Balanço Parabuss 2022

 Por Equipe Parabuss

2022, o ano das transformações, da mudança, do novo, o transporte coletivo paraense não teve grandes mudanças, entretanto novidades começaram a aparecer este ano no nosso sistema de transporte, acompanhe conosco tudo o que aconteceu ao longo de 2022 no universo busologo do Estado do Pará.

Janeiro começou com o pé-esquerdo nas empresas São Luiz (AM), Transcol (CG) e Transcap (CL), o trio de empresas passou maus-bocados com as greves que estouraram no começo do ano, todas motivadas por atrasos salariais, a pior situação era na Transportes São Luiz que já vinha em estado critico desde de 2019 após dois incêndios terem consumido mais da metade da sua frota.

Janeiro também uma marcou uma troca de linhas entre Belém Rio (BD) e ViaLoc (BJ), envolvendo as linhas 783-Tenoné/Centro e 878-Icoaraci/Cidade Nova.

Uma pequena empresa chamada Expresso Êxodo começa a operar a linha intermunicipal Cafezal/Belém, mas a passagem da empresa pela linha é meteórica e dura pouquíssimo tempo.

Todavia o fato mais marcante foi a queda da Ponte de Outeiro e sua consequência para o transporte da ilha, que culminou com a criação de novas linhas e a extinção de tantas outras.

