MAN nas empresas de Belém

 Por Equipe Parabuss

Desde de 2012, com a adoção da norma Euro V para redução de poluentes, a Volkswagen Caminhões & Ônibus faz uso da motorização MAN em substituição a motorização MWM, a linha da empresa alemã para o ramo do transporte de passageiros envolve os chassis 15.190 OD, 15.230 OT, 17.230 OD, 17.260 OD, 17.280 OT e 18.330 OT, a linha de 9 toneladas ficou com motorização da Cummins.

Em Belém diversas empresas que já operavam os motores Volkswagen na era MWM migraram para a motorização MAN, outras tantas seguiram com a MWM para a Volvo e seu B270F, a operação do MAN é marcada por problemas com as operadoras, uma vez que muitas unidades que tem motorização da marca estão estocadas nas garagens, geralmente a causa é o fundição do motor, quando os pistões e bielas travam no bloco por superaquecimento, muito por falta de manutenção adequada, a seguir você vai conhecer quais empresas operam ou operaram veículos com o chassi Volkswagen-MAN.

AE - Transurb

Em 2014 a empresa da Família Gomes adquiriu dezenove ônibus com motorização MAN, sendo dois Marcopolo Torino V com chassi 17.230 OD para a linha 321, dois Caio Foz Super no chassi 15.190 OD para a 446 e quinze Comil Svelto VI também com chassi 15.190 EOD, este ultimo lote em especial foi destinado a linha 632.
AI - Viação Guajará
No ano de 2013 após testes com o chassi MAN, a Viação Guajará resolveu comprar onze Comil Svelto VI com chassi 17.230 OD, divididos em dois lotes, os ônibus foram empregados nas linhas de maior quilometragem da empresa, como a 305, 306, 321, 860 e 914.
AL - Auto Viação Monte Cristo
Em 2017 a Auto Viação Monte Cristo adquiriu dez unidades do Comil Svelto VI com chassi 17.230 OD, o lote já veio com a facelift que a Comil havia implantado naquele ano no Svelto, todavia em 2019 o lote inteiro acabou sendo tomado pelo Banco Volkswagen e nunca mais foi recuperado, em 2023 com a nova gestão da empresa e a expansão para o município de Marituba, a Monte Cristo acabou por comprar quinze Svelto - 17.230 OD usados da ViaLoc (BJ) para as linhas 935, 937, 938 e reserva operacional.
AM - Transportes São Luiz
Para superar a crise provoca por dois incêndios na garagem, a extinta Transportes São Luiz comprou quatro Comil Svelto VI - 17.230 OD, os veículos foram comprados da Rio Guamá (AP) para a linha 323, quando a empresa decretou falência, duas unidades acabaram sendo devolvidas a sua primeira empresa.
AP - Rio Guamá
Em 2013 a Rio Guamá comprou em conjunto com a Viação Guajará, quatro Svelto - 17.230 OD, as quatro unidades foram empregadas na linha 768, ainda naquele mesmo ano a empresa comprou mais três carros, somando sete veículos na frota da empresa, todavia os problemas com o motor MAN obrigaram a empresa a vender precocemente as quatro primeiras unidades para outra empresa do sistema e das três ultimas que chegaram, uma está na garagem em estado de sucateamento.
AT - Empresa de Transportes Nova Marambaia
Sendo uma das primeiras empresas a operar o chassi MAN em Belém, em 2012 a Nova Marambaia adquiriu dezesseis Marcopolo Torino V - 17.230 OD, os ônibus foram distribuídos entre as linhas 638, 642, 663, 664, 665, 667, 861, 862, 866 e 869, atualmente são os ônibus mais antigos em operação pela empresa, e acredita-se que quando chegar novos ônibus para empresa, esses Torino VW sejam direcionados para venda.
AV - Autoviária Paraense
A Autoviária Paraense entrou na era do MAN em 2013, quando adquiriu um Torino V - 17.230 OD para a linha 924, no ano seguinte 2014 comprou mais dois 17.230 OD, dessa vez no reçém-lançado Torino VI, os mesmos estrearam na 942, a ultima compra foi em 2018 quando chegou oito Torino VI - 17.230, sendo destinados as linhas 910, 918, 924 e 925, de lá para cá a empresa encostou muitos veículos, sobretudo os MAN, desfalcando a composição de suas linhas.
BD - Belém Rio Transportes
