Empresas do Pará #007 - Estrela do Mar

 

Por Equipe Parabuss
Fundada em 1976 como uma divisão rodoviária da extinta Transportes Aero Club, a Empresa de Transportes Estrela do Mar começou suas operações com Monobloco O-364 e Marcopolo III SE, teve como sua primeira linha a ligação Belém/Vigia de Nazaré, ao longo da década foi aumentando sua participação nos municípios de São Caetano de Odivelas, Colares e Santo Antônio do Tauá, neste ultimo possuía uma garagem para apoio as operações ao longo da PA-140, a empresa também servia ao distritos de Penha Longa e Borralho.
Por volta de 1983, a Estrela do Mar fez sua primeira renovação com Marcopolo Viaggio G4 800 no chassi OF-1113, a epoca foi a primeira empresa a estrear a quarta geração de rodoviários da Marcopolo, em 1987 a empresa adquire dois Viaggio G4 1100 com motorização central do Volvo B10M, a dupla teve os prefixos 800 e 900, num salto de tempo vamos até 1994 onde a empresa adquiriu dois Viaggio GV1000 com chassi Scania F113HL, essa combinação era muito presente nas empresas intermunicipais paraense, na Estrela do Mar existiu os prefixos 1550 e 1600, em 1995 e 1996 a empresa continua a adquirir GV1000 mas dessa vez opta por traze-los no chassi OF-1620 tendo as unidades 200 e 350 essa combinação, em 1997 a Estrela do Mar volta a comprar F113HL em três unidades, os prefixos 550 e 650 eram de carroceria Busscar El Buss 340 e 800 era um GV1000, no ano seguinte em 1998 eles continuam trazendo a dobradinha Viaggio GV1000 e El Buss 340 só que retornam aos braços da Mercedes-Benz e trazem as unidades 400, 750 e 950 com o recém-lançado OF-1721, o lote de 98 veio com a novidade do ar-condicionado a bordo, já no segundo milênio no ano de 2002 segue-se a compra do OF-1721, mas dessa vez a carroceria escolhida foi o Viaggio G6 1050, cinco unidades foram compradas e ganharam os prefixos 250, 450, 500, 600 e 700, em 2005 é comprado um Marcopolo Allegro no chassi VW 17.210 EOD, aparentemente a primeira compra de chassi Volkswagen da empresa.
Em 2006 a empresa é vendida para o empresário paulista Baltazar José da Rocha, que já possuía outras empresas de ônibus no Amazonas, Amapá e Maranhão, a nova gestão já chegou implantando o sistema de ônibus semi-urbano na linha Belém/Tauá, para diferenciar o "novo" sistema os veículos urbanos da Estrela do Mar utilizavam a cor amarelo, o inicio desse nova fase começou com a aquisição de dois Ciferal Citmax com chassi 15.180 EOD, os mesmos foram os primeiros ônibus urbanos do Pará com a tecnologia do itinerário eletrônico, tinham como prefixo 017 e 022, para fortalecer a utilização de ônibus urbano também foi adquiridos dois Marcopolo Viale - OF-1721 usados da Empresa Braso Lisboa do Rio de Janeiro-RJ, a dupla ganhou a sequência 027 e 028, no campo rodoviário as renovações consistiram na aquisição de três Marcopolo Allegro 0 Km no chassi OF-1722M, com os prefixos 1250, 1300, 1350 e em dois Comil Campione 3.25 - 17.210 OD usados da J.A Turismo de São Paulo-SP, os Campione tiveram os prefixos 3200 e 3300, a partir desse momento compra de ônibus de segunda mão passou a ser comum na Estrela do Mar, em 2007 a frota rodoviária é fortalecida com dois Caio Giro 3400 - OF-1722M que anteriormente pertenciam a Expresso Regional de São Roque-SP os primeiros Giro da empresa ostentaram os numerais 1400 e 1450, já em 2008 foi a vez da frota urbana ser contemplada com cinco veículos usados, o primeiro foi o 021 que era um Busscar Urbanuss Pluss - 17.240 OT que antes havia pertencido a Viação Jundiaiense de Jundiaí-SP e a Rápido