Transcol se retira definitivamente do sistema

 

Por Equipe Parabuss
Depois de 13 anos operando no transporte de passageiros em Belém, a Transcol Transportes e Turismo (CG) teve a concessão de operação cassada por parte da SeMOB, a empresa vinha em uma situação muito precária desde de 2019, com diversas denuncias de veículos sucateados e que colocavam em risco a vida daqueles quem operavam e eram conduzidos nos carros da Transcol.
A mesma tinha como área de operação o bairro da Pratinha em Belém e a sua principal linha era a 638-Pratinha/Presidente Vargas, com vagas herdadas da extinta Icoaraciense (AR), e veremos que não foi só isso que herdou de sua antiga predecessora. Além do Pratinha/Presidente Vargas, a Transcol operou também as linhas 641-Pratinha/Castanheira e 668-Pratinha/Ver-o-Peso, tanto a 638 quanto a 668 eram compartilhadas com a Empresa de Transportes Nova Marambaia (AT), que a partir de hoje passa a ocupar integralmente as 20 vagas da linha Pratinha/Presidente Vargas.
Como dito anteriormente a Transcol herdou não somente as linhas 638 e 668 da Icoaraciense, mas também seus últimos carros, os Ciferais Citmax de chassi Volkswagen 17.210 EOD, os Busscar Urbanuss Ecoss com chassi Volkswagen 15.190 EOD e os Busscar Micruss II - Volkswagen 9.150 EOD, posteriormente em 2011 a extinta empresa adquiriu dois Comil Svelto V - Volkswagen 17.230 EOD para os prefixos CG-63803 e CG-63805, sua primeira aquisição própria, em 2013 aproveitando o embalo da compra dos B270F por parte das extintas Viação Princesa (BP), Eurobus (BR) e Vianorte (CF) obteve três Comil Svelto VI sob o Volvo B270F que ganharam os prefixos CG-63801, CG-63802 e CG-63806, no mesmo ano trouxe dois Mascarello GranMicro no chassi 8.160 EOD Euro V com os prefixos CG-64101 e CG-66801.
Em 2015 a Transcol faz as suas ultimas aquisições, a primeira foi uma dupla de Comil Svelto VI - Volvo B270F que rodaram com os prefixos CG-63817 e CG-63818, logo após a falência da Vianorte e da súbita retirada da Belém Rio (BD) da linha Pratinha/Ver-o-Peso, a empresa comprou dois Svelto VI sob o chassi 17.230 OD Euro V que rodaram com os prefixos CG-66802 e CG-66803 e por fim também foi comprado um Marcopolo Torino V - 17.230 OD Euro V que anteriormente pertenceu a extinta VIP Transportes (CE) e foi inicialmente prefixado como BD-66801 e depois renumerado como CG-63819.
Em Fevereiro de 2017 os primeiros problemas começam a aparecer na empresa, todos os veículos com chassi B270F são recolhidos pelo Banco Volvo, a Transcol consegue recuperar apenas o CG-63801, CG-63806 e CG-63817, a partir desse ponto a empresa começa a entrar em uma espiral de decadência, com os seus veículos sendo sucateados a cada viagem que fazem, outros começam a ser canibalizados na garagem e começam a servir de repositório para outros veículos que ainda circulavam, em 2020 no auge da pandemia conseguem recuperar depois de anos parados o CG-63819 (Torino) e o CG-63820 (Svelto, ex-CG-66803 e posteriormente reprefixado para CG-63802).
Por fim as ultimas movimentações na frota foi a aquisição de um Comil Svelto - Volvo B270F ex-ViaLoc (BJ) em Setembro de 2022, o mesmo ocupava o prefixo CG-00002, e no dia 15/05/2023 o antigo CG-63817 voltou a ativa como CG-63804, todavia o pequeno CG-64101 apresentou problemas mecânicos no começo de Maio e ficou parado na garagem, com ele a operação da linha 641-Pratinha/Castanheira foi interrompida, infelizmente a linha 641 foi extinta junto com a Transcol, que era a ultima empresa em atividade da antiga conglomerado denominado Filhas da Icoaraciense, a Transcol teve um baque severo com a cassação de suas "irmãs" em 2014/2015, pois absorveu toda para si as dividas trabalhistas da antiga Icoaraciense, o que onerou a capacidade da empresa de renovar e expandir suas operações.
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