Linhas que operam apenas com micro

 Por Equipe Parabuss

Atualmente no sistema de transporte da Região Metropolitana de Belém há 125 linhas em atividade, destas 125, 11 operam exclusivamente com micro-ônibus, segundo o CTB (Código de Transito Brasileiro) um micro-ônibus é um veiculo como capacidade para até 20 passageiros sentados e com Peso Bruto Total de 9 toneladas, no mercado existe a disposição dos operadores os modelos Marcopolo Sênior IV, Comil Piá III e o Caio Foz e F2400, além de outros modelos de outras encarroceradoras, o uso do micro-ônibus no transporte belenense começou no final da década de 90 com a disponibilização das linhas executivas, no uso das linhas comuns a participação dos micro-ônibus começou em 2007, de lá para cá seja por questão de redução de demanda de passageiros ou por conta do itinerário das linhas que operam, o uso dos micro-ônibus aumentou entre as empresas do Setransbel, vamos conhecer as linhas que atuam exclusivamente com micros.

237-Sacramenta/Presidente Vargas

Linha operada pela Auto Viação Monte Cristo (AL), anteriormente era operada com ônibus de grande porte (17 Ton) mas a redução da demanda de passageiros fez com que a empresa empregasse o uso do micro-ônibus na linha, opera com Comil Piá III sob o chassi 9.150 EOD da Volkswagen, possuía duas variantes, mas em 2021 apenas a Linha A (via Av.Pedro Miranda) foi mantida.

310-UFPa/Presidente Vargas
Linha operada pela Viação Guajará (AI), assim como a 237 também no passado era operada por ônibus de médio porte (15 Ton) e teve sua frota convertida para micros a partir de 2013, atualmente opera com Marcopolo Sênior IV e Caio Foz, foi desativada no auge da pandemia de Covid-19 mas foi reativada em 2021 com parte de sua frota tendo se tornado reserva para as demais linhas da empresa.

315-UFPa/Centro Histórico
Mais uma linha operada pela Viação Guajará (AI), a 315 é uma continuação de uma linha mais antiga que tinha o nome UFPa/Praça da Bandeira e que como as demais era operada por ônibus de grande porte, todavia a atual 315 já começou com micros em sua frota, serve como uma linha complementar a 307, 308 e 309, atualmente é composta de Marcopolo Sênior IV, Caio Foz e Comil Piá III, todos no chassis da Mercedes-Benz LO-915 e LO-916 BlueTec V.

317-Guamá/Pátio Belém
Linha operada pela Viação Rio Guamá (AP), ao contrario das demais linhas a Guamá/Patio Belém sempre contou com micro-ônibus na sua frota, a razão para isso é que a linha corta as estreitas ruas do Centro Comercial de Belém, começou com Busscar Micruss e em 2013 junto com a Viação Guajará estreou os Marcopolo Sênior IV na linha, todos sob o chassi LO-916 BlueTec V que vieram em dois lotes.

445-Pedreira/Lomas (Seletivo)
Das linhas executivas do passado apenas a 445 e 912 sobreviveram com o tempo, a 445 é uma variante executiva da linha 443, ambas operada pela Auto Viação Monte Cristo (AL), atualmente é operada com Comil Piá III que em 2016 substituiu os antigos micros do modelo Busscar Micruss e Marcopolo Sênior III, durante o período de crise da Monte Cristo que durou até Setembro deste ano, os micros da 445 acabaram sendo utilizados na frota da linha 443, com o ar-condicionado sendo desativado para tal operação.

634-Marex/Arsenal
Linha atualmente operada pela Auto Viação Monte Cristo (AL), foi criada pela extinta Viação Perpetuo Socorro (AK) com o nome de Perpetuo Socorro/Telegrafo nos idos dos anos 80, depois que a Perpetuo Socorro entrou em crise após uma cisão, a linha 634 passou para as mãos da Monte Cristo em 2014, a principio a Monte Cristo operava a linha com ônibus de grande porte (17 Ton), mas de 2014 para cá foi reduzindo a quantidade de veículos na Marex/Arsenal até que em 2019 a linha começou o processo de recebimento de micros, boa parte advinda da linha 237, hoje em dia a 634 está com poucos micros, o intervalo entre um carro e outro chega a 50 minutos, a linha está bastante defasada.

636-Marex/Presidente Vargas
Operada atualmente pela Viação Rio Guamá (AP), a 636 foi criada e operada pela extinta Viação Perpetuo Socorro (AK) e no começo utilizava Marcopolo Torino GV de motores OF-1620 e OF-1721 da Mercedes-Benz, com o tempo a Perpetuo Socorro começou o processo de "encolha" da frota, em 2010 Marcopolo Sênior Midis de chassi OF-1218 foram adquiridos para a frota da 636, quando a Rio Guamá assumiu a Marex/Presidente Vargas em 2014 passou a utilizar ônibus de Médio Porte (15 Ton), entretanto em 2016 a empresa altera a rota da linha que passou a ir até o Mercado do Ver-o-Peso e com ponto de retorno pela Rua Manoel Barata, assim como no caso da Guamá/Pátio Belém precisou contar apenas com micros, tanto que no começo a 636 utilizava micros oriundos da 317, nos dias de hoje após a pandemia de Covid-19 a linha deixou de utilizar a extensão até o Ver-o-Peso e voltou a operar pela Praça dos Estivadores.

641-Pratinha/Castanheira (Júlio Cezar)
Criada a partir do fim das operações da linha 877-Icoaraci/Castanheira, a linha 641 é operada pela Transcol (CG) empresa com atuação no bairro da Pratinha em Belém, no passado a frota da Pratinha/Castanheira contava com 4 micro-ônibus do modelo Busscar Micruss II que devido a idade foram sendo baixados, atualmente a linha conta com apenas um Mascarello GranMicro II de chassi 9.160 OD Euro V que se reveza entre a operação da linha e ser o veiculo de manutenção da empresa.

893-Tapanã/Castanheira
A Transuni foi a primeira cooperativa que foi autorizada a operar no sistema de transporte da Setransbel/SeMOB, seus cooperados sempre possuíram micro-ônibus, antigamente a Transuni contava com mais linhas onde todas contavam com micros e midis ônibus, hoje em dia a cooperativa atua apenas na linha Tapanã/Castanheira com diversos modelos como Comil Piá III, Marcopolo Sênior IV, Caio Foz, Ibrava Apollo e Neobus Thunder+ II.

912-Castanheira/Pátio Belém
Juntamente com a 445, foi uma das poucas linha seletivas que restou em Belém, operada sob um pool de empresas desde de 1998, atualmente conta com apenas duas empresas em sua operação, a Transportes São José (BG) com um Marcopolo New Sênior sob o chassi LO-916 e dois Caio Foz/LO-915 da Transportes Canadá (BU), ao contrario das demais linhas do sistema não aceita gratuidades e nem meia-passagem.

941-Marituba/Ver-o-Peso (Alça Viária)
Linha criada em 2007 como uma cisão da linha 918 para atendimento aos moradores do primeiros quilômetros da Alça Viária do Pará, a 941 como as linhas anteriormente citadas também começou com ônibus de grande e médio porte do modelo Ciferal Citmax, seja em chassi 17.210 EOD ou Mercedes-Benz OF-1418, porém a idade fez com os Citmax fossem sendo desativados, para os seus lugares a Autoviária Paraense (AV) deslocou os micros da frota da extinta 913-Marituba/São Brás, um Caio Foz e um Marcopolo Sênior IV, ambos no chassi LO-915.

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