Diário de Bordo #002: Visita e Fotos na Vila Arapari

Por Thiago Moreira

Depois de certo tempo parado das atividades no hobby (por motivos pessoais), retornei recebendo o convite do meu amigo Cláudio Jr. para irmos até a Vila Arapari fazer fotografias, colocar os papos em dia e observar a movimentação no no local. Também esteve conosco o Odair Ferreira, mais um colega de hobby que tive a oportunidade de conhecer!


Até antes das 10:00 a movimentação era calma, e após esse horário começavam a chegar viagens com destino à Belém e também às demais localidades do estado. (ônibus de prefixo 1042 da empresa Jarumã Transportes, aguardando seu horário para dar embarque aos passageiros)



A empresa Boa Esperança, pioneira e maior detentora de linhas intermunicipais no Pará foi uma das mais afetadas pela queda da ponte sobre o Rio Moju. Algumas linhas sofreram modificações em seus horários e roteiros. Na foto está um ônibus da linha Belém x Tucuruí, que deve encarar os desafios de atravessar nas balsas.


(na frente está a viagem da linha Belém x Tucuruí, e ao fundo está o veículo da linha Belém x Parauapebas).


Próximo de onde tirávamos fotos, haviam alguns veículos da TransArapari estacionados. Todos estão fora de circulação por terem atingido o limite da idade permitida pela Arcon. Em alguns casos eles chegam a circular como veículo reserva.
A movimentação de ônibus era modesta, diferentemente dos caminhões que passam horas esperando para fazerem suas travessias.




Carro 189. Nos dias mais intensos, geralmente dá suporte como extra em algumas linhas da empresa.




Alguns ônibus encontram-se em estado avançado de abandono, por questões internas.



Carro 169 (ao fundo) e 135 (em destaque). Ambos desativados em razão da idade avançada.



A partir das 11:00 começaram a chegar algumas viagens com destino à Belém. Como a TransArapari conta com seu próprio Terminal Rodo fluvial, o transbordo e a continuação da viagem ocorrem de forma prática e rápida, sem muita espera ou atraso.




Linha: Barcarena (Núcleo) x Belém via Alça, mas com roteiro modificado até o Terminal Rodo fluvial da empresa.

Realizados os desembarques, os ônibus são encaminhados para garagem, onde passam por higienização e manutenção preventiva, antes de seguirem para suas próximas jornadas.

Já no lado de Belém, as viagens sofrem atrasos com a espera para embarcar, dividindo espaço com caminhões de vários tipos (Bitrem, Rodotrem, Caçamba etc), e atraso com a duração da travessia.


Os ônibus de maior porte rodoviário (vide a foto acima), por possuírem um sistema de suspensão diferenciado dos caminhões e até por seu comprimento, precisam embarcar em balsa específica e preferencialmente com a maré alta. Já foram notificados diversos incidentes com eles, envolvendo a avaria e perda dos para-choques durante o embarque e desembarque nas balsas.

IMPRESSÕES: Foi um excelente dia para sair e praticar um hobby que, para a maioria das pessoas pode ser esquisito e incomum, mas que para meus amigos e eu é motivo de alegria e bem-estar em todos os encontros. Há diversos desafios dentro da logística das travessias que não são nada fáceis de serem cumpridos, mas por onde se andava, era visto o empenho na busca de obter uma resposta à altura para alcançar melhores resultados e respostas para quem fora atingido diretamente pela queda da ponte. Para os moradores da Vila Arapari que tiram seu sustento dos restaurantes e lanchonete é um excelente momento, como também para a localização como um todo que agora passa por reestruturação para dar suporte ao grande número de embarques e travessias a serem realizadas num curto intervalo de tempo.


E aqui encerro minha participação no quadro: Diário de Bordo! A seguir deixarei o link de minha galeria no site Ônibus Brasil para quem deseja ver mais fotografias - não só de Belém e Região Metropolitana, como também de outras cidades do Pará!

link da galeria: www.onibusbrasil.com/thiagomoreira




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