Diário de Bordo #004 Augusto Correa

Por Ramon Gonçalves


No dia 22 de Abril, resolvi me juntar a minha madrinha para passear em Augusto Corrêa e observar as condições de tráfego da PA-462 e da BR-308 que estavam em péssimo estado por conta do Inverno amazônico muito rigoroso, na vila de Pirateua que é onde a família materna mora embarcamos a bordo de um Citmax-OF-1418 que saiu do povoado de Basília, no município de Viseu.

                                                   Citmax OF-1418 da Exp.Santo Antônio


Esse Citmax juntamente com um Apache Vip I, um Viale e um Citmax-17.210 da Expresso Nogueira ficaram presos em ponte quebrada na Vila de Jutaí alcançando a vila de Pirateua apenas por volta de 7:00 da Manhã, após embarcamos, na Vila Nova, novamente outro obstáculo, outra ponte estava em condições precárias, enquanto os ônibus da Expesso Nogueira fizeram o transbordo dos passageiros entre os dois lados da ponte, o Citmax onde eu estava passou bravamente pela velha ponte de madeira, após várias dificuldades. Infelizilmente não tenho o registro do Apache Vip I, então segue a foto do Citmax 17.210.

                                                 Citmax 17.210 da Expresso Nogueira


Desembarcamos em Augusto Corrêa, onde pude fazer alguns registros, na cidade pude encontrar alguns carros bem raros até mesmo em interiores, como um Torino GV OF-1318 EX-RJ que pela placa pode ter rodado na Extinta Alcindo Cacela de Belém (PA) na linha 417.

                                                                   Torino GV OF-1318

Traseira do Torino GV OF-1318

Outras peças raras também foram registradas como esses dois Torino 99 OF 1721, o primeiro é um Ex-Viação Capital do Oeste de Cascavel (PR), se trata de um Torino 1999 OF 1721 que além de ter operado na cidade paranaense, operou em Osasco como ônibus escolar antes de chegar aqui no Pará.
                                          Torino 1999 OF 1721 Ex-Viação Capital do Oeste

O segundo operou na Empresa de Ônibus Campo Largo de Campo Largo (PR), onde operava com o prefixo 22A33, depois foi para Transportes Coletivos Nossa Senhora da Piedade também de Campo Largo, aonde fazia linha Escolar, antes de vir parar aqui em Augusto Correa.

Torino 1999 OF 1721 Ex-Empresa de Ônibus Campo Largo e Transportes Coletivos Nossa Senhora da Piedade


Outro flagra foi de um neobus Mega 2006 OF-1722M Ex-Viação Jabour e que atualmente pertence a Transportes Ajuruteua de Bragança (PA).

Neobus Mega 2006 OF-1722M Ex-Viação Jabour (RJ).


Registrei também um Torino 2007 OF1418, Ex-Viação Piracicabana (SP) que depois de rodar em terras Paulistanas, foi parar em Fortaleza (CE) rodando pela empresa São Benedito, para por fim vir rodar pela Transportes Ajuruteua no Pará.

Torino 2007 OF1418 Ex-Viação Piracicabana (SP) e Ex- São Benedito (CE)

A cidade apresentava uma boa variedade em termos da origem dos ônibus, como esse Torino 2007 17.230 EOD que pertenceu a Samaúma (grupo proprietário da Vialoc de Marituba (PA)), mas este não chegou a rodar na Região Metropolitana de Belém e sim como fretamento na construção da Usina Hidroelétrica de Belo Monte (PA), pra hoje fazer a linha Bragança-Augusto Correa pela Transportes Ajuruteua.
Torino 2007 17.230 EOD Ex-Grupo Samaúma (PA)

O último registro foi de um Marcopolo Ideale 770 of-1722M que já está na 4ª empresa, de origem carioca (a placa denuncia), ele começou operando pela Auto Viação Jabour sob o prefixo D86715, depois foi para Fortaleza (CE) e operou pela Auto Viação Horizonte sob o prefixo 5062026, chegou em terras paraenses através da Transnogueira, empresa da cidade e operou sem prefixo, até ser repassado para a Transportes Ajuruteua, operando pelo prefixo AJ001 faz linahs intermunicipais também. 
Marcopolo Ideale 770 of-1722M Ex- Viação Jabour (RJ), Auto Viação Horizonte (CE) e Transnogueira (PA).

Ao final da visita, tive que voltar a porém a aventura ainda não havia acabado, a mesma ponte pela qual o Citmax atravessara mais cedo havia sido interditado, então o Apache Vip I da Trans.Mendão que opera entre a Vila de Aturiai e a sede do município estava preso no lado oposto da ponte, por sorte um Torino 2007 que anteriormente já havia pertencido a extinta Viação Princesa do Salgado de Belém, e a Expresso Nogueira foi nos socorrer em Augusto Corrêa, porém o mesmo está com uma mecânica deficitária, haja vista que lhe trocaram o motor, ao chegar na ponte foi feito o transbordo para o Apache Vip I da Trans Mendão, e este que vos digita, finalmente pode chegar em seu porto seguro.

Sobre o Torino 2007 Ex-Viação Princesa do Salgado (PA) há algumas curiosidades, o mesmo está operando com a placa [JTR-9438] que na checagem no SINESP, pertence a um Torino GV OF1620 de 1996 que era da Transnogueira e operava com o prefixo 060, o mesmo do Torino 2007, por isso 
eu acredito que a placa original desse Torino seja [NTA-2300] que talvez esteja "suja", por isso a Expresso Nogueira clonou a placa do Torino GV antecessor desse Torino 2007, e além disso, trocou o motor desse ônibus de OF-1418 para OF-1620 além de selar a porta traseira por motivos internos.

Antes de operar pela Transnogueira sob o prefixo 060, operou pela Viação Princesa do Salgado sob os prefixos BP-75801, BP-87811, BP-013. Com a falência da mesma, foi absorvido pela Belém-Rio (PA) e passou a operar sob o prefixo BD-54918 para depois ser repassada a Transnogueira.


 Torino OF-1620, antes OF-1418. Ex-Viação Princesa do Salgado e Belém-Rio ambas de Belém (PA)


Portas traseiras "seladas" por motivos internos.

Obrigado a todos pela leitura, até a próxima!






Colaborou Yuri Marinho.






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