Por Equipe Parabuss
Atualmente no sistema de transporte da Região Metropolitana de Belém há 125 linhas em atividade, destas 125, 11 operam exclusivamente com micro-ônibus, segundo o CTB (Código de Transito Brasileiro) um micro-ônibus é um veiculo como capacidade para até 20 passageiros sentados e com Peso Bruto Total de 9 toneladas, no mercado existe a disposição dos operadores os modelos Marcopolo Sênior IV, Comil Piá III e o Caio Foz e F2400, além de outros modelos de outras encarroceradoras, o uso do micro-ônibus no transporte belenense começou no final da década de 90 com a disponibilização das linhas executivas, no uso das linhas comuns a participação dos micro-ônibus começou em 2007, de lá para cá seja por questão de redução de demanda de passageiros ou por conta do itinerário das linhas que operam, o uso dos micro-ônibus aumentou entre as empresas do Setransbel, vamos conhecer as linhas que atuam exclusivamente com micros.
237-Sacramenta/Presidente Vargas
Linha operada pela Auto Viação Monte Cristo (AL), anteriormente era operada com ônibus de grande porte (17 Ton) mas a redução da demanda de passageiros fez com que a empresa empregasse o uso do micro-ônibus na linha, opera com Comil Piá III sob o chassi 9.150 EOD da Volkswagen, possuía duas variantes, mas em 2021 apenas a Linha A (via Av.Pedro Miranda) foi mantida.
310-UFPa/Presidente Vargas
Linha operada pela Viação Guajará (AI), assim como a 237 também no passado era operada por ônibus de médio porte (15 Ton) e teve sua frota convertida para micros a partir de 2013, atualmente opera com Marcopolo Sênior IV e Caio Foz, foi desativada no auge da pandemia de Covid-19 mas foi reativada em 2021 com parte de sua frota tendo se tornado reserva para as demais linhas da empresa.
315-UFPa/Centro Histórico
Mais uma linha operada pela Viação Guajará (AI), a 315 é uma continuação de uma linha mais antiga que tinha o nome UFPa/Praça da Bandeira e que como as demais era operada por ônibus de grande porte, todavia a atual 315 já começou com micros em sua frota, serve como uma linha complementar a 307, 308 e 309, atualmente é composta de Marcopolo Sênior IV, Caio Foz e Comil Piá III, todos no chassis da Mercedes-Benz LO-915 e LO-916 BlueTec V.
317-Guamá/Pátio Belém
Linha operada pela Viação Rio Guamá (AP), ao contrario das demais linhas a Guamá/Patio Belém sempre contou com micro-ônibus na sua frota, a razão para isso é que a linha corta as estreitas ruas do Centro Comercial de Belém, começou com Busscar Micruss e em 2013 junto com a Viação Guajará estreou os Marcopolo Sênior IV na linha, todos sob o chassi LO-916 BlueTec V que vieram em dois lotes.
445-Pedreira/Lomas (Seletivo)
Das linhas executivas do passado apenas a 445 e 912 sobreviveram com o tempo, a 445 é uma variante executiva da linha 443, ambas operada pela Auto Viação Monte Cristo (AL), atualmente é operada com Comil Piá III que em 2016 substituiu os antigos micros do modelo Busscar Micruss e Marcopolo Sênior III, durante o período de crise da Monte Cristo que durou até Setembro deste ano, os micros da 445 acabaram sendo utilizados na frota da linha 443, com o ar-condicionado sendo desativado para tal operação.
634-Marex/Arsenal
Linha atualmente operada pela Auto Viação Monte Cristo (AL), foi criada pela extinta Viação Perpetuo Socorro (AK) com o nome de Perpetuo Socorro/Telegrafo nos idos dos anos 80, depois que a Perpetuo Socorro entrou em crise após uma cisão, a linha 634 passou para as mãos da Monte Cristo em 2014, a principio a Monte Cristo operava a linha com ônibus de grande porte (17 Ton), mas de 2014 para cá foi reduzindo a quantidade de veículos na Marex/Arsenal até que em 2019 a linha começou o processo de recebimento de micros, boa parte advinda da linha 237, hoje em dia a 634 está com poucos micros, o intervalo entre um carro e outro chega a 50 minutos, a linha está bastante defasada.
636-Marex/Presidente Vargas
Operada atualmente pela Viação Rio Guamá (AP), a 636 foi criada e operada pela extinta Viação Perpetuo Socorro (AK) e no começo utilizava Marcopolo Torino GV de motores OF-1620 e OF-1721 da Mercedes-Benz, com o tempo a Perpetuo Socorro começou o processo de "encolha" da frota, em 2010 Marcopolo Sênior Midis de chassi OF-1218 foram adquiridos para a frota da 636, quando a Rio Guamá assumiu a Marex/Presidente Vargas em 2014 passou a utilizar ônibus de Médio Porte (15 Ton), entretanto em 2016 a empresa altera a rota da linha que passou a ir até o Mercado do Ver-o-Peso e com ponto de retorno pela Rua Manoel Barata, assim como no caso da Guamá/Pátio Belém precisou contar apenas com micros, tanto que no começo a 636 utilizava micros oriundos da 317, nos dias de hoje após a pandemia de Covid-19 a linha deixou de utilizar a extensão até o Ver-o-Peso e voltou a operar pela Praça dos Estivadores.
641-Pratinha/Castanheira (Júlio Cezar)
Criada a partir do fim das operações da linha 877-Icoaraci/Castanheira, a linha 641 é operada pela Transcol (CG) empresa com atuação no bairro da Pratinha em Belém, no passado a frota da Pratinha/Castanheira contava com 4 micro-ônibus do modelo Busscar Micruss II que devido a idade foram sendo baixados, atualmente a linha conta com apenas um Mascarello GranMicro II de chassi 9.160 OD Euro V que se reveza entre a operação da linha e ser o veiculo de manutenção da empresa.
893-Tapanã/Castanheira
A Transuni foi a primeira cooperativa que foi autorizada a operar no sistema de transporte da Setransbel/SeMOB, seus cooperados sempre possuíram micro-ônibus, antigamente a Transuni contava com mais linhas onde todas contavam com micros e midis ônibus, hoje em dia a cooperativa atua apenas na linha Tapanã/Castanheira com diversos modelos como Comil Piá III, Marcopolo Sênior IV, Caio Foz, Ibrava Apollo e Neobus Thunder+ II.
912-Castanheira/Pátio Belém
Juntamente com a 445, foi uma das poucas linha seletivas que restou em Belém, operada sob um pool de empresas desde de 1998, atualmente conta com apenas duas empresas em sua operação, a Transportes São José (BG) com um Marcopolo New Sênior sob o chassi LO-916 e dois Caio Foz/LO-915 da Transportes Canadá (BU), ao contrario das demais linhas do sistema não aceita gratuidades e nem meia-passagem.
941-Marituba/Ver-o-Peso (Alça Viária)
Linha criada em 2007 como uma cisão da linha 918 para atendimento aos moradores do primeiros quilômetros da Alça Viária do Pará, a 941 como as linhas anteriormente citadas também começou com ônibus de grande e médio porte do modelo Ciferal Citmax, seja em chassi 17.210 EOD ou Mercedes-Benz OF-1418, porém a idade fez com os Citmax fossem sendo desativados, para os seus lugares a Autoviária Paraense (AV) deslocou os micros da frota da extinta 913-Marituba/São Brás, um Caio Foz e um Marcopolo Sênior IV, ambos no chassi LO-915.
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