Empresas do Pará #013 - Viação Tucuruí

 

Por Equipe Parabuss
A Viação Tucuruí (VT) surgiu em 1997 a partir de uma cisão da empresa paranaense Cattani Transportes, que já operava as linhas internas de Tucuruí, além de prestar serviço à Eletronorte para a construção da Usina Hidroelétrica instalada no município, no começo a frota da empresa era composta de Mercedes-Benz Monoblocos O-371U, Marcopolo Torino GV - Mercedes-Benz OF-1318 e Marcopolo Viaggio GV1000 - Scania F113HL, todos ônibus herdados da Cattani, para dar inicio as operações da Viação Tucuruí, foram adquiridos três Marcopolo Torino LN com chassi Mercedes-Benz OF-1318, o trio vindo do Rio de Janeiro ganhou os prefixos C439, C440 e C441, o padrão de prefixos da Viação Tucuruí é composto por uma letra que representa a década em que ônibus chegou a empresa, o primeiro numero representa o ano de fabricação do veiculo e o dois números seguintes são sequenciais.
Em 1999 chega a Viação Tucuruí o seu primeiro ônibus 0 Km, era o C942 um Marcopolo Torino IV com chassi OF-1721, a dobradinha Torino + Mercedes-Benz seria um marca registrada da empresa em sua existência, no ano seguinte mais um Torino IV-OF-1721 chega na empresa, o D043, para 2001 vem o quarteto D144, D145, D146 e D147, já em 2002 vem compor a frota o trio D248, D249 e D250, por fim em 2003 chega os últimos OF-1721 que seria os carros D351, D352, D353, D354 e D355.
Após um ano sem aquisição de novos ônibus, em 2005 chega a dupla D556 e D557, os dois Torino já vem equipados com o chassi OF-1722M que fora lançado no ano anterior, em 2006 mais dois Torino IV-OF-1722M são comprados, o D658 e D659.
A Viação Tucuruí foi uma das clientes de lançamento do Torino V lá em 2007, juntamente com a Viação Borges de Santarém, a empresa foi a primeira a operar a nova geração do modelo urbano da Marcopolo no nosso estado, a primeira unidade ganhou o prefixo D760 e ao contrario do restante da frota que é emplacada no Paraná, esse Torino ganhou sequência de placas paraense.
Em 2008 a VT adquire seus primeiros OF-1418, cinco Torinos para a frota urbana, que ganharam os prefixos D861, D862, D863, D867 e D868, e três Ideale 770 para as operações de fretamento, os carros D864, D865 e D866, infelizmente o D865 teve uma vida curta devido a um acidente grave, além dos OF-1418 a empresa também adquiriu dois Volare V6 que tiveram a sequência D869 e D870.
Em 2009 são adquiridos três Torino V, o D971 com chassi OF-1722M e a dupla D972 e D973 com chassi OF-1418, os ônibus de 14 ton foram os primeiros da companhia a contarem com elevador para acessibilidade de cadeirantes, em 2010 é adquirido o E074, que marca a mudança de letra dos prefixos, o mesmo é um Torino V-OF-1722M.
Em 2011 a Viação Tucuruí faz a sua primeira aquisição de Neobus, com quatro unidades do Spectrum City, o quarteto ganhou os prefixos E175, E176, E177 e E178, a novidade desse lote foi a inclusão do letreiro auxiliar lateral, que até então só foi visto nos Torino LN ex-RJ, e por falar nesses carros um fato estranho ocorreu em 2011, a VT recebeu três Marcopolo Andare Class - Volkswagen 17.210 OD que vieram da Cattani Transportes, o trio recebeu os números de frota que um dia foram daqueles Torino LN do começo da empresa, C439, C440 e C441, todavia os mesmos passaram pouco tempo na frota da empresa e foram devolvidos para a Cattani, para finalizar as aquisições de 2011, dois Torino V - OF-1722M completaram as compras nesse ano, a dupla ganhou os prefixos E179 e E180.
Para 2012 foi concentrado investimentos para a área do fretamento, a Viação Tucuruí presta serviços para as empresas Palmyra e Dow Corning, ambas com bases em Breu Branco, município vizinho a Tucuruí, pensando nesse setor foi adquirido um Volare DW9 de prefixo E282, quatro Ideale 770 - OF-1721 BlueTec V com as sequências E283, E284, E285 e E286, sendo esse lote o primeiro com a norma Euro V da empresa e por fim o micro E287, um Neobus Thunder+ II com chassi Agrale MA 9.2, talvez o veiculo mais diferenciado da VT.
2013 chega com mais aquisições de OF-1721 BlueTec V, para começar chega um Ideale 770 com prefixo E388 para fechar as aquisições de fretamento iniciadas no ano anterior, já para as operações urbanas foi comprado três Torino V, foram numerados como E389, E390 e E391.
No ano de 2014 a Viação Tucuruí é uma das primeiras compradoras do Marcopolo Torino VI, a empresa foi a segunda do estado a adquirir a Torino VI, três unidades chegaram com algumas novidades, como a inclusão de porta central que até então era inédito na Viação Tucuruí e as janelas dos passageiros que vieram com 4 aberturas, ao contrario dos demais ônibus que vem apenas com 2 aberturas, padrão sulista, os novos Torino ganharam os prefixos E493, E494 e E495.
Depois de cinco anos sem novas aquisições, em 2019 a Viação Tucuruí volta com novidades, para começar adquire um Volare Attack 8 para o fretamento, o micro ganhou a sequência E996, para as operações na cidade adquire dois Neobus New Mega, sendo a primeira operadora do modelo no Pará, os dois vem com chassi OF-1721 seguindo as especificações do lote dos Torino, os mesmos ganham os prefixos E997 e E998, e seguindo as compras com a Neobus, a viação compra o rodoviário Spectrum Road 325 que teve o prefixo E999, infelizmente depois dessas aquisições a empresa entra em uma crise terrível, causada pelo corte de subsidio da Prefeitura de Tucuruí, a crise é agravada pela pandemia de Covid-19 que reduz drasticamente o numero de passageiros, outro reflexo da crise é a quantidade de ônibus que vão sendo encostados por falta de peças para reparo, por fim em Maio de 2021, os ônibus E495, E997, E998 e E999 são tomados pelo banco Moneo por falta de pagamento, a empresa tenta sem sucesso reajustar a tarifa municipal, mas a atual gestão municipal barra essa manobra.
A volta por cima começa em 2022 quando chega na frota dois Marcopolo Ideale com chassi Volkswagen 17.230 Euro V, ambos os ônibus vieram usados e foram direcionados para as operações da Palmyra e Dow Corning, a dupla ganhou os prefixos E0100 e E0101, contrariando a tendência de mudar de letra a cada década, uma mudança sentida pelos usuários da empresa é que gradualmente foi sendo mudado o fluxo de embarque, até então a Viação Tucuruí optava pelo embarque na porta traseira, mas modificou para a porta dianteira, assim como boa parte do país já utiliza, atualmente a empresa luta judicialmente para reaver o dinheiro bloqueado pela Prefeitura Municipal e tenta pouco a pouco consertar os veículos parados em sua garagem, a sua movimentação mais recente foi a troca da frota intermunicipal que faz a linha Tucuruí/Breu Branco, o blog Parabuss estará sempre informando as movimentações futuras da Viação Tucuruí.
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