LINHAS EXTINTAS: Cidade Nova-Marituba

Por Equipe Parabuss
Em 1999 a extinta Transportes Marituba (AU) inaugurava a linha Marituba-Cidade Nova com três Marcopolo Torino GV - Mercedes-Benz OF-1318, a linha a principio não adentrava nenhum bairro de Marituba, tendo seu final da linha as margens da BR-316 junto com a linha 914-Marituba/UFPA, sentindo-se incomodada pela entrada de uma concorrente em seu "território", a Viação Forte resolve entrar na linha, apenas invertendo o nome e o final da linha para a Cidade Nova em Ananindeua, todavia em 2000 ambas as variantes passaram a ir até os bairros maritubenses, a linha da Transmab servia ao União e a da Forte percorria a Estrada da Pirelli e os conjuntos a sua volta.
A frota da Viação Forte na linha basicamente era composta por dois Marcopolo Torino IV - Mercedes-Benz OF-1417 que haviam chegados em 2000 e por outros ônibus antigos da frota da empresa, como Ciferal GLS Bus, Caio Alpha e Busscar Urbanus II, todos sob o chassi Mercedes-Benz OF-1620.
Uma curiosidade é que a linha durante toda sua trajetória nunca teve um prefixo, sendo que no começo as empresas que a operavam utilizavam prefixos sequenciais na casa dos "500".
O Cidade Nova-Marituba percorria além da Cidade Nova em si, os bairros do Maguari, Guajará e até o Paar por um breve período, enquanto a variante da Transmab entrava pela Rod.Mário Covas, percorria a SN-17 e saía pela Estrada do Maguari, a rota da Viação Forte fazia o inverso e tomava a volta pela SN-03.
Em 2005 a Transmab começa seu processo de substituição em favor da Barata Transportes (BN), o Marituba-Cidade Nova logo é transferido para a nova empresa que ao invés de operar com sua sigla BN coloca apenas a inscrição "Carro XX" como prefixo, o começo da operação da Barata na linha via União foi marcada pelos Marcopolo Torino GV - Ford B-1618 ex-Viação Perpetuo Socorro (AK) e por Marcopolo Torino IV - Volkswagen 16.210 CO que antes rodava pelo Julia Seffer/Cidade Nova em Ananindeua, a epoca esse veículos utilizavam uma versão diferenciada da pintura marajoara, onde ao invés dos detalhes em amarelos, predominava a cor verde-floresta, possivelmente como referência a pintura de Ananindeua daquele período.
No ano de 2008 a Viação Forte se retira do Cidade Nova-Marituba via Pirelli, a linha fica em hiato durante o período de um ano, até que a Barata Transportes retorna com a linha, para opera-la a Barata desloca vários Marcopolo Senior GV - Agrale MA 7.5 que antes operavam no Distrito Industrial/Cidade Nova, a operação desses micros duram até o ano seguinte, quando a linha volta a ficar suspensa e só retorna no final de 2010, quando passa a ser operada pelos Marcopolo Torino IV - Volkswagen 16.210 CO que operaram por anos na linha 917-Distrito Industrial/Ver-o-Peso na epoca da Transmab e provinham da 990-Distrito Industrial/Iguatemi e 992-Julia Seffer/Presidente Vargas já na gestão da Barata.
A linha também era complementada por Marcopolo Torino IV - Volkswagen 17.210 OD que a Barata havia comprado da extinta Viação Icoaraciense em 2010, esses Torino também operavam na 990, até 2012 a casa dos "50" era destinada para os ônibus via Pirelli e a casa dos "60" para o via União.