Em Fevereiro temos a estreia da CSM Transportes (RT) na linha Castanhal/Belém, a CSM ficou no lugar da extinta Rota Expresso, com uma operação totalmente diferenciada da sua antecessora, a CSM apostou na utilização de ônibus urbanos na linha, a maioria proveniente da Transcap.
Março começa com mais uma paralisação de rodoviários, desta vez na Auto Viação Monte Cristo (AL), esta foi a primeira de cinco greves que a empresa protagonizou ao longo deste ano.
Após 10 anos sem a entrada de uma empresa no sistema da SeMOB/Setransbel, tivemos a estreia da ViaBus Transportes (CT), a ViaBus substituiu a Transcap na operação da linha 977-Santa Bárbara/São Brás, herdando ônibus da Transcap, da CSM e de aquisições próprias advindas de outros estados.
Por falar em Transcap, a empresa passou 15 dias sem operação, na época especulou-se que a empresa iria a falência, mas a Prefeitura de Benevides não encontra nenhuma empresa para operar no município e sem alternativa pede o retorno da Transcap que volta a operar com exclusividade nas linhas 975-Benevides/São Brás e 976-Benevides/Presidente Vargas.
Cercado de polêmica, Edmilson Rodrigues (PSOL) decreta um reajuste na tarifa do transporte coletivo de Belém e Região Metropolitana, tudo isso em meio a uma semana onde diversos incidentes ocorrem nos ônibus urbanos, para amenizar a situação Edmilson garante a abertura da licitação do Transporte em Belém, licitação essa que prevê a melhoria da qualidade dos veículos.
No final do mês somos agraciados por mais uma aquisição da Transportes Boa Esperança (BE), a empresa de transportes intermunicipais adquire dez Busscar Vissta Buss 360 sob o chassi Scania K360 IB 4X2 para as operações das linhas do nordeste paraense.
No quarto mês do ano, em Abril, a Barata Transportes (BN) resolve encerrar as operações da linha 002-Benevides/Castanheira, a linha tinha o mesmo preceito da 002-Murinin/Castanheira, com integração no município de Ananindeua, a Barata foi escalada as pressas para cobrir a lacuna que a Transcap havia deixado em Benevides.
Paralelo com isso em outra empresa do Grupo Barata há novidades, a Transportes Águas Lindas (BL) recebe o primeiro de quatro Marcopolo Torino S - Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec V que são provenientes da empresa Caliman de Paragominas-PA, o quarteto de Torino S foi dividido em duas unidades cada para as linhas 922-Águas Lindas/Presidente Vargas e 915-Águas Lindas/Pátio Belém, um item interessante que acompanha esses veículos são as tomadas USB para os passageiros.
E por falar em Grupo Barata, Alexandre Barata dono da Barata Transportes assume a administração da Belém Rio Transportes (BD) em substituição a Edgar Romero, o objetivo é melhorar a operação da empresa que vinha em estado de crônico desde 2019, onde vários ônibus pegaram fogo por má manutenção.
A Transportadora Arsenal vende seus cinco Marcopolo Torino S que havia sido adquiridos apenas dois anos antes, o motivo da venda é a crise familiar que o antigo dono da empresa vinha passando, o que não se sabia é que esse movimento abriria as portas para a venda de ônibus do sistema para outros estados e ao longo desta matéria você verá mais venda como essa.
Ao longo de Abril é noticiado novamente greve nas empresas Monte Cristo, São Luiz e Transcap, mal sabíamos que seria a ultima greve da Transportes São Luiz, empresa que por muito tempo operou as linhas do bairro de Canudos em Belém.
Maio começa com a greve dos rodoviários e termina de forma negativa para a Auto Viação Monte Cristo, a empresa que atravessava uma péssima fase é surpreendida com a apreensão de parte da sua frota, em especial os ônibus com chassi B270F da Volvo, o motivo é a falta de pagamento dos veículos, a apreensão atingiu diretamente as operações das linhas 635-CDP/Providência e 940-Pedreira/Lomas (Linha B).
No final do mês a Viação Forte (AF) faz uma troca estratégica entre dois ônibus e duas linhas, o antigo AF-75403 se torna o AF-93010 e vice-versa, a troca envolveu dois Caio Apache Vip II, de lotes e motores diferentes.
E a Forte continua sua danças das cadeiras no mês de Junho, reforçando a frota reserva com um Comil Svelto VI que era da linha 548-Marambaia/Ver-o-Peso e também acrescenta um Caio Apache Vip II - Volkswagen 17.230 EOD na frota da linha 932-Cidade Nova/Unama, com o prefixo AF-93214, ex-AF-98604.
Em Julho é sentido os primeiros movimentos de Alexandre Barata frente a gestão da Belém Rio, a empresa além de passar a utilizar busdoor na frota, que até então era algo inédito na Belém Rio, vendeu parte da frota de seus Apache Vip IV Troncais para a empresa TUPi que opera na cidade de Piracicaba-SP, das 50 unidades que chegaram em 2019, 20 foram para a TUPi.
Uma nova greve é noticiada na Monte Cristo, foi a sétima paralisação dos rodoviários da empresa.
Durante o período das férias surge uma nova empresa no trecho Tucuruí/Belém, trata-se da VG Transportes (JV), que iniciou os trabalhos na linha com Marcopolo Paradiso 1800 DD G7 que antes pertencia a Tocantins Transportes.