Araguaia de Goiania-GO, o 021 possuía ar-condicionado, o segundo foi o 023 que era um Busscar Urbanuss - 16.210 CO ao qual pertencera a Viação Congonhas de Congonhas-MG, e por fim três Ciferal Padron Cidade II - OF-1721 que continham os prefixos 024, 026 e 029, o trio proveio da Braso Lisboa, no ano de 2009 outras cinco unidades são compradas para o setor urbano, tratavam-se de cinco Marcopolo Torino IV - 17.240 OT, seus prefixos eram 031, 032, 033, 034 e 035, vale ressaltar que embora esses Torino tivessem ar-condicionado, não há registro do aparelho sendo utilizado pela Estrela do Mar, já no ano de 2011 a Estrela do Mar adquire seis Mascarello GranMicro - 8.120 OD, cinco com padrão semi-rodoviário e um com padrão urbano, os micros tinham os prefixos 1136, 1137, 1138, 1139, 1140 e 1141, ainda seguindo a vibe de Mascarello + Volkswagen, em 2012 chega a frota um GranVia - 15.180 EOD que antes havia pertencido a extinta Pirâmide Transportes (BK) e a extinta Viaje Bem Transportes (BZ), pela Estrela do Mar ganhou o prefixo 020.
No ano de 2013 uma renovação agita o cenário intermunicipal paraense, naquele ano a empresa chega com quatro Mascarello GranVia no chassi Volvo B270F, os mesmos eram usados da Estrela de Mauá de Mauá-SP, o diferencial desses carros era o fato de serem trucados, os prefixos das quatros unidades era 1342, 1343, 1344 e 1345, junto com eles veio uma mudança significativa, a partir daquele ano a companhia passou a ser chamar apenas Estrela sem o complemento "do Mar", todavia esses trucados não duram tanto tempo e retornam ao estado de São Paulo, em 2014 Baltazar José vende o controle acionário da agora Estrela para Décio Melo, empresário maranhense dono da Viação Policarpos e da Monte Hebron Turismo, Décio promove uma mega renovação na empresa, começando pela chegada de seis Marcopolo Ideale 770 - OF-1418 que tiveram os prefixos 0300, 0400, 1600, 1650, 1700 e 1750, todos ex-Breda de São Paulo-SP e Viação Branca do Leste de Imperatriz-MA, a seguir vieram cinco Comil Campione 3.45X com chassi Scania K310IB ex-Breda e ex-Branca do Leste, os mesmos tinham a ordem 1500, 1550, 1800, 1850 e 1950, por fim houve a compra de mais três Caio Giro 3400 - 17.210 EOD que antes eram da J.A Turismo e continham os prefixos 1900, 3700 e 3800, para o setor urbano foi trazido três Marcopolo Viale - K310IB que antes rodaram pela Empresa Manoel Rodrigues de Avaré-SP e Viação Macapá de Macapá-AP, sua sequência era 036, 037 e 038, um detalhe é que a terceira gestão aboliu o uso de amarelo na frota urbana, os ônibus urbano passaram a ter a mesma padronização dos veículos rodoviários, e chegamos a 2015 onde a Estrela compra um Marcopolo Viaggio G6 1050 - 17.230 EOD ex-Nossa Senhora Aparecida e ex-Branca do Leste, ambas de Imperatriz-MA, que teve o prefixo 2000, um Campione Vision 3.25 - 17.210 EOD que não foi prefixado e dois Mascarello Roma 310 - B270F que possuíam as ordens 2415 e 2515, estes Roma 310 foram a ultima compra de veículos por parte da empresa, ambos eram 0 Km, ainda em 2015 a Estrela é abruptamente cassada pela Arcon e no seu lugar entra a Sucesso Transportes (GV), boa parte da sua frota é canibalizada e os veículos que se salvaram são distribuídos entre as empresas do Grupo Policarpos, assim depois de 39 anos o brilho da Estrela se apagou e o transporte de passageiros entre a região da PA-140 e a capital ficou a mercê do transporte alternativo, anos depois o Grupo Policarpos tentou reassumir o transporte da região com a MH Transportes.
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