Parabuss História: Cattani no Pará

Equipe Parabuss


A empresa paranaense Cattani s/a Transportes e Turismo marcou a época de ouro de Tucuruí e região do lago.


Tudo começou quando a Construtora Camargo Correa, responsável pela construção da usina hidrelétrica no município, contratou em 1978 a empresa para transportar funcionários para o canteiro de obras.

A partir de então a empresa se estabeleceu na cidade passou a fazer linhas urbanas após comprar a Viação Pioneira (empresa local). Ela operou linhas curtas ligando o centro da cidade até as vilas, destaque para as linhas para a Vila Permanente, Marabá, Tropical e temporárias I e II.

Durante esse período ela teve como concorrente a Auto Locadora Belauto. Em 1998 ele teve uma cisão que deu origem a Viação Tucuruí que atende os serviços urbanos atualmente.

No intermunicipal ele também teve destaque na capital da energia, operando linhas para Cametá, Novo Repartimento, Jacundá, Goianésia, Novo Breu (atual Breu Branco) e Maracajá (Itupiranga).


Fotos da empresa em operação abaixo:


Transcametá/ Anos 90 

Transcametá/ Anos 90

Transcametá/ Anos 90 


Transcametá/ Anos 90


Transcametá/ Anos 90



Ainda hoje a empresa possui participações em grandes projetos no estado com atuação em Monte Dourado (Almeirim) e Porto Trombetas (Oriximiná). Porém, sem prestação de serviços urbanos e rodoviários de passageiros.



Agradecimento: Benonias Lima e Wagno da Silva pelas fotos.
Equipe Parabuss: Tarcisio, Claudio, Thiago, Marcos e Yuri



Instagram

Comentários