Empresas do Pará #015 - Transkalledy

 

Por Equipe Parabuss
As origens da Transkalledy (TK) remontam ao ano de 2004, fundada na cidade de Bonito, a empresa começou operando inicialmente a linha Bonito/Capanema e mais tarde a linha Bonito/Belém via Quatro Bocas, seus primeiros ônibus 0 Km chegaram em 2006, um Neobus Spectrum Intercity e um Comil Versatile, ambos com o chassi 17.210 EOD da Volkswagen.
A partir de 2007 a Transkalledy vira a transportadora oficial dos funcionários da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará, a Susipe, para tal adquire dois Comil Svelto IV, um com chassi 15.190 EOD e outro com chassi 17.230 EOD, ainda com o mesmo chassi também adquire um Versatile II, além de um Volare W8 e para fechar as aquisições daquele ano compra um Busscar Vissta Buss HI no bruto chassi 18.310 Titan, o veiculo veio usado de São Paulo-SP e era empregado nas operações de fretamento da empresa, no ano seguinte 2008 dando prosseguimento a compra de ônibus urbano, compra um Marcopolo Torino V com chassi 15.190 EOD.
Em 2009 a empresa adquire dois Comil Versatile com chassi Mercedes-Benz OF-1722M, a dupla veio do Rio de Janeiro-RJ e anteriormente haviam pertencido a Expresso Macaé e a Translocar, além desses dois carros a TK também adquire dois Volkswagen 17.230 EOD, sendo as carrocerias escolhidas o Comil Versatile II e o Marcopolo Viaggio G7 900, tornando a Transkalledy a primeira operadora do Viaggio G7 no estado.
Já em 2011 a empresa agrega um Neobus Mega IV - OF-1418 que veio usado da Nossa Senhora da Penha, empresa fluminense, entretanto esse carro tem vida curta na Transkalledy e em 2013 é substituído por um dupla de Versatile com chassi Volvo B270F, foi a primeira compra do chassi sueco na companhia e também os primeiros ônibus com a norma Euro 5 de redução de poluentes.
Nos seus 10 anos de operação em 2014, a empresa adquire cinco Comil Versatile Gold, o quinteto veio montado com o chassi Mercedes-Benz OF-1721 Bluetec V, para completar as compras do ano foram adquiridos dois Marcopolo Senior V com o pequeno chassi 9.160 OD Euro V.
As compras de 2015 foram bastante avulsas, para começar a companhia adquire dois Senior Midi - OF-1418 que antes haviam pertencido a Transnobre (NB) de Castanhal, um Viaggio G6 1050 - O-500R usado da Única de Petropolis-RJ, um Thunder Plus que antes rodava pela linha 912 na extinta Viação Princesa (BP), além de dois ônibus 0 Km, um Versatile Gold com chassi 17.230 OD Euro V e um Mascarello Roma 310 - Volvo B270F, depois de dois anos em 2017 faz uma única aquisição, um Versatile II - 17.230 EOD, uma combinação carimbada na Transkalledy, o veículo em questão veio usado da Big Benn Viagens e Turismo.
Para as comemorações de 15 anos no ano de 2018, a moça Kalledy recebeu bastante presentes, para começar comprou mais um Senior Midi, dessa vez com chassi 15.190 EOD que foi anteriormente da extinta Big Ben Turismo, uma subsidiária da antiga rede de farmácias com o mesmo nome, também recebe dois Versatile Gold - 17.230 OD Euro V que vieram usados da Vale do Amazonas de Macapá-AP, mais um Ideale 770 - 17.230 OD Euro V adquirido da Júlio Simões, em seguida a empresa adquire dezesseis ônibus novinhos de fabrica, primeiro foi um Ideale II - B270F, em seguida cinco Versatile Gold com chassi B270F, depois cinco Senior V - 9.160 OD Euro V e para finalizar cinco Ideale II - 17.230 OD Euro V.
Já em 2019 a empresa segue comprando ônibus usado, dessa vez cinco carros são comprados da Vale do Amazonas, dois Versatile II - 17.230 EOD, mais dois Versatile II - B270F e um Ideale 770 - B270F, já as aquisições 0 Km envolvem a compra de nove Ideale II, sendo cinco com motorização Volkswagen 17.230 OD Euro V e quatro com chassi Volvo B270F.
Em 2020 a Transkalledy altera radicalmente sua identificação visual, abandona seu tradicional laranja e passa a utilizar o padrão "eurowhite" com apenas a bandeira do Pará estilizada nas laterais de seus veículos, essa mudança provavelmente se deu a uma exigência do principal cliente da empresa: o Governo do Pará, os primeiros veículos a estrearem essa nova fase foi um Marcopolo New Senior - Mercedes-Benz LO-916 Bluetec V e oito Ideale II com chassi OF-1721 Bluetec V.
Mesmo no auge da pandemia a Transkalledy não cessa as suas compras e já começa 2021 com a compra de cinco Ideale II - 17.230 ODS Euro V, esses veículos além de contarem com suspensão a ar também foram os primeiros ônibus a contarem com um acesso especifico para pessoas com mobilidade reduzida, mais tarde chega a empresa dois Volare Attack 9 que volta e meia são empregados na Belém/Bonito, as aquisições desse ano cessam com dois Campione 3.25 e cinco Ideale II, todos com chassi B270F, além de um Senior V - 9.150 EOD ex- Julio Simões.
Em 2022 a empresa recebe dois Viaggio G7 900 - Scania F230HB usado da Transportes Boa Esperança (BE), tornando a Transkalledy a empresa com maior variedade de chassi na frota, para fechar adquire três Ideale II - Volvo B270F, a diferença desse lote para os anteriores está no fato das janelas do lote de 2022 serem com duas aberturas, atualmente a companhia presta serviço para a Susipe e Fasepa, ambos órgãos do Governo do Pará, para a Brasil Kirin (antiga Schincariol), para a Natura Cosméticos, para a Phosfaz, para a Agropalma e para a Rede Extrafarma.
Acompanhe nosso instagram.

Comentários