2021 já começou!

Por Equipe Parabuss

Começamos esse texto com um pedido de desculpas pela longa ausência em publicações em nosso portal e instagram, confessamos a vocês que não é fácil cuidar do portal em paralelo as nossas atividades, como trabalho, projetos, etc.. mas agradecemos a você que não desistiu da gente e segue acreditando na gente, saiba que nosso maior objetivo é difundir a busologia paraense para busologos e publico geral, essa é nossa meta!

O ano de 2020 foi um ano dificil para muitos (grande maioria) e principalmente ao setor de transportes e isso é fato sabido por todos, o que nos surpreendeu é que mesmo num ano tão ruim, tivemos gratas surpresas como renovações no transporte urbano e rodoviário, como foi noticiado aqui em ampla cobertura. 

Maior empresa paraense no transporte rodoviário, a Boa Esperança fez uma grande renovação em sua frota. (Foto: Marcos Pina Jr.)

No ramo rodoviário tivemos várias aquisições, desde empresa que fazem apenas fretamento como rodoviário interestadual, a ultima a fazer aquisições foi a Arapari que ampliou sua frota com novos Ideale, ao todo foram 7 carros com motorização Mercedes-Benz, já emplacados no padrão Mercosul, equipados com ar-condicionado, acessibilidade e 47 assentos.


Os Carros chegaram em solo paraense na ultima Quarta 23/12. (Foto: Claudio Roberto)

Indo agora para o urbano, sobretudo na capital paraense, tivemos gratas surpresas como a renovação e ampliação da Nova Marambaia, renovação na Guajará-Rio Guamá, CTC, Arsenal e Autoviária Paraense. Tivemos outras que "renovaram" com o que podemos dizer "novo-velho" como a São Luiz (muito devido ao incêndio que sofreu mas que não exime de ter uma frota envelhecida) e a Canadá que desde quando se estabeleceu em meados de 2007 sempre "renovou" com carro usado, com exceção dos carros da 912.

Guajará-Rio Guamá renovou sua frota com carros que vieram até com poltrona acolchoada, mas ar-condicionado que é bom... (Foto: Claudio Roberto)


Este ano que foi um ano eleitoral marcou o fim de 16 anos de domínio politico na capital do grupo comandado pelo PSDB, com a vitória de Edmilson Rodrigues (PSOL) que já passou pela administração municipal, algumas dúvidas a respeito do transporte urbano permanecem mas não com tanta firmeza se caso alguém do grupo tucano tivesse vencido a eleição, entre as dúvidas acreditamos que 3 delas estão na cabeça de toda população que faz uso do transporte coletivo:

1- BRT e uma Integração de verdade
2- Licitação do transporte urbano
3- Ar-condicionado

Promessa de campanha de 100% dos candidatos o ultimo item é o que mais gera dúvidas, principalmente por termos visto uma ampla renovação sem nenhum ônibus com ar-condicionado, apesar de grande a renovação, boa parte da frota ainda é envelhecida, então seriam estes novos carros os últimos a rodarem sem ar-condicionado daqui 7 anos? E o menos velhos de hoje, os primeiros a serem substituídos por ônibus com ar-condicionado? 

Mesmo renovando sua frota, a Guajará ainda opera com carros de 2009. (Foto: Yuri Marinho)

 Na foto acima vemos o já cansado Apache Vip II da Guajará que mesmo estando em bom estado de conservação, não elimina o fato de ter uma frota envelhecida. Será o seu futuro substituto um ônibus com ar-condicionado? 

Outro assunto essencial que definirá os rumos é a novela que vem sido a licitação do transporte urbano de Belém, tratada com desgosto pela atual administração, o edital que por duas vezes foi adiado de ser lançado foi "engavetado" com a pandemia, e com a troca de grupo politico, temos certeza que ele será refeito muito pelo fato de ter sido concebido de forma autoritária (houveram duas audiências "para inglês ver") e pobre em estudo e concepção de mobilidade urbana. 

Dentro dessa licitação está o BRT e a sua esperada integração, que hoje até ocorre de forma amadora e sofrível no "ponto de ônibus da Maracacuera" (Chamar a edificação de terminal é um insulto aos terminais urbanos do Brasil e do mundo) enquanto o terminal do Mangueirão é subutilizado e passível de ser chamado de "elefante branco", hoje mesmo operando de forma defasada e incompleta os articulados do BRT operam cheios em horário de pico, o que demonstra uma total carência da população em relação a transporte, principalmente depois dos Troncais deixarem de operar nas canaletas desde a pandemia (aliás, não entendemos até hoje a utilidade dos troncais) isso são apenas 3 problemas sérios que a próxima administração irá enfrentar e desejamos que sejam solucionadas.

A todos que estão aqui com a gente desde a nossa fundação, nosso muito obrigado e um Feliz Natal e Prospero 2021, a você que chegou nesse ano ou que tá chegando agora, sejam muito bem-vindos e agradecemos a preferência!

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