Por Yuri Marinho
Foi publicado hoje pela Prefeitura de Belém o Edital que trata da demorada e esperada licitação do Transporte Público do município e distritos.
A novela que se arrasta desde 2011 quando o então prefeito Duciomar Costa (que responde por inúmeros processos de corrupção em sua gestão) começou as obras do BRT-Belém, obra que segundo a atual gestão está concluída apesar de vários pontos da obra (sobretudo na Augusto Montenegro) estão com partes não concluídas.
E agora em 2020 depois de uma longa espera e já no segundo mandato e ultimo ano do atual prefeito Zenaldo Coutinho, foi lançado o edital, que entre outros destaques há a incorporação do transporte alternativo feito pelas vans, que passarão a operar com micro-ônibus, a manutenção e padronização de paradas e estações e também premissas como a de remuneração por passageiro.
A frota que passará a operar no sistema licitado será a mesma, tanto no período de transição como na configuração, abaixo vejam as especificações:
1. Veículo Articulado de 20 metros
Veículo de alta capacidade, para 170 passageiros, sendo 50 sentados 120 em pé, destinado às linhas troncais da Categoria BRT, paradoras e semidiretas, com portas do lado esquerdo. O ônibus deverá possuir assentos identificados como lugares especiais, com adesivos indicativos e cores de encosto diferenciadas, para uso preferencial de gestantes, idosos e pessoas com necessidade especiais. O ônibus articulado deverá ter piso no mesmo nível da Estação de Integração, para permitir a acessibilidade às pessoas com dificuldades de locomoção facilitando o embarque e desembarque os mesmos.
Foi publicado hoje pela Prefeitura de Belém o Edital que trata da demorada e esperada licitação do Transporte Público do município e distritos.
A novela que se arrasta desde 2011 quando o então prefeito Duciomar Costa (que responde por inúmeros processos de corrupção em sua gestão) começou as obras do BRT-Belém, obra que segundo a atual gestão está concluída apesar de vários pontos da obra (sobretudo na Augusto Montenegro) estão com partes não concluídas.
Primeiro modelo de paradas e pintura de ônibus do sistema BRT ainda em 2011 sob gestão de Duciomar Costa.
E agora em 2020 depois de uma longa espera e já no segundo mandato e ultimo ano do atual prefeito Zenaldo Coutinho, foi lançado o edital, que entre outros destaques há a incorporação do transporte alternativo feito pelas vans, que passarão a operar com micro-ônibus, a manutenção e padronização de paradas e estações e também premissas como a de remuneração por passageiro.
A frota que passará a operar no sistema licitado será a mesma, tanto no período de transição como na configuração, abaixo vejam as especificações:
1. Veículo Articulado de 20 metros
Veículo de alta capacidade, para 170 passageiros, sendo 50 sentados 120 em pé, destinado às linhas troncais da Categoria BRT, paradoras e semidiretas, com portas do lado esquerdo. O ônibus deverá possuir assentos identificados como lugares especiais, com adesivos indicativos e cores de encosto diferenciadas, para uso preferencial de gestantes, idosos e pessoas com necessidade especiais. O ônibus articulado deverá ter piso no mesmo nível da Estação de Integração, para permitir a acessibilidade às pessoas com dificuldades de locomoção facilitando o embarque e desembarque os mesmos.
2. Ônibus Padron com porta dos dois lados
Veículo de média capacidade, para 105 passageiros, sendo 29 sentados e 76 em pé, para o atendimento das demandas das linhas troncais secundárias da Categoria BRT, sendo que o piso junto às portas à esquerda deverá possibilitar o acesso às plataformas externas das estações de integração. Deverá ter 3 portas instaladas no lado direito do veículo e 2 portas instaladas no lado esquerdo, no mesmo nível das estações de integração, com tipo de funcionamento envolvente eletro-pneumático e com dimensão livre (mínima) de 1.10 m e plataforma elevadora para deficientes em uma das portas do lado direito.
3. Ônibus Convencional
Veículo de média capacidade para 80/90 passageiros sendo 37 sentados e 43/53 em pé, para operação de linhas alimentadoras da Categoria BRT e de linhas da Categoria Básico.
4. “Midi” / "Micrão”
Veículo de média capacidade para 50/60 passageiros 32 passageiros sentados, destinado às linhas alimentadoras da Categoria BRT e algumas linhas da Categoria Básico.
5. Micro-ônibus
Veículo de baixa capacidade para 20 passageiros sentados, destinado às linhas alimentadoras da Categoria BRT e algumas linhas da Categoria Básico.
6. Ônibus Rodoviário
Veículo de média capacidade para 51 passageiros sentados, destinado ao serviço Seletivo da Categoria Básico.
Para infelicidade de todos os usuários dos ônibus urbanos em Belém, apenas os articulados e Rodoviários do Seletivo Básico terão Ar-Condicionado, ou seja, o sistema continuará da mesma forma que é hoje em dia, com a maioria dos ônibus sem climatização e apenas uma pequena parte com climatização.
Para a equipe do blog isso não foi nenhuma surpresa devido o nosso conhecimento sobre as duas ultimas gestões de Belém que pouco demonstraram preocupação com o transporte urbano e sua melhoria para atrair mais usuários.
O reflexo disso já é sentido nas ruas com um aumento exponencial de veículos particulares e da queda de número de usuários nos ônibus, as empresas reclamam que por causa da queda de usuários os custos não estão "fechando" e pleiteiam aumento da tarifa, que é aceito pela prefeitura que aumenta o preço, com isso a fuga de usuários aumenta pois a tarifa aumenta, mas a qualidade dos veículos e seu serviço não melhoram (em alguns casos pioram) e com o aumento de veículos competindo espaço nas ruas, as viagens dos coletivos aumentam e com isso diminuindo a sua eficácia em entregar um serviço mais ágil.
Com todos esses problemas, era esperado uma mudança no patamar no transporte público de Belém, no minimo para atrair de volta o usuário que deixou de usar o sistema por causa de sua sub-suficiência, mas como atrair de volta se nada irá mudar?
Bibliografia:
PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM, LICITAÇÃO DO BRT-BELÉM, 2020.
http://comprasnet.gov.br/ConsultaLicitacoes/download/download_editais_detalhe.asp?coduasg=925387&modprp=3&numprp=12020
http://comprasnet.gov.br/ConsultaLicitacoes/download/download_editais_detalhe.asp?coduasg=925387&modprp=3&numprp=12020
Acessado em: 20 de Janeiro de 2020, 15:00
Comentários
Postar um comentário