Agosto vem e com o mês 08 chega a noticia de que os Comil Svelto 2017 da Auto Viação Monte Cristo após 4 anos apreendidos em um pátio de leilões em Benevides foram finalmente vendidos, a empresa Rosa Turismo com atuação em São Paulo e na Bahia os adquiriu e atualmente eles operam no transporte coletivo de Tatuí-SP, ainda sobre a Monte Cristo ocorre a oitava e ultima paralisação da empresa no ano, após essa greve um "burburinho" de venda da empresa é repassado entre os funcionários da empresa e nos grupos de busologia.
Depois de tanta espera e varias prorrogações, a Prefeitura de Belém consegue publicar o edital para a licitação do Transporte publico na capital do estado, o objetivo principal é a melhoria da qualidade da frota, além de operacionalizar ao máximo o BRT Belém, a abertura das propostas estava marcada para o mês seguinte.
Todavia no começo de Setembro, a licitação foi suspensa sem maiores explicações a população, o Setransbel através de suas redes sociais explicou que pediu a suspensão do aviso de licitação para ter tempo de estudar os parâmetros da mesma.
Ainda no começo de Setembro, uma nova greve dos Rodoviários estoura na cidade e ânimos acirrados entre grevistas e a policia acaba com a prisão de um dos sindicalistas do movimento.
Após anos sem nenhum tipo de veiculo de teste no Pará, desembarca em nossa terra um Marcopolo Paradiso 1350 G8 sob o chassi Scania K410, o diferencial desse chassi é que o mesmo já vem equipado com um motor Euro VI que vai ser a nova norma vigente para redução de poluição a partir de 2023, o ônibus segue fazendo testes na Transportes Boa Esperança, especialmente nas linhas de longa distância.
Após 9 meses, os ônibus que ligam o Distrito de Outeiro (Daout) até o Centro de Belém foram autorizados a trafegar pela ponte que liga Icoaraci a Ilha de Caratateua, porém os ônibus estavam autorizados a transporte passageiros apenas com a carga mínima.
Para fechar o mês de Setembro, funcionários da Transporte Canadá resolveram paralisar as atividades para cobrar o pagamento de salários atrasados, esse movimento foi o estopim para determinar algo que mudaria a historia da Transportes Canadá e faria se junta-la a Auto Viação Monte Cristo.
E em Outubro os caminhos da Auto Viação Monte Cristo e da Transportes Canadá se unem, as empresas passam a pertencer a um mesmo dono, que anteriormente comandava uma indústria de bebidas de frutas, desde de então ambas as empresas compartilham a mesma garagem e um movimento para levantar os veículos delas está em andamento.
Enquanto os problema de duas empresas parece estar chegando ao fim, em outras a situação é mais complicada, no fim de Outubro a Viação Forte (AF) vende parte da sua vasta frota de Marcopolo Torino V, o objetivo é fazer caixa para a empresa que passa por uma crise familiar desde de 2019, de lá pra cá a situação da Viação Forte vem piorando.
Para fechar o mês de Outubro, uma iniciativa inédita foi vista neste mês, por conta das Eleições 2022 o transporte de passageiros foi de graça tanto no primeiro quanto no segundo turno, a expectativa é que isso sempre ocorra daqui em diante.
Em Novembro somos apresentados a mais uma empresa novata no sistema, é a Viação Santa Rosa (CV) que é a continuação "espiritual" da extinta Transportes São Luiz, inicialmente a Santa Rosa está operando apenas a linha 326-Canudos/Praça Amazonas (Tucunduba).
Após o entrave de Setembro, a Prefeitura de Belém decreta a nova data da abertura dos envelopes com os interessados para operar no Transporte Publico de Belém, a nova data escolhida é 26 de Dezembro.
E chegamos ao ultimo mês do ano, talvez Dezembro tenha sido o mês com mais surpresas do que todos os anteriores.
Para começar o mês, a CSM Transportes ampliou sua frota na Belém/Castanhal com alguns Apache Vip II/OF-1519 que anteriormente rodaram em São Paulo e Parauapebas.
Quem também está se ajustando é a Monte Canadá (holding inventada por busologos para a junção Monte Cristo + Transportes Canadá), a empresa passou a investir na frota reserva, principalmente para a linha Pedreira-Lomas.
Com a chegada das festas natalinas, a empresa Autoviária Paraense (AV) passou a plotar mensagens de Boas Festas em seus ônibus, atitude inédita dentre as empresas da RMB.
Mas quem deu o melhor presente de Natal foi a Transportes Boa Esperança, a empresa adquiriu cinco unidades do Comil Invictus 1050, são os primeiros Invictus que a Boa Esperança adquire, assim a empresa amplia o leque de carrocerias em sua frota.
O dia da licitação do Transporte Publico chega, mas a alegria é tomada pela chateação, o certame é declarado deserto pois não houve nenhum interessado, uma nova chamada será feita em Fevereiro de 2023.
Para fechar o ano, uma boa noticia para os moradores de Outeiro, a ponte da ilha foi liberada de vez, e uma nova composição de linhas está servindo ao Distrito.
E assim nos encerramos o Balanço Parabuss de 2022, em nome de todo o time que compõem este blog desejamos Boas Festas a você e sua família, em 2023 estaremos novamente juntos de olho em tudo que ocorre no Transporte Publico Paraense, muito OBRIGADO leitor(a) que nos acompanhou até aqui.
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