LINHAS EXTINTAS: 668-Pratinha/Ver-o-Peso

 

Por Equipe Parabuss
As origens da linha 668-Pratinha/Ver-o-Peso remontam a 2008, quando as extintas Viação Perpetuo Socorro (AK) e Auto Viação Icoaraciense (AR) chegaram a um acordo sobre a linha 549-Djalma Dutra, enquanto a Perpetuo Socorro se retiraria de vez da linha 638-Pratinha/Presidente Vargas para ocupar as nove vagas restantes da 549 e ter controle único da linha, a Icoaraciense sairia do Djalma Dutra para as seis vagas da 638 que antes era da Perpetuo Socorro, como as vagas da 638 eram menores que a da 549 a então CTBel remediou a situação criando uma nova linha para os ônibus que sobraram na equação acima, assim nascia o Pratinha/Ver-o-Peso com três ônibus, no inicio a numeração da linha era 637 e a mesma percorria na ida e na volta a Rodovia Arthur Bernardes via Base Naval e Barreiro.
Em 2009 a rota da 668 é alterada para que seja via Avenida Júlio Cesar e Avenida Pedro Alvares Cabral, ainda no mesmo ano entra em cena a Transportes Nova Marambaia (AT) que já operava na 638 e criou mais três vagas na linha, finalizando com três carros para cada operadora, padrão que foi mantido até fim das operações, além de a numeração ter sido alterada para 668, com o fim da Icoaraciense em 2010 a vaga 01 foi ocupada pela extinta Viação Princesa (BP), enquanto a 02 e 03 era comandada pela também extinta Viação Icoaraci Pará (CE).
Em meados de 2011 a Viação Princesa deixa sua única vaga para a VIP, que continuava dividindo a linha com a Nova Marambaia, em 2014 quando a operação corujão cassou o conglomerado de empresas derivadas da Icoaraciense, as vagas da VIP acabaram sendo destinadas a Belém Rio Transportes (BD) que praticamente absorveu quase todas as linhas que pertenciam as empresas que tiveram as operações paralisadas, todavia a Belém Rio não achou interessante ter a 668 em seu portfolio de linhas e acabou por repassa-la a Transcol (CG) que já operava as linhas 638 e 877 no lugar da Icoaraciense, e assim seguiu até o ano de 2020, quando por conta da pandemia de Covid-19 a linha acabou sendo desativada, enquanto a Transcol desativou e sucateou seus veículos da 668, a Nova Marambaia acabou por vender e repassar para outras linhas seus ônibus que um dia rodaram pelo Pratinha/Ver-o-Peso.
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