Linhas da Vialuz e São Luiz entrarão no PAESE.

Por Yuri Marinho

Em entrevista ao Jornal Liberal 1ª Edição do dia (01/06/2020) o prefeito Zenaldo Coutinho, declarou que as linhas 229, 230 e 323, 324, 325 e 326 serão operadas de forma compartilhada para que não haja a interrupção das linhas. As linhas provavelmente irão entrar no PAESE (Plano de Assistência para Empresas em Situação de Emergência) mas o amigo leitor deve estar se perguntando, o que é isso e qual o motivo de tantas linhas entrarem nesse plano?

PAESE é acionado quando alguma empresa por algum motivo não consegue fornecer os seus serviços de transporte coletivo e sem tempo hábil para que outra empresa possa assumir as operações de determinada linha, a prefeitura através da SeMOB aciona todas as empresas do sistema, para que as mesmas possam fornecer seus veículos para que se tenha o quantitativo minimo de veículos para a realização da linha em questão. Na história recente, tivemos alguns casos em que o PAESE foi acionado e o mais recente foram com as linhas da extinta Viação Perpetuo Socorro.

No caso das linhas 229 - Pedreira/Condor e 230 - Pedreira/Felipe Patroni o PAESE será acionado pelo motivo da Empresa Vialuz estar em um claro processo de dissolução e extinção de suas atividades, algo que já era visível por pelo menos 3 anos, mas somente agora a Prefeitura tomou alguma atitude mais incisiva. 



Atual detentora das linhas 229 e 230 a Vialuz enfrenta uma grave crise administrativa e financeira. 

No caso das linhas 323, 324, 325 e 326 o motivo foi diferente pois a empresa São Luiz não estava em forte crise financeira (pelo menos não aparentava, mesmo sem renovar a sua frota há anos) mas sim um triste e grande incêndio em sua garagem que ocorreu no último domingo 31/05 que incendiou 14 carros sendo 12 com perda total e com tamanha perda inviabilizaria qualquer operação de suas linhas, levando a Prefeitura a acionar o PAESE para ela também.


 Linha carro-chefe da empresa, a 323 era dividida com a São José Transportadora. 

 Assim como a 323, a 324 também era uma linha com operação compartilhada. 

 Linha de menor demanda, a 325 operava com poucos carros. 

 Única linha operada de forma exclusiva, a 326 era junto com a 323 a mais lucrativa da empresa. 

Em breve atualizaremos com mais informações sobre quais empresas e quais carros irão operar nas respectivas linhas citadas na matéria, desde já esperamos que ambas empresas se recuperem ou que os funcionários possam voltar ao trabalho ou que sejam absorvidos por outra empresa que assuma as operações dessas linhas.

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