

Por Equipe Parabuss
Ônibus articulados são conhecidos por sua capacidade de transportar grandes volumes de passageiros, especialmente em linhas com maior demanda, presente em diversas capitais do país, em Belém a história dos "sanfonados" começa em Outubro de 1984, quando a Viação Forte e a extinta Viação Perpetuo Socorro encomendam três unidades do Caio Amélia sob o chassi Volvo B58, duas unidades foram para a Forte e uma ficou na Perpetuo Socorro, pela empresa da Família Gomes os articulados operaram pelas linhas da Cidade Nova 5 (atual 901-Cidade Nova 5/Ver-o-Peso) e pela linha Tavares Bastos (atual 548-Marambaia/Ver-o-Peso), já pela empresa do falecido Américo Barata o articulado operou pela linha Perpetuo Socorro-Telegrafo (atual 634-Marex/Arsenal), a operação dos Caio Amélia articulados parecia ir bem até que um incidente com o exemplar da Perpetuo Socorro na curva do Mercado do Ver-o-Peso fez com que os trabalhos dos "sanfonados" fosse interrompidos na capital, na Viação Perpetuo Socorro o Amélia articulado acabou perdendo sua sanfona e virou um ônibus padron comum, já os veículos da Viação Forte tiveram um destino desconhecido, sendo provavelmente vendidos para outro estado, a Forte ainda teve um articulado no estilo "Romeu & Julieta" na qual um ônibus puxava um vagão separado da parte principal, o modelo utilizado foi um Condor Urbano.
Cerca de dez anos anos depois, no ano de 2001 a extinta Expresso Michele (BC) empresa de fretamento que havia ingressado no sistema urbano de Belém compra três ônibus articulados, dois Busscar Urbanus I e um Marcopolo Torino LN, o trio veio sob o chassi Scania S113AL e veieram usados da extinta empresa Vianorte Transportes Coletivos de Porto Alegre-RS, quando desembarcaram por aqui foram escalados para operar na primeira versão da linha 970 que na época tinha a bandeira MOSQUEIRO/PRAÇA DA BANDEIRA sendo posteriormente a linha reduzida até o bairro de São Brás onde permanece até os dias atuais, depois foram sendo integrados as linhas 971-Benevides/Iguatemi, 975-Benevides/São Brás e 976-Benevides/Presidente Vargas, por fim no inicio da década de 2010 foram tirados de circulação e desmanchados, exceto um Busscar Urbanus que teve sua sanfona retirada e passou a ser o carro de Manutenção da empresa.
Durante alguns poucos meses de 2008 a extinta Viaje Bem Transportes (BZ) também circulou com dois ônibus articulados, um Neobus Mega Evolution e um Ciferal GLS Bus, ambos com chassi Volvo B10M e com procedência da Viação Campo Belo de São Paulo-SP, a dupla operou na linha 977-Santa Bárbara/São Brás e tiveram uma vida útil muita curta pela empresa, sendo desmanchados por volta de Junho de 2009.
Em Junho de 2016 quinze Caio Millennium BRT Articulado foram entregue a quatro empresas que operavam ao longo da Avenida Augusto Montenegro, os mesmos vieram equipados com o chassi Mercedes-Benz O-500MA Bluetec V, além de Ar-Condicionado e portas em nível para as estações do BRT que naquela época estava em fase experimental e só operava com o serviço ///EXPRESSO, as quinzes unidades foram divididas em: nove para a Belém Rio Transportes (BD) empresa que encabeçou a compra, quatro para a Empresa de Transportes Nova Marambaia (AT), um para a Via Loc (BJ) e um para a Rio Guamá (AP), os mesmos circulam com exclusividade pela linha 888-Terminal Maracacuera/Terminal São Brás e atualmente são os únicos ônibus articulados do modal urbano, espera-se que com as expansões do sistema BRT Belém haja a compra de mais ônibus articulados, mas isso depende atualmente da licitação do transporte coletivo da capital.
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