LINHAS EXTINTAS: 444-Castanheira/Ver-o-Peso

Por Equipe Parabuss
A linha 444-Castanheira/Ver-o-Peso (Alameda Moça Bonita) assim descrita em sua Ordem de Serviço foi criada pela extinta Dom Manoel (AG) por volta do ano de 1998 como uma variante da também desaparecida 440-Castanheira/Presidente Vargas sendo que a 444 tinha seu final de linha na Alameda Moça Bonita que fica no limite entre os bairros Castanheira e Guanabara, estima-se que a 444 possuía por volta de 10 ônibus.
Em algum momento do ano de 2005 a Belém Rio Transportes (BD) passou a compartilhar a 444 com a Dom Manoel, todavia a passagem da Belém Rio foi como um cometa e a mesma se retirou no ano seguinte da linha, uma curiosidade é que a rota que a Belém Rio empregava na linha era diferente da que a Dom Manoel estabeleceu, a rota da Belém Rio se utilizava da Avenida Doutor Freitas e Avenida Duque de Caxias.
Em 2007 a Dom Manoel entra em uma profunda crise e quase vai a falência nesse período, a Castanheira/Ver-o-Peso vai sendo deixada de operar aos poucos até que em 2009 não havia mais nenhum ônibus com o prefixo AG-444.
A virada para a 444 ocorreu no ano de 2010, a então estreante Vip Premium Transportes (CJ) surgiu na Castanheira/Ver-o-Peso com mais ou menos 08 Marcopolo Torino V 0 Km eles eram encarrocerados nos chassis Mercedes-Benz OF-1722M ou Volkswagen 17.230 EOD e todos eram Piso Baixo Traseiro, mas a aventura da Vip Premium não durou muito na 444, a empresa de locação vende os Marcopolo Torino e a linha para as extintas Eurobus (BR) e Vianorte (CF).
É possível que no começo a Vip Premium tenha arrendado a linha para a Eurobus e Vianorte operarem uma vez que na lateral dos microônibus constava a letragem CJ mas não constava o logotipo da Vip Premium, além do fato de que os adesivos nos parabrisas eram idênticos ao padrão que a Eurobus e a Vianorte utilizavam em suas demais linhas.
Esse expediente durou até o ano de 2012 quando ambas as empresas se retiraram da 444 e a extinguiram de uma vez.
Para finalizar a leitura houve uma outra Castanheira/Ver-o-Peso que compartilha varias semelhanças com a Castanheira/Ver-o-Peso desta postagem, atualmente ambas as linhas estão extintas, acabaram em 2013 e surgiram como variante de outras linhas, mas o código e a utilização dessa "usurpadora" eram diferentes, a linha tinha proposito Executivo e possuía o código 927, apenas Transurb (AE), Guajará (AI) e São José (BG) rodaram nessa linha e por ultimo os micros já circulavam pela linha 912-Castanheira/Pátio Belém.
Não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais.

Comentários