Em 2012 a Barata Transportes aluga por volta de 25 Volare DW9 Fly da Vip Premium Transportes (CJ), estes foram divididos entre o Marituba-Cidade Nova e a linha 991-Distrito Industrial/São Brás, com eles veio a mais uma mudança de dezena nos prefixos, a dezena "20" ficou para os veículos do União e a dezena "30" para os carros via Pirelli, ainda assim cada variante era complementada com um Torino IV - 17.210 OD, em 2013 foi incrementado no Marituba-Cidade Nova alguns Marcopolo Torino V - Mercedes-Benz OF-1418 que operavam na 980-Ananindeua/Presidente Vargas, depois chegaram na linha vários Ciferal Citmax - OF-1418 que foram comprados da ViaLoc (BJ) e da extinta Via Metropolitana (BM), até Marcopolo Senior Midi - Mercedes-Benz OF-1218 operou na variante do União por um breve periodo.
No começo de 2014 há uma reviravolta na linha, os Volares DW9 Fly são devolvidos para a Vip Premium e em seus lugares vem sete Marcopolo Senior Midi - Agrale MA 15.0, quatro para a linha da Pirelli e três para a linha do União, esse Sênior Midi "devolveram" o Marituba-Cidade Nova para a Transportes Marituba, que até então estava extinta, além disso os veículos passaram a não contar com o validador do Passe Fácil e com isso não aceitava o Vale Transporte Digital.
Em Março do mesmo ano a situação começa a voltar o normal, a Barata volta a operar na linha com cinco Marcopolo Viale - Volkswagen 17.210 OD - dois no Pirelli e três no União - e também contava com três Marcopolo Torino IV - Volkswagen 17.210 OD - dois no Pirelli e um no União -, a Transmab e a Barata passaram a operar simultaneamente na linha, sendo que os ônibus da Barata aceitavam o Vale Digital.
Em Novembro de 2014 para substituir alguns ônibus mais antigos do Marituba-Cidade Nova é escalado três Comil Svelto Midi - OF-1218 que antes pertenciam a extinta Vianorte (CF), todavia os Svelto Midi foram uma péssima escolha para a linha por conta da alta demanda, logo eles juntamente com os demais ônibus antigos foram substituídos e no começo de 2015 toda a frota foi padronizada com Citmax - OF-1418, tendo a breve participação de dois Marcopolo Torino IV - 17.210 OD, um em cada rota.
Em Maio de 2017, a Transportes Marituba é totalmente incorporada pela Barata Transportes e seus veículos retornam a esta ultima, a linha volta a ser operada por apenas uma empresa, para inaugurar esta nova fase a Barata escala três Torino V - OF-1418 que antes pertenciam a extinta Vip Premium e foram alugados pela própria Barata, a frota ficou mesclada entre Torino V, Citmax e Sênior Midi.
Em Dezembro de 2018, a linha do Pirelli recebeu os sete Neobus Spectrum City - OF-1418 que antes operavam na linha 991, mais tarde eles ganharam a companhia de mais um Spectrum City, este oriundo das linhas internas de Ananindeua, a variação do Pirelli contou com esses Spectrum City até o final das operações da linha.
Já a linha do União contou com uma frota mista de Citmax e Sênior Midi até 2019, no ano anterior mudou de dezena de "20", que passou a ser ocupado pela linha do Murinin, para a dezena "40", em 2019 os Sênior Midi são deslocados para as linhas internas de Ananindeua e a linha é novamente padronizada com Ciferal Citmax, houve a rápida aparição de um Svelto Midi na linha em Agosto de 2020, no mesmo mês a linha é estendida até o residencial Viver Melhor por dois motivos: Para substituir a linha 005-Viver Melhor/Castanheira que foi operada em Julho e para concorrer com as linhas 003-40 Horas/Marituba e 017-Icuí/Marituba, ambas operadas pela Fênix Transportes (CB).
A linha foi encerrada em Abril/2021, fatores políticos e de demanda foram cruciais para determinar o encerramento do Marituba-Cidade Nova, houve especulação de que as cooperativas Coopcaban e Cootrama poderiam assumir a linha, mas não passou de tentativas, e assim a linha segue fora de operação até os dias atuais.
Acompanhe nosso instagram.

Comentários