Diário de Bordo #001: CAMETÁ, a Terra dos Notáveis

Por Marcos Pina Jr


Cametá, cerca de 160 Km de Belém, é chamada de Terra dos Notáveis por ser cidade natal de vários paraenses ilustres e com relevante importância histórica no Estado como Gentil Bitencourt, Cônego Siqueira Mendes, Dom Romualdo de Seixas, Deodoro de Mendonça, Dr. Freitas e Padre Prudêncio. Além de possuir o título de Patrimônio Histórico pela sua importância na história da Província do Grão-Pará, sendo, inclusive, capital por um breve período.

Em viagem realizada até a cidade dia 06 de Maio, após cumprir meus compromissos de estudante, tive finalmente a oportunidade de conhecer 'notáveis' veículos que circulam pelas estradas do município. Veículos que em sua maioria já serviram durante um bom tempo as grandes empresas do Estado.

Apesar de ser uma cidade com um grande fluxo de transporte, Cametá ainda não possui uma Rodoviária, sendo assim, visitei os pontos de embarque e desembarque da cidade.

O primeiro, localizado ao lado do Estádio Parque do Bacural, é o ponto de venda de passagens para cidades próximas como Oeiras e Limoeiro do Ajuru, onde estavam presentes naquele momento um Viaggio GV 850 que acabava de chegar de Oeiras, um Caio Picollo sem identificação de destino e um Idealle que pertenceu a Boa Esperança.

(Ex-Breu Branco Turismo)

(Provavelmente rodou por Marituba)

(Ex-Boa Esperança)




Um quarteirão a frente, ao lado do cemitério municipal, no ponto de concentração de veículos com destino a Vila de Cupijó, pude registrar um G4 800 com pintura muito parecida com a da empresa Líder, do Piauí.

No mesmo local, havia um Busscar Urbanuss que provavelmente pertenceu a Viação Forte. Fiquei sabendo que um G6 também faz a linha do Cupijó, porém, não o encontrei neste dia.

Mais alguns quarteirões depois estava um Caio Vitória ex-TransMab.





No mesmo quarteirão, porém do outro lado da via, registrei dois Torinos 99 descansando na sombra e mais na frente outro Urbanuss que circulou em Belém. Logo atrás dele havia um GLS Ciferal.




Bem próximo, havia um Urbanuss 98 com pintura idêntica a da Viação Guajará, de Belem e uma fileira de micros e mais um Urbanus.




Segui em frente pela Avenida Coronel Raimundo Leão e passa por mim um Sênior GVO da Banda MegaFest.


Prosseguindo, procuro pelos Volares da Comaspa, pelo GV Strada ou pelo menos o Condotierre que  fazem linha para Tucuruí, mas sem sucesso devido ao horário (Eles saem as 6:00 e 6;;40 da Manhã e as 13:00 e 13:40 pela Tarde). Em compensação, encontrei um GV850 e um Allegro que aguardavam seu horário de saída.



Para encerrar, os olhos brilharam de tantos 'notáveis', mas como já se passava das 11:00 horas da Manhã, o fluxo era intenso e péssimo para registro, mas não poderia perder aquela oportunidade e fiz os seguintes registros:

(Ex-Expresso Modelo)

(Ex-Itatur e Comaspa)





Tinha muito mais, só Urbanuss passaram pelo menos três por mim, sem falar dos escolares e dos carros da Comaspa, mas infelizmente não tive mais tempo de clicar.

O certo é que retorno em breve para a parte II desse diário, já na alta temporada, em pleno verão cametaense e espero ter tanto sucesso como tive nesta última ida, mesmo com a dificuldade de clicar com um celular que as vezes acaba estragando bons registros.

Obrigado Cametá!

Até Breve!!!

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