Os adesivos dos ônibus de Belém - Parte 1

 Por Equipe Parabuss

Se tem um detalhe que difere os ônibus que circulam na Região Metropolitana de Belém das demais frota do país é a utilização de adesivos indicadores da rota nos parabrisas, praticamente todas as empresas do sistema se utilizam desse método, os busologos de outros estados acham um tanto estranho e até de mal gosto os ditos adesivos, essa pratica tem haver com a maneira que é conduzida o transporte publico da capital paraense, já que aqui até o ano de 2021 os ônibus eram fixos nas linhas onde atuam, a "exceção" ficava com os veículos reservas e mesmo nesses ônibus ainda se podia ver um ou dois adesivos, geralmente como um ponto de referência comum a todas as linhas que a empresa opera.

Os adesivos informam muito mais que as ruas e avenidas que uma determinada linha percorre, eles revelam a ligação que existe entre as empresas de um preciso grupo familiar, no tópico de hoje vamos abordar o padrão de adesivos que a Família Viana utilizava em suas empresas.

Desde de 2004, quando a entrada passou a ser pela porta dianteira, a extinta Viação Icoaraciense (AR) passou a afixar os ditos adesivos nos parabrisas de seus ônibus, a principio eles ocupavam apenas a área superior dos vidros frontais, mas com a padronização atual iniciada em 2007, os mesmos passaram a ocupar a zona inferior dos parabrisas, a fonte escolhida foi a Futura BT ExtraBold e a diagramação dos adesivos você confere nas fotos a seguir.

AR - Auto Viação Icoaraciense

Após o encerramento definitivo da Icoaraciense, a Transcol continuou a utilizar o padrão de adesivos da Icoaraciense até a chegada dos Comil Svelto VI em 2013.

AV - Autoviária Paraense
Fundada em 2004 substituindo a antiga Nossa Senhora do Carmo, a Autoviária Paraense já nasceu tendo em seu DNA o padrão de adesivos da sua antiga matriz de Icoaraci, todavia nos dias de hoje a empresa já descaracterizou bastante a diagramação original da Icoaraciense, utilizando a fonte Arial em seus adesivos.

BP - Viação Princesa
A extinta Viação Princesa se utilizou do Padrão Icoaraciense até 2013, quando incorporou um novo padrão de adesivos, herdado da extinta Transportes Santa Izabel (BQ).

BR - Eurobus
A extinta Eurobus se valeu do Padrão Icoaraciense até a sua liquidação definitiva em 2014.

CE - VIP Transportes
A VIP Transportes acabou no ano de 2015, utilizou o Padrão Icoaraciense até seu fim.

CF - Vianorte
A Vianorte nasceu a partir da antiga divisão Belém da Autoviária Paraense, como suas conterrâneas de Icoaraci encontrou seu fim de linha em 2014.

CN - Expresso Marajoara
Subsidiária da VIP Transportes, a Expresso Marajoara foi a primeira empresa a "quebrar" o padrão Icoaraciense, fazendo sutís mudanças na diagramação de adesivos, encerrou as operações junto com a sua empresa-mãe.

CR - Transportes Montenegro
Cisão interna da Vianorte, a Transportes Montenegro foi a ultima empresa criada do antigo conglomerado da Família Viana, após a sua cassação em 2014 ainda tentou operou no transporte interno de Ananindeua sob a alcunha Viação Londrina que durou apenas até 2016.

BJ - ViaLoc (Extra)
Apesar da ViaLoc ser da Família Viana, a empresa não se utilizou do Padrão Icoaraciense, entretanto quando assumiu os ônibus da extinta Transportes Montenegro utilizou por algum tempo a digramação de sua antecessora nas linhas 757 e 886, essa situação durou até meados de 2017, quando a ViaLoc padronizou esse veículos com o restante de sua frota.
Acompanhe nosso instagram.

Comentários