Por Equipe Parabuss
Ônibus articulados são conhecidos por sua capacidade de transportar grandes volumes de passageiros, especialmente em linhas com maior demanda, presente em diversas capitais do país, em Belém a história dos "sanfonados" começa em Outubro de 1984, quando a Viação Forte e a extinta Viação Perpetuo Socorro encomendam três unidades do Caio Amélia sob o chassi Volvo B58, duas unidades foram para a Forte e uma ficou na Perpetuo Socorro, pela empresa da Família Gomes os articulados operaram pelas linhas da Cidade Nova 5 (atual 901-Cidade Nova 5/Ver-o-Peso) e pela linha Tavares Bastos (atual 548-Marambaia/Ver-o-Peso), já pela empresa do falecido Américo Barata o articulado operou pela linha Perpetuo Socorro-Telegrafo (atual 634-Marex/Arsenal), a operação dos Caio Amélia articulados parecia ir bem até que um incidente com o exemplar da Perpetuo Socorro na curva do Mercado do Ver-o-Peso fez com que os trabalhos dos "sanfonados" fosse interrompidos na capital, na Viação Perpetuo Socorro o Amélia articulado acabou perdendo sua sanfona e virou um ônibus padron comum, já os veículos da Viação Forte tiveram um destino desconhecido, sendo provavelmente vendidos para outro estado, a Forte ainda teve um articulado no estilo "Romeu & Julieta" na qual um ônibus puxava um vagão separado da parte principal, o modelo utilizado foi um Condor Urbano.
Cerca de dez anos anos depois, no ano de 2001 a extinta Expresso Michele (BC) empresa de fretamento que havia ingressado no sistema urbano de Belém compra três ônibus articulados, dois Busscar Urbanus I e um Marcopolo Torino LN, o trio veio sob o chassi Scania S113AL e veieram usados da extinta empresa Vianorte Transportes Coletivos de Porto Alegre-RS, quando desembarcaram por aqui foram escalados para operar na primeira versão da linha 970 que na época tinha a bandeira MOSQUEIRO/PRAÇA DA BANDEIRA sendo posteriormente a linha reduzida até o bairro de São Brás onde permanece até os dias atuais, depois foram sendo integrados as linhas 971-Benevides/Iguatemi, 975-Benevides/São Brás e 976-Benevides/Presidente Vargas, por fim no inicio da década de 2010 foram tirados de circulação e desmanchados, exceto um Busscar Urbanus que teve sua sanfona retirada e passou a ser o carro de Manutenção da empresa.
Durante alguns poucos meses de 2008 a extinta Viaje Bem Transportes (BZ) também circulou com dois ônibus articulados, um Neobus Mega Evolution e um Ciferal GLS Bus, ambos com chassi Volvo B10M e com procedência da Viação Campo Belo de São Paulo-SP, a dupla operou na linha 977-Santa Bárbara/São Brás e tiveram uma vida útil muita curta pela empresa, sendo desmanchados por volta de Junho de 2009.
Em Junho de 2016 quinze Caio Millennium BRT Articulado foram entregue a quatro empresas que operavam ao longo da Avenida Augusto Montenegro, os mesmos vieram equipados com o chassi Mercedes-Benz O-500MA Bluetec V, além de Ar-Condicionado e portas em nível para as estações do BRT que naquela época estava em fase experimental e só operava com o serviço ///EXPRESSO, as quinzes unidades foram divididas em: nove para a Belém Rio Transportes (BD) empresa que encabeçou a compra, quatro para a Empresa de Transportes Nova Marambaia (AT), um para a Via Loc (BJ) e um para a Rio Guamá (AP), os mesmos circulam com exclusividade pela linha 888-Terminal Maracacuera/Terminal São Brás e atualmente são os únicos ônibus articulados do modal urbano, espera-se que com as expansões do sistema BRT Belém haja a compra de mais ônibus articulados, mas isso depende atualmente da licitação do transporte coletivo da capital.
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