Embora a frota predominante da Belém Rio seja de Mercedes-Benz, em 2014 quando a empresa assumiu as linhas do distrito de Icoaraci utilizou os ônibus das empresas que antes operavam ali, entre esses ônibus foram incorporados a frota da empresa oito 17.230 OD nas carrocerias Marcopolo Torino V e Comil Svelto VI, mas esses carros serviram apenas como tapa-buraco da 872 até a chegada dos Apache Vip II ex-RJ, logo em seguida foram vendidos.
BJ - Vialoc
O braço urbano da Boa Esperança (BE) é o maior operador de Volkswagen MAN dentre as empresas do sistema, a parceria começou em 2013 quando vinte e três Comil Svelto VI - 17.230 OD foram adquiridos ao longo daquele ano, além de ter sido incorporado a frota um Svelto-17.230 OD e um Torino V-15.190 OD que originalmente eram de testes da Mônaco Diesel, concessionária VW em Belém e Ananindeua, as primeiras linhas que receberam os novos MAN foram a 917, 919, 920, 935, 937 e 998.
Já em 2014 quarenta e duas unidades do 17.230 OD foram compradas naquele ano, sendo oito com a carroceria Marcopolo Torino VI e trinta e quatro com a carroceria Comil Svelto VI, foram destinados as linhas 757, 777, 783, 871, 873, 886 e 890, ainda na parceria com a Comil também foi adquirido naquele ano quinze Svelto - 15.190 OD que foram destinados principalmente para a linha 917, e desde de 2015 quando a Samaúma Locações foi encerrada a Vialoc de vez em quando reforma algum Svelto que serviu ao canteiro de Belo Monte.
BL - Águas Lindas
A relação da Águas Lindas com o motor MAN começou em 2015, quando comprou três Comil Svelto VI - 15.190 OD da extinta Vianorte (CF) para a linha 922, como a mecânica MAN gerou muitos problemas para a empresa, acabaram por substituir o motor original pelo MWM de 6 cilindros, em 2021 a Águas Lindas recebeu quatro Marcopolo Torino VI com chassi 17.260 OD, foi a primeira empresa urbana a receber o motor de 260 cavalos.
BP - Viação Princesa
Durante toda a sua trajetória, a extinta Viação Princesa contou com apenas um MAN, um Comil Svelto VI - 17.230 OD que foi comprado em 2013, a principio esse Svelto deveria compor a frota da 871, mas por algum razão desconhecida acabou sendo direcionado para a linha 879.
BU - Transportes Canadá
Em Janeiro de 2020 a Transportes Canadá comprou três Marcopolo Torino VI - 17.230 OD que antes operaram pelo Sistema Integrado Municipal de Porto Velho-RO e pela Amazontur de Macapá-AP, em termos de configuração são esteticamente iguais aos Torinos VI da Vialoc, todos os MAN estão alocados na linha 417.
CE - VIP Transportes
Em 2012 a extinta VIP Transportes foi a cliente lançadora do chassi 17.230 OD no Pará, a empresa recebeu quatro unidades com a carroceria Marcopolo Torino V, que foram empregadas nas linhas 872, 878 e 889, com o fim das operações da empresa em 2014, os ônibus acabaram sendo vendidos para outras empresas do sistema.
CF - Vianorte
Junto com a sua irmã VIP, a Vianorte também adquiriu MAN em 2012, a primeira compra foi de dois Comil Svelto VI com chassi 17.230 OD, a segunda compra foi três unidades do chassi 15.190 OD, em ambas as compras os veículos foram destinadas a linha 884, com a extinção da empresa em 2014 os ônibus foram vendidos.
CG - Transcol
A Transcol comprou um Torino V e três Svelto VI usados da empresas cassadas pela Operação Corujão em 2015, a principio a empresa os alocou na linha 668 ainda com identificação da Belém Rio, posteriormente os transferiu para a linha 638, dos quatro MAN apenas dois seguem em operação pela Transcol, vale ressaltar que atualmente os veículos em circulação contam com motor MWM.
CT - ViaBus Transportes
Fundada em 2022, a novata ViaBus tem em sua frota um Caio Apache Vip III com chassi 17.230 OD, configuração única em toda Região Metropolitana, o ônibus veio usado da empresa Via Ágil de Piracicaba-SP, atualmente o mesmo opera na linha 977.
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