Citmax de testes em Belém

 

Por Equipe Parabuss
Em 2003 a Ciferal (já sendo uma subsidiária da Marcopolo) lança no mercado o que seria seu ultimo modelo com a marca da empresa, tratava-se do Citmax, um urbano mais leve e com manutenção simplificada, com a missão de fazer o modelo vender a Ciferal divulgou em varias cidades o seu novo modelo, Belém estava na mira do conglomerado Gaúcho-Carioca, as operadoras da capital do Pará sempre foram assíduas clientes da marca Ciferal, para tanto a encarroceradora carioca enviou dois Citmax de testes pro nosso estado afim de que as empresas conhecessem o produto, cada um veiculo vinha encarroçado nos dois maiores fabricantes de chassi no mercado, um sob a plataforma OF-1721 da Mercedes-Benz e outro sob o 17.210 OD da Volkswagen.
O OF-1721 acabou agradando os donos da extinta Transportes Pinheiro (BF), a empresa que derivava da extinta Transportes Aero Club (AH) tinha larga experiência com a dobradinha Ciferal + Mercedes-Benz, tão logo o adquiriu colocou o prefixo BF-49414 e escalou para a sua única linha 494-Guanabara/Centro via Presidente Vargas, embora fosse mais comum vê-lo como extra na 970-Mosqueiro/São Brás, esse Citmax foi o ultimo ônibus adquirido 0 Km pela Transportes Pinheiro, sendo que após isso a empresa passou a comprar apenas veículos usados, principalmente da Transportadora Arsenal (AA), por mais de 10 anos este foi o ultimo Citmax que a empresa possuía, antes da empresa ser cassada em 2014 já circulava com uma placa clonada, depois que a Transportes Pinheiro foi fechada nada mais se soube deste Citmax, sendo mais provável que o desmanche tenha sido seu destino final.
Já o 17.210 OD foi comprado pela extinta Expresso Michele (BC) de Benevides, a empresa sempre foi conhecida por seus veículos diferenciados, com o Citmax não foi diferente, só que ao contrario da empresa anterior, Ciferal + Volkswagen não era muito comum na Expresso Michele, enquanto o chassi foi aprovado pela família Salazar o mesmo não podia se dizer da carroceria, este foi o único Ciferal da historia da empresa, ele foi prefixado como BC-97101, e embora fosse fixo da linha 971-Benevides/Iguatemi era rotina trafegar pela 975-Benevides/São Brás.
Em oposto do seu irmão de teste, o Volkswagen 17.210 OD segue em operação até os dias atuais, depois que a Expresso Michele foi impedida de circular em 2014, aconteceu de ser vendido para a empresa de fretamento EstrelaTur, sendo que posteriormente foi repassado a um proprietário particular na cidade de Salinópolis, no nordeste paraense, por lá opera no transporte escolar, atualmente o mesmo tem uma pintura baseada na da Auto Viação Três Amigos do Rio de Janeiro.
Os dois Citmax se diferenciavam dos demais por conta de um detalhe, o friso que dividia a saia da blusa ao invés de ser o calhetão plástico da linha de serie era um fino friso, esse conceito seria mais tarde aplicado em outras carrocerias de outras encarroceradoras, o Ciferal Citmax foi um sucesso de vendas, se tornou praticamente uma febre entre as empresas de ônibus de todo o estado, tendo sido comprado do inicio ao fim da sua produção.
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